Você pode agendar a qualquer momento

Saúde bucal na terceira idade: como cuidar

dentista2

O sorriso é um dos nossos maiores bens e, mesmo ao ficarmos mais velhos, devemos ter cuidados para que nossa saúde bucal continue em dia. Grande parte das pessoas acredita na ideia de que quando envelhecer irá perder os dentes, como se isso fosse um processo natural e sem possibilidade de mudança.

Mas a realidade não precisa acontecer dessa forma: saiba que, se os dentes receberem os tratamentos corretos, podem durar a vida toda. Podemos dizer que cuidado é a palavra chave para que sua saúde permaneça boa com o passar dos anos.

Separamos aqui algumas dicas de cuidados para sua saúde bucal permanecer em boas condições.

Vamos conferir, portanto, como manter os dentes saudáveis em idosos?

Quais são os problemas bucais mais comuns em idosos?

Alguns problemas bucais são muito comuns nessa etapa da vida e é importante ressaltar que, quando o paciente aprende a reconhecer suas condições, fica mais fácil procurar ajuda.

É normal a ocorrência de uma enfermidade periodontal, que prejudica os ossos e a gengiva, que dão suporte ao dente, além das cáries e lesões bucais por conta de adaptação de próteses, que se tornam frequentes na vida de pacientes da terceira idade.

Por isso é muito importante fazer uma visita ao seu dentista a cada seis meses, ou quando sentir necessidade. Dessa forma você atua na prevenção desses problemas. A seguir estão relacionadas algumas dicas de cuidados que todo idoso deve ter com a saúde bucal:

Saúde Bucal: cuide da sua gengiva

A gengivite é um problema recorrente, que prejudica pessoas de todas as faixas etárias. Para quem já passou dos 40 anos, no entanto, a gengivite pode se tornar uma questão mais grave por diversos fatores, como má higiene bucal, estresse, má alimentação, fumo e alguns remédios que podem influenciar no quadro.

Portanto, é essencial ter alguns hábitos saudáveis, como utilizar fio dental todos os dias, fazer limpeza dentária no consultório pelo menos duas vezes ao ano e escovar corretamente os dentes, no mínimo três vezes ao dia.

dentista1

Tenha cuidado com a sensibilidade

Nessa fase da vida é mais comum do que se imagina ter dentes sensíveis. Isso porque, com o passar dos anos, a gengiva tende a se deslocar para cima, o que de certa forma expõe a raiz dos dentes, já que elas ficam sem a proteção dos esmaltes.

Estas regiões ficam doloridas quando entram em contato com alimentos frios, quentes e doces. A solução pode ser encontrada, primeiramente, no uso de um creme dental específico para o problema.

Caso a dor persista, o mais recomendado é visitar o seu dentista, pois a sensibilidade também pode significar a existência de um dente fraturado ou a presença de cáries.

Saúde bucal:  capriche na limpeza da prótese

Mesmo aqueles idosos que já perderam os dentes naturais e usam próteses dentárias podem ter problemas de saúde bucal.

Muitas pessoas têm dúvidas quanto à higienização correta da prótese, mas não há segredo algum para a realização do procedimento. Basta ter paciência e seguir os seguintes passos: primeiramente, enxágue a prótese para eliminar todos os resíduos de comida.

Depois, escove o item com a ajuda de um sabonete neutro. Dê preferência à escova com cerdas macias. Termine escovando sua língua, além do céu da boca com uma pasta dental de sua escolha.

Não guarde a prótese em qualquer lugar

Na hora de ir para cama, é essencial deixar a prótese em um local úmido e seguro. Lembre-se que ela não pode secar de forma alguma. Coloque-a em um recipiente com uma solução própria para próteses. Ou até mesmo com água pura. O importante é que ela fique sempre molhada para não danificá-la.

Como vimos os cuidados com os dentes na terceira idade são essenciais. Zelar pelo nosso sorriso é um hábito que devemos levar para a vida toda.

Escolhendo um bom dentista

Ao escolher um dentista para cuidar de sua saúde, lembre-se sempre de pesquisar e avaliar antes suas indicações. Em casos onde você deseja mudar a aparência em pouco tempo, é importante entender que um bom tratamento precisa de tempo e acompanhamento. Dessa forma, tome cuidado com tratamentos de valores muito baixos ou resultados milagrosos em poucos dias.

Não deixe para cuidar de sua saúde bucal somente quando tiver em situações mais críticas, faça o acompanhamento frequente ao dentista. Isso pode evitar muito transtornos, e até que você tenha altos gastos quando for tratar e precisar fazer algum procedimento mais sério e complicado.

Portanto, se você está em dúvida sobre qual profissional escolher, nós te ajudamos nessa escolha também. A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

O que você estar esperando para garantir seu novo sorriso???

Clique aqui e agende sua avaliação!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

 

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!