remédio para afta

Remédio para afta: o que fazer para curar a afta rápido?

Você já ouviu falar ou conhece algum remédio para afta? A afta é uma das principais causas do desconforto e das dores sentidas na boca, atrapalhando no bom desempenho da mastigação e higiene bucal.

Conheça aqui quais são as melhores formas de tratar a afta e fazer com que ela desapareça mais rapidamente.

O que é afta?

A afta se trata de pequenas formações de úlceras na zona bucal, podendo aparecer não só na região da mucosa, mas também no céu da boca, língua e até mesmo na garganta.

Pode ser identificada pelo aparecimento uma ou mais feridas achatadas e arredondadas, de coloração esbranquiçada ou amarelada, e de bordas avermelhadas. O aparecimento da afta na boca pode estar associado a sintomas de febre e cansaço.

A afta não possui uma causa específica, mas pode estar associada a algumas situações, como imunidade baixa, estresse, lesões bucais, alergias a certo alimento ou medicamento, ingestão de bebidas e alimentos muito ácidos e uso de aparelho ortodôntico.

É normal que a anomalia desapareça com o tempo, durando apenas de 7 a 14 dias. No entanto, nesse período são sentidas dores agudas a intensas e que podem comprometer diretamente o bem-estar e a qualidade de vida.

A afta também pode ser um sintoma resultante de alguma outra doença (infecciosa ou sistêmica), devendo o dentista e/ou clínico geral ser consultado em casos de aparecimento de aftas muito recorrentes e em casos que a lesão dure mais de 3 semanas.

Homens tendem a ser mais suscetíveis às aftas do que às mulheres. Comumente confundida com a herpes labial, a afta não ocorre nos lábios e nem é contagiosa.

o que é bom para curar a afta

Afinal, o que é bom para curar a afta?

Considerando que a afta proporciona um desconforto considerável durante o seu período de duração, entre os principais sintomas da ferida estão a dificuldade na fala, mastigação e deglutição.

Dessa forma, para voltar com a vida normal, o profissional de saúde pode indicar algumas abordagens específicas para a melhora da ferida e a recuperação do bom desempenho das funções bucais.

Os remédios recomendados para o tratamento das aftas, sejam eles fármacos ou caseiros, tem como objetivo, ajudar a amenizar as dores, auxiliar o processo de cicatrização e eliminar as bactérias que tendem a proliferar na ferida.

Mesmo que o tratamento comumente não seja necessário, em casos de dores intensas e prolongadas, algumas medidas podem ser tomadas para o alívio da dor e encurtar o seu tempo de cura, além de atuarem na prevenção de infecções e de novos episódios ainda mais graves.

Remédio para afta

São vários os remédios que podem ajudar eliminar as ulceras na boca, inclusive remédios caseiros para afta. Contudo, antes de tudo é necessário que haja o consentimento do médico ou dentista, além da leitura das orientações prestadas na bula, evitando assim complicações futuras por sobredosagem ou uso incorreto.

Os remédios indicados para afta comumente são associados a agentes que ajudam em sua fixação na mucosa, evitando a sua remoção pela saliva.

Anestésicos

Fármacos que possuem anestésicos são eficazes na eliminação da dor causada pela úlcera, eliminando a dor por determinado período de tempo. Entre os medicamentos com essa composição estão o benzocaína, o procaína e a lidocaína.

Anestésicos locais

Os anestésicos locais estão entre as indicações para a promoção de alívio da dor, atuando temporariamente. Entre as principais opções estão:

• Hexomedine;
  • Bismu Jet;
  • Aftliv;
  • Amidalin.

Antissépticos

Os antissépticos irão atuar controlando e eliminando as bactérias e microrganismos que estejam ao redor da ferida, evitando possíveis inflamações e infecções. Nesse caso são indicados antissépticos bucais com flúor, que desempenham bem esse papel e tornam a higiene bucal mais eficiente.

Outra opção é a aplicação local de um gel antisséptico, tal como o triclosan, perioxidin e a clorexidina, que é bastante eficaz para o desenvolvimento de infecções.

Protetores tópicos

Os protetores tópicos geralmente são encontrados em forma de spray ou gel, e possuem um papel importante no tratamento da afta. Na afta, os protetores tópicos atuam formando uma película protetora sob a região comprometida, reduzindo o contato da área antes expostas a bactérias e proporcionando um alívio também momentâneo. Entre as opções estão o Omcilon A Orabase.

Corticoides tópicos

Os corticoides tópicos são indicados para casos mais graves, em que a dor é intensa e persistente, e em que o tamanho da úlcera assume grandes proporções. Podem ser encontrados em forma de gel, pomadas, cremes ou loções, sendo amplamente indicados em casos de doenças na pele e reações alérgicas.

No caso de afta e na indicação desse tipo de abordagem, o dentista ou médico pode indicar os seguintes produtos: fluocinolona, clobetasol ou triancinolona. Entre os medicamentos que possuem corticoides como componentes estão o Mud oral e o Omcilon.

Policresuleno

O policresuleno é frequentemente utilizado no tratamento das aftas, uma vez que possui ação cicatrizante. Também possui ação antisséptica em lesões infecciosas e em demais membranas mucosas, incluindo as úlceras na boca (aftas).

Entre os remédios que possuem o policresuleno em sua composição está o Albocresil, que pode ser encontrado tanto em gel quanto em solução.

Amlexanox

O amlexanox é um agente antialérgico e anti-inflamatório e que pode ser utilizado para a diminuição da proporção e do edema da afta, e para aliviar a dor. O seu uso geralmente é feito para pessoas adultas.

Dentre os medicamentos, estudos científicos apontam o Amlexanox como possuindo os melhores resultados.

O que fazer para curar a afta rápido?

Além dos fármacos, alguns outros cuidados podem ajudar a curar a afta ainda mais rápido. Entre essas medidas estão:

• Higiene bucal adequada – com o uso de escovas de dentes macias e pastas de dentes sem detergentes;
  • Bochechos com soluções salinas – feita com uma colher de leite de magnésia ou bicarbonato de sódio fluido em um com copo de água;
  • Bochecho de água com sal;
  • Evitar alimentos muito ácidos, quentes, pigmentados e duros (evitando irritações);
  • Evitar bebidas alcoólicas e carbonatadas;
  • Aplicação de compressa de gelo nas lesões por 10 minutos;
  • Evitar calor (já que favorece a proliferação bacteriana);
  • Tratamentos específicos com laser de baixa potência;
  • Receitas caseiras – (aplicação de chá preto, marcar cravo-da-índia, aplicação de extrato de própolis e gotas de extrato de alcaçuz).

LEIA TAMBÉM: Afta na língua: sintomas, causas e como tratar!

Remédio para afta

As visitas regulares ao dentista são essenciais para que o tratamento da afta tenha sucesso.

É somente por esse acompanhamento odontológico que é possível avaliar a situação e identificar a possível causa principal do problema.

Em casos muito graves, a medicação pode não ser suficiente, e cabe ao odontologista indicar a melhor alternativa para o problema.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.