siso nascendo

Siso nascendo: conheça mais a respeito dessa situação

O siso nascendo é uma condição na qual quase todas as pessoas irão passar por ela. Isso se deve ao fato de que há uma condição em que algumas pessoas nascem sem o dente do siso.

Por conta disso, essas pessoas não passam nem pelo processo do nascimento nem pelo processo de extração.

Porém, caso você não seja uma dessas pessoas, fizemos esse artigo para auxiliá-lo a lidar com o siso nascendo. Confira:

O que é o dente siso?

O dente do siso, também conhecido como terceiro molar ou dente queiro, é o último dente a nascer da arcada dentária.

Usualmente possuímos 4 dentes siso, nos quais dois estão na arcada superior e dois na inferior, de modo que eles fiquem posicionados um em cada ponta da arcada.

Por serem os últimos a nascerem, isso significa que eles ficam sob a gengiva até chegar a hora em que eles irão rompê-la.

Além disso, quando chega a hora dele irromper a gengiva, normalmente todos os outros dentes da arcada já ocuparam seus devidos lugares.

Devido a isso, ele acaba causando diversos problemas e incômodos na hora de seu nascimento.

Como identificar o dente siso nascendo?

É possível identificar o siso nascendo de acordo com os sintomas envolvidos em seu nascimento, de modo que eles deixem claro que ele está nascendo.

Além disso, o dente siso possui uma idade média na qual é comum sua erupção na gengiva, ou seja, geralmente o siso nasce nessa época.

Sendo assim, ao começar identificar os sintomas e estar dentro da faixa etária que compreende o nascimento do siso é bem provável que esta seja a causa.

Dessa maneira, os sintomas relacionados ao nascimento do siso são:

dente siso nascendo sintomas

Dente siso nascendo sintomas

Assim como dito anteriormente, o dente siso nascendo possui alguns sintomas que estão relacionados ao seu nascimento.

Esses sintomas geralmente incluem:

• Inflamação da gengiva próxima ao local do seu nascimento;
  • Dor de dente;
  • Febre;
  • Aparecimento de abscessos;
  • Incômodo ao se alimentar;
  • Dores de cabeça.

Além disso, é comum que apareçam problemas relacionados ao dente do siso no decorrer de seu nascimento, como:

• Pericoronarite, que é uma condição que diz respeito a um pedaço de gengiva que fica preso sobre o dente.

Esse pequena parte de gengiva que fica sobre o dente acaba inflamando, o que causa dor e incômodo na região;

• Cárie, o dente do siso é suscetível à cárie mesmo antes do seu nascimento, e, quando ela o atinge, ela também pode ser motivo de complicações gengivais;
  • Desalinhamento, o siso nascendo muitas vezes pode causar o desalinhamento dos outros dentes.

Isso se deve ao fato de que na época de seu nascimento, os dentes já ocuparam seu devido lugar na arcada, o que faz com que ele acabe empurrando-os para abrir lugar para ele, o que por sua vez causa o desalinhamento dos outros dentes.

Com quantos anos nasce o siso?

O dente do siso costuma nascer numa idade que compreende dos 15 aos 25 anos, sendo assim, durante essa idade é comum que se iniciem os sintomas relacionados ao seu nascimento.

Uma curiosidade a respeito do dente do siso é o fato de que por ele nascer por volta da idade em que a pessoa se torna um adulto legalmente faz com que ele também receba o nome de dente do juízo.

O que fazer quando o dente do siso está nascendo?

O nascimento do dente do siso, assim como foi dito anteriormente, é responsável pela manifestação de vários sintomas, assim como a possibilidade do surgimento de diversas complicações.

Portanto, ao perceber que o dente do siso está nascendo, é importante que o paciente informe ao seu dentista para que ele inicie a avaliação sobre se o dente deve ou não ser removido.

Essa avaliação é feita através da análise clínica e alguns raios X odontológicos, que são responsáveis por dar ao dentista a oportunidade de analisar a situação em que o dente se encontra.

Além disso, o dentista pode recomendar o uso de anti-inflamatórios e analgésicos para controlar a dor e a inflamação envolvidas no seu nascimento.

por que extraímos o dente siso

Por que extraímos o dente do siso?

O dente siso é responsável por causar várias complicações que podem vir a atrapalhar a saúde bucal do paciente, assim como a estética de seu sorriso.

Devido às possíveis complicações, muitas vezes fazemos a extração do dente siso, com o intuito de evitar que elas se desenvolvam.

Portanto, na grande maioria das vezes retiramos o siso antes mesmo de ele nascer por completo e isso é feito apenas para excluir a possibilidade do desenvolvimento de complicações.

O nascimento do siso geralmente ocorre em um período no qual geralmente o paciente faz o acompanhamento odontológico.

Portanto, é comum que o paciente informe o dentista do siso nascendo durante alguma das consultas realizadas para o acompanhamento.

Isso demonstra a importância de realizar as visitas regulares, visto que elas dão ao paciente a oportunidade de relatar ao dentista qualquer complicação que surja.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.