O Que Você Procura ?

Sapinho oral, saiba dos sintomas e qual o tratamento

dentista2

O assunto saúde bucal até pouco tempo atrás não era tão significativo como é nos dias de hoje. E com o passar dos anos tudo mudou e hoje quando falamos em saúde bucal, o Brasil é considerado um dos países que mais se cuida. Portanto, é importante ficar por dentro dos principais problemas bucais, e aqui vamos falar sobre a candidíase oral ou o famoso sapinho.

Grande parte das pessoas já ouviram algo sobre essa doença que afeta nossa boca. De origem fúngica, ela pode ser propagar pelo contato sexual, que geralmente se dá na região da virilha ou áreas adjacentes.

Mas então, como o sapinho chega até a boca? Quais os riscos dessa doença em relação a saúde bucal e do nosso corpo?

O que é candidíase oral ou sapinho?

Comumente conhecido como sapinho, é responsável pelo aparecimento de inúmeras indicações que prejudicam varias partes de nossa boca, apesar de que são muito mais comuns na região da língua.

Devemos ficar atentos quando aos riscos que essa doença pode trazer, além de prejudicar a saúde bucal, o sapinho pode se alastrar para órgãos do sistema respiratório e até mesmo para a pele.

Ela não escolhe uma idade em especifico podendo afetar pessoas, tanto do sexo masculino quanto do feminino, de todas as idades.

Como o sapinho é transmitido?

Tendo já dito logo acima no inicio do texto, a candidíase é uma doença causada pela presença de um fungo em nosso organismo, chamado pelo nome cientifico de Candida albicans. Transmitido geralmente pela forma do contato direto de pessoa para pessoa. E um caso típico que causa a transmissão desse fungo é o beijo, porém o contato sexual é também uma forma para o contágio.

Uma outra forma que devemos nos atentar é de ficar dividindo objetos pessoais e utensílios. E essa forma é um dos meios mais recorrentes para o contágio em crianças e bebês. Outra coisa é que uma limpeza insuficiente do aparelho odontológico pode levar a uma acumulação de micróbios potencialmente patogênicos se não higienizados de maneira correta.

As causas mais comuns da candidíase oral

Uma das principais causas que a candidíase afeta nosso organismo se dá pela baixa imunidade, pois o fungo que causa a doença pode estar no nosso corpo e talvez nem sabemos disso.

dentista1

Isso se dá porque com a imunidade alta do nosso organismo fica difícil do fungo se propagar. Podemos então falar que a baixa imunidade é a principal causadora desse problema. Na queda das defesas naturais do nosso corpo e o desequilíbrio das bactérias benéficas presentes em nosso organismo. Sendo assim a colônia do fungo se reproduz sem controle, trazendo aquelas feridas típicas da doença.

Devemos nos atentar para aquelas pessoas que portam doenças crônicas como por exemplo o câncer, AIDS ou diabetes, em crianças pequenas, bebês ou em idosos, pois estes possuem uma maior probabilidade de desenvolver tal problema. Vale também para aquelas pessoas que fazem parte de um ambiente que é sempre colocado em situações de estresse.

Como é realizada a medida preventiva do sapinho?

Em alguns casos é difícil fazer a prevenção desse tipo de problema. Porém, algumas boas práticas podem aumentar drasticamente as chances de não pegar tal doença. Em primeiro lugar, se trata de algo que todos já devem ter em mente, que é fugir de contato direto com pessoas desconhecidas, principalmente se as mesmas não estiverem devidamente protegidas, estamos falando no caso de ter relações sexuais.

Em segundo lugar, trata-se de adotar bons hábitos e um estilo de vida mais equilibrado e saudável. Já é comprovado cientificamente que pessoas que possuem uma boa alimentação, têm a vida menos estressadas e possui uma imunidade do seu corpo mais alto do que aquelas que não seguem o mesmo padrão de vida.

Outro problema pode ser associado ao cigarro e o álcool, é importante evitar esses dois se você quer ter uma qualidade de vida melhor e vidar longe de certas doenças como a que estamos retratando aqui. Para aquelas que sofrem de alguma doença crônica a realização de tratamentos adequados são uma forma perfeita de evitar esse tipo de problema. Se atentar no cuidado da higiene bucal é indispensável para evitar qualquer tipo de problema na região, já que evita o desequilíbrio do pH bucal.

Atente-se nos principais sintomas do sapinho

Iremos citar alguns dos principais sintomas característicos do sapinho, mas isso não quer dizer quer todas as pessoas irão apresentar todos os sinais listados. Afinal, o aparecimento de somente alguns ou melhor um sintoma, já é o bastante para procurar e agendar uma consulta com seu dentista o mais rápido possível. Os sintomas pode ser:

  • sensação de inchaço na garganta;
  • sensação de secura na boca;
  • surgimento de lesões avermelhadas;
  • desenvolvimento de uma secreção de cor branca;
  • aparecimento de lesões brancas por toda a boca;
  • dor para engolir;
  • redução do apetite;
  • rachaduras em toda a cavidade oral;
  • náuseas e vômitos.

Quais os tipos de tratamentos e como é realizado o diagnóstico?

Os tipos de tratamento e como é realizado o diagnostico pode ser realizado por um dentista que irá buscar em seu histórico e por meio de suas reclamações seguirá com o exame.

Na grande maioria dos casos, apenas um exame visual das lesões características causadas pela doença já é o bastante para que o paciente possa ser diagnosticado. Entretanto, o profissional pode optar por tirar uma amostra celular e realizar uma análise mais aprofundada das células em um microscópio.

Geralmente os tratamentos abrangem a aplicação tópica ou administração por via oral de medicamentos para o combate do fungo. Outros tipos de medicamentos podem também ser usados para a redução de sintomas paralelos, como por exemplo a dor ou desconforto. Mas apenas um profissional competente é capaz de prescrever os medicamentos de forma correta para cada caso.

Agora que já sabemos de todos os problemas causados pela candidíase oral ou o sapinho, devemos ficar atentos caso aparece algum sintoma e é importante procurar um profissional competente e de confiança o mais rápido possível para que ele possa fazer os diagnósticos de forma correta.

Então, o que você estar esperando para garantir seu novo sorriso e manter sua boca saudável?

Agende sua avaliação gratuita conosco aqui!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!