Raio X dente de leite: quando ele é necessário e sua importância?
O raio X dente de leite é um tipo de radiografia muito importante e deve ser feita durante o período de troca de dentes.
É por meio da capacidade e precisão de avaliação proposta por esse tipo de raio X que o nascimento dos dentes primários e da troca desses pelos permanentes ocorre de forma tranquila.
Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre o raio X de dente de leite, sua importância e quando ele é necessário:
Aqui você vai encontrar:
O que é raio X de dente de leite?
O raio x dente de leite se trata de uma radiografia panorâmica feita na infância, logo ao início ou ao final do ciclo dos dentes primários, decíduos ou dentes de leite.
É por meio desse exame de imagem que se é possível ter a visibilidade dos ossos da boca da criança, de suas articulações, demarcando todos os componentes da dentição, até mesmo aqueles presentes abaixo da linha da gengiva (que ainda não nasceram).
O raio x dente de leite é frequentemente indicado em casos em que há a necessidade de percepção de algum problema relacionado ao nascimento de dentes e a seu possível atraso.
Pelas imagens feitas por essa radiografia é possível ainda identificar problemas de desalinhamento e má oclusão dentária já em seus primeiros momentos. Nesse contexto, é possível ainda que o dentista realize um planejamento precoce do tratamento ortodôntico.
Entre as demais particularidades detectadas por essa radiografia estão alterações na Articulação Temporomandibular – ATM, infecções, fraturas, tumores e dentes inclusos. Vale ressaltar que por ser indicado nos primeiros anos da infância, o nível de radiação transmitido é bem baixo, não proporcionando riscos para a saúde.
A radiografia pode ser feita pelo próprio ortodontista ou em locais próprios.
Qual a importância do raio X dente de leite?
O raio X dente de leite é extremamente importante para a percepção de problemas tanto na dentição decíduo quanto na permanente.
Muitas vezes, em meio ao nascimento e a troca de dentes, pais se desesperam quanto ao ciclo “anormal” da formação da arcada dentária de seus filhos. Contudo, vale ressaltar que cada criança possui um ciclo diferente, associado às particularidades de seu organismo.
Pela realização do raio X de dente de leite é capaz de sanar dúvidas como se há espaço suficiente para o nascimento dos dentes permanentes, se a queda dos dentes primários está dentro do prazo da troca correta, se todos os dentes permanentes estão abaixo da gengiva e se há a presença de alguma doença.
O nascimento mais lento dos dentes de leite, por sua vez, pode estar relacionado a fatores genéticos.
Contudo, normalmente a indicação feita pelo odontopediatra para a radiografia é que a criança tenha por volta dos 5 anos de idade, sendo recomendada apenas até ser completado 6 anos de idade.
Por fim, a realização do raio X dente de leite é muito importante porque faz parte da ação preventiva e da manutenção da saúde bucal. Mesmo que os dentes decíduos sejam temporários devem ser bem cuidados para evitar complicações que afetam não só a dentição primária, mas também a dentição permanente.
Na percepção de algum problema, o dentista pediátrico pode indicar algum tratamento odontológico específico o quanto antes.
Qual a frequência necessária para a realização do raio X dente de leite?
A realização das radiografias geralmente estão associadas a eventos especiais associados a particularidades e circunstâncias individuais da criança. Dessa forma, não há necessidade de sua realização em cada check-up recomendado pelo dentista.
Vale ressaltar que o raio X é indicado para adquirir uma grande quantidade de informação sobre a formação da dentição ao mesmo tempo, possibilitando uma série de diagnósticos por sua realização.
É por meio do raio x dente de leite que o dentista saberá se há ou não algum problema, encaminhando a criança para um tratamento específico, como o ortopédico, apenas quando for necessário.
Como funciona o raio X de dente de leite?
Como dito, o raio X dente de leite é um processo bem seguro e de baixo risco. Para que a criança se submeta a esse tipo de radiografia ela usará um colete ou avental de chumbo, impedindo o contato entre o corpo e as radiações ou raios luz, e assim, danos ao tecido.
Nesse caso, é utilizada uma radiografia digital, que além de ser uma forma mais segura, é uma forma de tirar imagens da boca de uma criança, gera apenas a quantidade de radiação mínima necessária para adquiri-las.
Hoje em dia, é possível ainda que o dentista separe certas partes da boca para uma radiografia individual, isso enquanto o resto da boca e a cabeça são protegidos.
O raio-X é emitido por um dispositivo próprio que emite a imagem a um computador. Dessa forma, há a projeção de uma sombra por causa do posicionamento do corpo entre o dispositivo e a placa utilizada. A radiação ultrapassa pelos tecidos moles e são contornadas pelo osso maxilar.
Como é a formação dos dentes de leite?
O nascimento dos dentes de leite tende a começar por volta dos seis meses do bebê. Contudo se trata de um processo gradual e que pode durar alguns anos. Os primeiros dentes a aparecer costumam ser os frontais da arcada inferior, mas a ordem pode variar.
Comumente, a dentição decídua completa, formada por 20 dentes, pode ser vista completados os 3 anos da criança.
Os dentes primários tendem a cair naturalmente aos 6 anos de idade, seguindo a sua ordem de nascimento.
A arcada dentária de cada criança se desenvolve de uma forma, mas casos especiais como queda do dente antes dos 5 anos ou a incidência de um traumatismo dentário pode requerer a realização de um raio x dente de leite.
Por fim, a fase de troca dos dentes é iniciada por volta dos 12 anos de idade, tendo fim após o nascimento do terceiro molar (dente siso) que por sua vez ocorre entre os 17 e 21 anos. Históricos familiares podem influenciar nesse período.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são essenciais para que já na infância se tenha acesso aos benefícios dos cuidados com a saúde bucal e os primeiros dentinhos.
É também pelas visitas ao consultório odontológico que o dentista consegue orientar os pais e a criança sobre a adesão de bons hábitos. A higienização dos dentes deve começar desde os primórdios, devendo também os instrumentos a serem utilizados serem indicados pelo profissional em meio a consulta.
O indicado é que as visitas ao odontopediatra ocorram no mínimo 2 vezes ao ano (de 6 seis em seis meses) para que haja um acompanhamento odontológico adequado.
A visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)