O Que Você Procura ?

sorriso gengival

Sorriso gengival: como perder o medo de sorrir?

dentista2

Sorriso gengival pode ser algo que interfere na autoestima de muitos brasileiros. Afinal, é dito que o o sorriso é a porta para a alma.

De qualquer forma, se sabe que o sorriso é grande responsável por causar uma boa impressão.

A partir disso, se você é alguém que sofre por causa dessa condição, neste texto reunimos tudo a respeito sobre sorriso gengival e como corrigi-lo. Tenha uma boa leitura!

sorriso gengival o que é
O sorriso gengival pode interferir na auto estima de pessoas que o portam por causa de sua estética.

Sorriso gengival o que é?

Como já dito pelo nome, o sorriso gengival trata-se de um excesso de gengiva, que fica evidente ao sorrir. Dessa forma, pode acometer as arcadas superiores e inferiores, podendo ser juntas ou não.

A partir disso, é possível entender como uma condição em que a condição na qual a linha do sorriso se move em direção superior, que fica acima da coroa dos dentes anteriores do arco dentário superior.

É importante ressaltar que essa condição não apresenta qualquer prejuízo para a alimentação ou qualidade de vida, mas causa grande incômodo para alguns pacientes, no quesito estética.

Um fato curioso é de que o sorriso gengival afeta 10% da população mundial, com idade entre 20 e 30 anos, sendo mais comum em mulheres do que em homens, de modo que causa uma “desordem estética”, por não conseguir ofertar equilíbrio entre dentes, gengiva e a boca.

Sorriso gengival, causas

Quando acontece essa exposição da gengiva, é possível identifica-la ao sorrir, de maneira que ela fique “maior” que 4 milímetros.

Diante disso, diversos fatores podem favorecer para que o sorriso gengival aconteça, entre eles, coroa dos dentes curta, hipertrofia gengival, distúrbios hormonais, entre outros.

dentista1

Mas há também outros problemas que podem levar as pessoas a ter sorriso gengival, são eles:

Crescimento ósseo vertical em excesso da maxila

Este é o caso mais comum de sorriso gengival. Afinal, nele a altura do osso maxilar é maior quando comparada à de indivíduos normais.

Dessa forma, a correção cirúrgica precisa de exames precisos para identificar, como a tomografia, para análises da quantidade de osso sob gengivas.

Lábio superior curto

Casos em que o lábio superior é mais curto e fino, ou retraído, é a segunda causa mais comum para ocasionar o sorriso gengival alto.

Pessoas que tem essas condições, quando acontece o selamento dos lábios superior e inferior em repouso, não tem eficiência.

Gengivas como crescimento exagerado

Conhecido também pelo nome de “falso sorriso gengival”, é causado por medicações, hábito de respirar pela boca, inflamações gengivais, higiene oral de pacientes danificada com aparelho ortodôntico ou a genética.

Esses casos são os principais responsáveis para que ocorra o crescimento exagerado das gengivas sobre os dentes, que é chamada de hiperplasia gengival.

Pelo fato da gengiva descer sobre os dentes, tem a ideia de que o paciente possui sorriso gengival, por isso o nome de “falso sorriso gengival”.

Hiperatividade do lábio superior

Você pode até não saber disso, mas há presença de músculos no seu rosto, até mesmo músculos labiais.

Com isso, a amplitude e exposição da gengiva no sorriso gengival dependerá da atividade muscular desses músculos labiais.

Diante disso, os músculos responsáveis pelo levantamento e fechamento dos lábios, fazem movimentos mais amplos que o normal, no que resulta em uma maior exposição das gengivas quando se fala e ao sorrir.

Por fim, essas são as principais causas do sorriso gengival. A partir do momento que é identificado o problema, é possível escolher qual é a melhor forma de tratamento.

sorriso gengival tratamentos
O sorriso gengival tem diversas formas de tratamentos, entre elas, cirurgias ou procedimentos estéticos.

Sorriso gengival tratamentos

Apesar de não ser algo de risco, o sorriso gengival é capaz de causar incômodo no que se refere a autoestima do paciente, impedindo-o até mesmo de sorrir.

Além desse fator, o desconforto e a sensação de que a gengiva é a parte que mais chama atenção na pessoa é algo que apenas quem possui esse tipo de sorriso sente, e nesses casos, buscar um tratamento eficaz é uma das melhores soluções.

Portanto, há também motivos para ficar feliz, já que é possível corrigir esse problema com algumas formas de tratamento que podem ser cirúrgicas ou não.

Sendo assim, conheça os principais procedimentos:

Botox

Considerada como uma opção menos invasiva, também é considerada o tratamento menos invasivo para melhorar o sorriso gengival.

Isso ocorre por causa da sua aplicação de toxina botulínica, que é ótima para casos em que há um tamanho mais avantajado devido a hiperatividade muscular.

Quando é feita uma aplicação de Botox, acontece a diminuição ou paralisia da musculatura próximo a região bucal.

Com isso, o paciente não consegue mais erguer tanto o lábio superior, de forma que consequentemente é reduzido a quantidade de gengiva exposta.

Entretanto, esse tipo de tratamento não é definitivo, de modo que o paciente irá precisar voltar ao dentista especializado para fazer a reaplicação da toxina. Afinal, ela costuma durar de 3 a 6 meses no organismo.

Gengivectomia

O fato de não ser uma cirurgia demorada é uma alternativa cirúrgica que normalmente é indicada para casos que há hipertrofia gengival.

A cirurgia pode durar de 30 minutos a 1 hora de duração. Em que é feita com o auxílio de anestesia local, e o profissional responsável remove o excesso de tecido gengival ao redor dos dentes com um bisturi.

Uma vantagem que a cirurgia apresenta é a de que não deixa marcas e nem cicatrizes na região, mas o paciente precisará ter paciência e não se esquecer dos cuidados com a higiene bucal.

Durante o pós cirúrgico, o paciente deve usar um antisséptico bucal em um cotonete para que seja possível aplicar a pressão de baixo para cima nas gengivas enquanto elas se restabelecem.

Por fim, não é recomendo que seja feito esforço físico durante o período de recuperação, em que é preciso esperar pelo menos 72 horas para que não haja nenhum risco de sangramento na região.

Gengivoplastia

Diferente da anterior, é uma cirurgia plástica que busca corrigir apenas as questões estéticas causadas pelo sorriso gengival, sem se importar tanto com a saúde bucal.

Nela, retira o excesso de tecido gengival. Feito isso, o contorno da gengiva é reconstruído ao redor dos dentes. Feito a remodelação da gengiva quaisquer defeitos desse tipo de sorriso é corrigido.

Depois da cirurgia feita e finalizada, o próximo passo é o pós-operatório, que é rápido e sem incômodo.

Isso porque durante o procedimento, apenas os tecidos moles são manipulados, não havendo necessidade de mexer na parte óssea.

Vantagens e desvantagens da cirurgia de correção do sorriso gengival

Qualquer tipo de procedimento cirúrgico que vir a ser feito, pode apresentar complicações no pós-operatório e ainda não ter o resultado esperado.

Entretanto, não se preocupe, o objetivo aqui não é causar medo, mas sim explicar que é da natureza que isso aconteça.

Para garantir que não aconteçam, siga alguns passos, como escolher o profissional para fazê-la, qual tipo de procedimento, entre outros.

Portanto, temos então as seguintes condições quando se escolhe fazer cirurgias:

Prós:

  • É um procedimento simples e rápido;
  • Pós-operatório simples;
  • Durabilidade dos resultados;
  • Otimização dos resultados estéticos.

Contras:

  • Ocorre sensibilidade pós-operatória eventual;
  • Erros na execução da técnica cirúrgica podem causa a retração gengival;
  • Irreversibilidade parcial.

Além disso, é preciso também manter a saúde bucal em dia, de modo que as consultas ao dentista sejam mais frequentes.

Sorriso gengival e a sua saúde bucal

Depois de feito os procedimentos, é só manter as consultas de rotina com o seu dentista, principalmente no pós-operatório.

Aqui na Clínica OralDents é possível aliar saúde, bem-estar e praticidade, por isso, venha conhecer uma de nossas unidades e garanta um sorriso ainda mais bonito.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!