O Que Você Procura ?

tártaro

Tártaro: conheça suas causas, tratamento e formas de prevenção

dentista2

O tártaro, também conhecido por cálculo dental, é um problema de saúde bucal relacionado a higienização inadequada dos dentes.

Essa falha da limpeza pode acabar gerando complicações além do tártaro, e quando estão em conjunto, elas podem potencializar a outra.

Conheça mais a respeito desse problema abaixo:

O que é tártaro nos dentes?

O tártaro é causado pela higienização indevida dos dentes, ou seja, quando a limpeza bucal não é eficaz. Essa ineficiência durante a higienização pode acabar trazendo complicações geradas pelo acúmulo de partículas de alimentos, visto que elas podem causar a aglomeração de bactérias.

Esse acúmulo de microrganismos acaba criando uma espécie de placa sobre o dente, a chamada placa bacteriana. A placa bacteriana é de camada fina que se adere ao dente. Assim como o tártaro, ela também é formada por bactérias, porém sua resistência é menor.

Quando não tratada em seu início, essa placa evoluí para um caso de tártaro nos dentes. Esse cálculo dental é uma espécie de camada que se adere à superfície do dente e por ser uma estrutura muito porosa, muitas vezes ela acaba facilitando complicações como a cárie.

Essa placa chamada tártaro possui uma coloração amarronzada e pode atingir múltiplos dentes ao mesmo tempo, além disso, devido a sua rigidez na maioria das vezes ela não pode ser retirada pelo próprio paciente, ou seja, ela precisa ser retirada por um profissional.

tártaro nos dentes

O que causa o tártaro nos dentes?

O tártaro é causado pelo acúmulo de bactérias ao redor do dente, onde essas formam uma camada que impede sua limpeza e podem contribuir para o surgimento de alguns microrganismos.

Para o surgimento do tártaro, primeiro é necessário que haja a formação da placa bacteriana. Ela funciona como uma camada fina que fica ao redor do dente, atrapalhando sua limpeza.

dentista1

Porém, por ser uma cama mais fina e menos resistente que o tártaro, podemos resolver esse problema apenas com bons cuidados de higiene bucal.

A placa em si, colabora para a dificuldade da limpeza e ajuda no acúmulo de partículas e bactérias. Que no caso contribuem para a formação do tártaro.

Os fatores que podem ser motivo do seu aparecimento são:

  • Uso inadequada ou o não uso do fio dental;
  • Escovação ineficaz dos dentes;
  • Consumo de cigarros;
  • Consumo de alimentos ou xaropes muito açucarados;
  • Fluxo salivar alterado.

Algumas vezes, o uso do aparelho fixo ou da contenção fixa podem dificultar a higienização de certas áreas, como a parte debaixo deles, e isso pode acabar levando ao surgimento tanto da placa quanto do tártaro.

Quais suas possíveis complicações?

O tártaro é um problema causado pela higienização inadequada dos dentes, logo ele pode ou não estar ligado a outros problemas derivados dos maus cuidados.

Antes do surgimento do tártaro, normalmente há a presença de placa bacteriana, que é um outro problema derivado dos maus cuidados com a higiene bucal.

A placa bacteriana funciona como se fosse uma película fina que se adere ao esmalte do dente e contribui para o acúmulo de mais partículas além de amarelar os dentes.

Quando a placa não é tratada logo, ela pode evoluir para o tártaro. O tártaro também é uma camada que se adere ao dente, porém ele forma uma espécie de crosta dura, que é muito porosa.

Essa porosidade contribui muito para o acúmulo de partículas de alimentos, em que essas podem acabar levando ao surgimento de cáries, bem como o aparecimento de doenças periodontais, que quando não tratadas podem causar problemas aos ossos de sustentação do periodonto e também levar a perda dentária.

Além disso, o cálculo dental pode causar mau hálito e a camada formada por ele apresenta uma coloração escura. Isso pode acabar levando a uma queda na autoestima da pessoa.

Como remover tártaro dos dentes?

Assim como mencionado anteriormente, o tártaro é uma camada rígida que se forma no exterior do esmalte dentário. Sua rigidez faz com que ele tenha sua remoção dificultada, o que faz com que o recomendado seja ir ao dentista quando perceber a presença do tártaro.

Logo para sua remoção o recomendado é realizar a profilaxia (limpeza profissional), pois nela o dentista é capaz de identificar a presença do tártaro e realizar o procedimento adequado para sua remoção.

Seu tratamento é feito de acordo com a localização e gravidade do tártaro. Quando ele se encontra muito abaixo da linha da gengiva, ou seja, para dentro da gengiva, pode ser necessário uma cirurgia para removê-lo por completo.

Já quando ele fica acima da gengiva, ele pode ser removido por raspagem usando uma cureta (instrumento utilizado pelo dentista que apresenta uma curvatura em uma ponta). ou também pode ser feita utilizando um dispositivo que quebra o tártaro em partículas menores.

Como raspar tártaro dos dentes caseiro?

Não é recomendado de maneira alguma realizar a raspagem do tártaro de modo caseiro, sendo o motivo principal a possibilidade de se danificar o esmalte dentário.

Também é válido lembrar que a utilização de escovas com as cerdas mais duras ou o uso de mais força durante a escovação ou uso de fio-dental são ineficazes, além disso, existe a alta possibilidade dessas atitudes acabarem causando a retração gengival.

Como tirar tártaro dos dentes com pó royal?

Assim como foi citado acima, não é recomendado tentar remover o tártaro de forma caseira, visto que além de não resolverem o problema podem acabar causando outras complicações.

Logo, é importante mencionar que não existe embasamento científico para esses métodos, apenas opiniões populares. Porém, caso ainda assim você tenha a vontade de tentar, a remoção do tártaro com pó royal é feita da seguinte maneira.

Coloque o fermento e o caldo do limão em uma família e aplique a pasta resultante dessa mistura nos dentes. É importante não deixar a pasta agir por muito tempo.

Após 2 minutos, enxágue a solução e escove os dentes normalmente.

Maneiras de prevenção

O tártaro é um problema relacionado a higiene bucal, logo sua prevenção está ligada a bons hábitos de higiene bucal, como:

  • Escovar os dentes após as refeições, no mínimo três vezes ao dia;
  • Usar o fio dental da maneira correta;
  • Se possível utilizar algum tipo de enxaguante bucal.
  • Realizar a profilaxia para complementar a limpeza feita em casa, além de dar oportunidade para o dentista realizar uma análise da atual condição da saúde bucal.

É recomendado realizar a profilaxia num período de 6 em 6 meses, porém este período pode mudar de acordo com a situação, por exemplo, caso o paciente utilize aparelhos fixos  a profilaxia deve ser feita de 3 em 3 meses.

Caso haja alguma necessidade extra ou aparecimento de alguma dúvida não hesite em entrar em contato com o dentista.

 

Visitas regulares ao dentista

As visitas ao consultório odontológico devem ser mantidas regularmente para que haja a prevenção e o tratamento precoce de problemas bucais como o tártaro.

É também por essas visitas periódicas que o odontologista é capaz de avaliar a saúde bucal e recomendar o paciente quanto a bons hábitos.

A clínica odontológica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos e estéticos.

O seu sorriso é nossa prioridade! Agende uma avaliação gratuita aqui em uma clínica OralDents mais próxima de você.

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!