O Que Você Procura ?

Raios-x fazem mal para a saúde?

dentista2

Os raios-x fazem mal? Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento odontológico o profissional irá solicitar uma bateria de exames radiográficos para fins de estudo e planejamento do caso. Até aí, normal! A questão é que não é novidade que uma lenda existe em volta das radiações e do quanto prejudicial podem ser os raios-x. Será que é verdade mesmo? Se esta também é sua dúvida, confira o post de hoje.

Radiografia

Rotineiramente solicitada, é um exame de imagem que utiliza raios-x e revela o interior do corpo e estruturas não possíveis de serem visualizadas de outra maneira.

Os dentistas usam para diagnosticar e planejar doenças dos dentes, como cárie e fraturas, estudar p interior e as raízes dos dentes além de analisar os ossos da face.

Para a odontologia, quais os raio-x mais solicitadas?

Radiografia Periapical

É realizada quando se quer avaliar apenas um dente ou região de forma mais localizada e detalhada dentro da boca. O filme é pequeno e pode ser feita individualmente ou em quantidade, de acordo com as necessidades do dentista.

Radiografia Panorâmica

É uma das radiografias mais solicitadas e difundidas em todas as especialidades da Odontologia, pois neste exame é possível avaliar todo o complexo maxilo-mandibular de uma só vez.

Visualiza-se todos os dentes, inclusive os que ainda nem nasceram, as estruturas anatômicas, patologias ou lesões, ossos em volta do dente, sisos, e ambas as arcadas (superior e inferior), já que é feito de maneira extrabucal (fora da boca).

Telerradiografia

Também realizada de maneira extrabucal, é feita com toda a face, tanto de perfil como de frente. Os profissionais que mais solicitam são os Ortodontistas e os Cirurgiões Buco Maxilo Faciais para fins de estudos e medidas que apenas eles saberão interpretar.

E afinal, faz mal mesmo?

Os tecidos tocados pelos raios-x se alteram por conta de reações químicas. Estes efeitos são cumulativos, o que significa que uma vez atingindo as células, o dano é irreversível. Portanto, sim, os raios-x liberados para a realização de uma radiografia são maléficos para nossas células e nosso organismo.

Porém, sabia que os raios solares agem da mesma forma e causam também problemas permanentes?

dentista1

Além disso, a quantidade de radiação X que o paciente recebe é muito pequena e controlada, por isso as radiografias não costumam causar efeitos secundários.

Na verdade, quem mais costuma ser afetado pela radiação são os profissionais técnicos que lidam com ela e ficam mais tempo expostos. Eles devem seguir normas de biossegurança, para então ficarem protegidos e não correrem riscos.

E grávidas? Podem fazer radiografia?

Sim, se for essencial e de urgência, mas se for possível deixar para depois do parto, melhor por precaução.

Mesmo assim, não esqueça que qualquer paciente deve usar um colete de chumbo e protetor de tireoide. Portanto, todos estão protegidos e não sofrerão grandes sequelas após a realização de uma radiografia.

A falta deste exame leva a um diagnóstico incompleto e consequentemente a dificuldade de planejamento, levando, até a interrupção de procedimentos odontológicos. Portanto, os benefícios que este exame traz para um tratamento correto, seguro e tranquilo são inegáveis. É preferível garantir uma boca saudável e um sorriso bonito, não é mesmo?

Escolhendo um bom dentista

Ao escolher um dentista para cuidar de sua saúde, lembre-se sempre de pesquisar e avaliar antes suas indicações. Por mais que você deseja mudar a aparência em pouco tempo, é importante entender que um bom tratamento precisa de tempo e acompanhamento. Dessa forma, tome cuidado com tratamentos de valores muito baixos ou resultados milagrosos em poucos dias.

Procure um profissional adequado e avalie o cuidado com a limpeza do consultório, higienização e esterilização do material que ele utiliza. Tire todas as suas dúvidas antes de iniciar o tratamento, peça para que ele explique o seu problema de forma clara. Pode ser que ele lhe ofereça outras opções de tratamento para sua necessidade.

Portanto, se você está em dúvida sobre qual profissional escolher, nós te ajudamos nessa escolha também. A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

O que você estar esperando para garantir seu novo sorriso???

Clique aqui e agende sua avaliação!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

 

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!