O Que Você Procura ?

Saúde bucal e saúde do corpo andam juntas

dentista2

Você sabia que a saúde bucal e a saúde do corpo andam juntas? Isso mesmo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) classifica a saúde como “estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença.”

Sendo assim, sua boca deve receber a atenção e os cuidados necessários. Separamos algumas dicas para você cuidar de forma correta. Veja nosso texto!

Saúde do corpo

A nossa boca realiza importantes funções que influenciam na saúde de todo o corpo. Além de ser fundamental no papel da fala, mastigação e respiração, a boca é a maior cavidade do corpo que tem contato de forma direta com o meio ambiente, ou seja, é uma porta de entrada para bactérias e outros diversos microrganismos prejudiciais à saúde. Dessa forma, é importante entender que o corpo deve ser visto como um todo, um sistema que funciona de forma simultânea, sempre em equilíbrio interno e externo.

A nossa boca tem muitas funções além dos sentidos, ela é responsável pela amamentação, respiração, fala, comunicação,entre outros. Além de suas atividades ter vínculo direto  com uma parte considerável dos orgãos, como o estômago, coração, pulmão e intestino. Por isso é tão importante dar atenção a ela.

Cuidados com a saúde bucal 

É importante ressaltar que ao fazer a higienização bucal, aproveite o tempo para observar se existem manchas, inchaços, placas ou feridas em alguma região da sua boca. Principalmente na região da língua, bochecha, lábios, céu da boca, e garganta.

Algumas lesões bucais mais comuns são ocasionadas devido ao uso de próteses removíveis (dentaduras), como herpes labial e inflamações na gengiva. Essas normalmente são benignas, porém, em outros casos o câncer pode ocorrer na boca.

Uma pessoa com mais de 40 anos de idade, que é consumidor de tabaco ou bebidas alcoólicas, e identificar alguma lesão, é importante procurar um profissional da saúde para análise imediatamente. Se diagnosticado com alguma doença com antecedência, pode ser tratado e curado.

Importância da higienização adequada à saúde bucal e saúde do corpo

Quando fazemos uma boa higiene bucal, diminuímos o risco do desenvolvimento de problemas bucais e dentários. Algumas doenças da boca têm relação direta com o cigarro, o consumo excessivo de álcool e uma má alimentação. Alguns estudos científicos também mostram que a saúde bucal tem relação bem próxima com a saúde geral, pois a boca tem ligação com todas as estruturas do corpo.

Sendo assim, quando não se faz uma boa higienização bucal, algumas doenças podem surgir, e, consequentemente, levar a outras doenças mais graves, ou agravar doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares.

dentista1

Como higienizar?

Primeiramente, é importante escovar os dentes todos os dias, após as refeições, e também antes de dormir. Utilizar uma escova de dente adequada, com cerdas macias e creme dental com flúor. Além da escovação correta, o ideal é utilizar também o fio dental entre todos os dentes.

Ter uma alimentação saudável, fazer o controle da ingestão de alimentos doces, principalmente no intervalo das refeições, também contribui para uma boa saúde bucal. Quem faz o uso do aparelho ortodôntico, deve ter uma preocupação a mais com a limpeza dos dentes, gengiva e a utilização do flúor , pois o aparelho acumula restos de alimentos.

Problemas bucais

Veja alguns problemas comuns que são ocasionados por uma má higienização bucal:

  • Gengivite: é uma inflamação da gengiva que é provocada pela placa bacteriana
  • Tártaro: é quando acontece o endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes
  • Cárie: a cárie é ocasionada pela higiene inadequada, a ingestão de doces e carboidratos ou devido a doenças que diminuem a quantidade de saliva na boca. (ex: pessoas que estão fazendo quimioterapia ou radioterapia)
  • Placa bacteriana: essa placa normalmente fica em lugares de difícil limpeza, como na região entre a gengiva e os dentes, ou na parte de trás dos dentes, o que provoca também cáries e a formação de tártaro.
  • Máu hálito: o mau hálito pode ter diversas causas, mas uma delas é a higiene bucal inadequada, ou seja, a falta de escovação, uso do fio dental. Pode ser ocasionada também por doenças como a gengivite ou a ingestão de alimentos como alho, cebola, uso do cigarro ou álcool. A boca seca devido ao uso de determinados medicamentos pode diminuir a produção da saliva e também ocasionar o mau hálito, assim como doenças como câncer, diabetes ou problemas no fígado e rins.

Escolhendo um dentista

Agora que você já sabe a importância em cuidar da saúde bucal e da saúde do corpo, vamos à escolha do dentista para cuidar de seu sorriso.

Lembre-se sempre de pesquisar e avaliar antes suas indicações, é importante entender que um bom tratamento ortodôntico precisa de tempo e acompanhamento. Dessa forma, tome cuidado com tratamentos de valores muito baixos ou resultados milagrosos em poucos dias.

Portanto, se você está em dúvida sobre qual dentista escolher, nós te ajudamos nessa escolha também. A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

O que você estar esperando para garantir seu novo sorriso?

Clique aqui e agende sua avaliação!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!