O Que Você Procura ?

Tártaro no dente

Tártaro no dente: fique atento sobre esse problema

dentista2

Mesmo se você cuida muito bem dos dentes em casa, ainda tem bactérias na boca. Eles se misturam com proteínas e subprodutos alimentares para formar um filme adesivo chamado placa dental. Essa placa dental reveste os dentes, fica abaixo da linha da gengiva e adere a obturações ou outros trabalhos dentários. A placa carrega bactérias que podem danificar o esmalte dos dentes e levar a cáries. Mas removendo regularmente, poderá preveni-las permanentemente e evitar doenças gengivais.

Problemas maiores surgem, no entanto, se a placa permanece nos dentes e endurece, formando o que chamamos de tártaro.

O tártaro, também chamado de cálculo, se forma abaixo e acima da linha da gengiva. É áspero e poroso e pode levar a recessão gengival e doenças gengivais. Ele deve ser removido com ferramentas especiais no consultório do dentista.

Como o tártaro afeta a saúde bucal

Quando o tártaro se acumula nos dentes e ao longo da linha da gengiva, condições graves de saúde bucal podem se desenvolver. O tártaro fornece uma superfície mais pegajosa e áspera para a placa aderir. Como a placa pode levar a condições como doenças gengivais e cáries, essa é uma preocupação séria.

O tártaro também pode causar problemas estéticos. Como ele é poroso, pode absorver facilmente as manchas. Quando você bebe bebidas altamente pigmentadas, como chá ou café, seu tártaro pode escurecer, trazendo uma aparência amarelada para os dentes.

Tártaro no dente

O que causa placa bacteriana e tártaro no dente?

Quando a saliva, a comida e os líquidos se combinam na boca, eles produzem um ambiente que permite que as bactérias cresçam e se depositem que se acumulam nos dentes e gengivas e, especialmente, onde os dentes e as gengivas se encontram. Os alimentos comuns que contribuem para a formação e crescimento de placas incluem os que contêm carboidratos ou açúcares simples, como sacarose e amidos, encontrados em refrigerantes e doces.

Comer alimentos ricos em açúcar, como bolos, doces e frutas, pode causar um aumento nas bactérias da placa.

A placa se esconde entre os dentes e abaixo da linha da gengiva. Mas não há como evitá-las completamente, por isso é importante manter uma boa rotina oral para evitar que ela se acumule.

Por que é importante evitar o acúmulo de tártaro no dente? 

A superfície do tártaro é áspera e dificulta a remoção da placa bacteriana com uma escova de dentes e fio dental . Além de ser feio, pode ser amarelo ou até marrom, à medida que as manchas se acumulam. Além disso, como atrai a placa bacteriana e dificulta a limpeza em casa, pode contribuir para a cárie dentária, o mau hálito  e as formas graves de doença gengival.

dentista1

Como sei se tenho acúmulo de tártaro? 

A placa pode ser de uma cor amarela, mas também pode ser incolor, dificultando a visualização. É por isso que é importante manter uma boa higiene bucal e consultar seu dentista a cada 6 meses para um exame. Eles podem usar espelhos dentários para detectar placas em locais difíceis de ver e raspar a placa entre os dentes com um raspador dentário. Cada conjunto de dentes é único. Portanto, peça ao seu dentista dicas de escovação e uso do fio dental para ajudar a resolver o acúmulo de placa.

Como remover o tártaro dos dentes?

Embora a placa possa ser removida com escovação completa e uso do fio dental em casa, o tártaro só pode ser removido por um profissional no consultório odontológico.

Durante a limpeza feita por seu dentista, o tártaro e a placa bacteriana são removidos do dente. É um método muito fácil, indolor e rápido. O tratamento é concluído em uma sessão.

O seu dentista usará instrumentos afiados para raspar o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva e suavizar a superfície do dente, o que ajuda a impedir a adesão da placa e a formação de mais tártaro.

Tártaro no dente

Praticando uma boa higiene bucal

Uma pessoa deve escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia com creme dental com flúor. Praticar uma boa higiene bucal é a melhor maneira de remover a placa bacteriana e o tártaro. Além disso é importante o uso do fio dental uma vez por dia.

Dessa forma o uso do fio dental primeiro removerá pedaços de comida e placa entre os dentes e as áreas de difícil acesso. Após o uso do fio dental, a escova de dente removerá a placa na superfície dos dentes.

Para escovar os dentes de forma correta:

  1. Comece na parte de trás da boca com os molares superiores.
  2. Use pinceladas curtas e circulares.
  3. Escove a superfície frontal e traseira de todos os dentes superiores.
  4. Repita as etapas de 1 a 3 vezes nos dentes inferiores.

Depois de usar o fio dental e escovar os dentes, lave a boca com enxaguante bucal.

Pessoas que têm gengivite podem exigir um tipo especifico de enxaguante bucal. O dentista pode prescrever enxaguantes bucais anti-sépticos especifico para esse caso.

Por fim, vale lembrar que é importante visitar seu dentista a cada 6 meses para remover qualquer placa bacteriana e tártaro que possa ter se formado, realizando uma limpeza nos dentes, e evitando qualquer problema em seus dentes mantendo a saúde bucal em dia.

Então, o que você estar esperando para garantir seu novo sorriso e manter sua boca saudável???

Agende sua avaliação gratuita conosco aqui!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!