Radiografia periapical: o que é, quando é utilizada e qual seu preço
A radiografia periapical é um dos tipos de exame de raio X utilizados na odontologia para auxiliar o dentista a identificar problemas e também auxiliar na execução de alguns procedimentos.
Confira mais a respeito da radiografia periapical, assim como o que é, para que serve, o que é possível identificar por meio dela e mais:
Aqui você vai encontrar:
O que é radiografia periapical?
A radiografia periapical se trata de um exame que serve para gerar uma imagem radiológica dos dentes do paciente.
Esse exame é feito de modo que o dentista possa ter uma visão detalhada dos dentes em questão desde a região da raiz até a coroa.
Isso significa que é possível promover ao dentista uma análise detalhada a respeito do dente.
Portanto, a partir dela, o dentista consegue avaliar e identificar a formação de problemas nessa região.
Ele também é o tipo de raio X mais presente no ramo da odontologia, pois ele é capaz de mostrar problemas tanto na gengiva e raiz quanto na coroa dental.
Diferença entre radiografia periapical completa e parcial
A radiografia periapical em si pega em torno de 2 a 3 dentes da boca, o que a faz ser chamada de parcial.
O que significa que normalmente esse tipo de radiografia é feita quando o objetivo é observar um conjunto específico de coroas ou raízes.
Já a radiografia periapical completa consiste em um conjunto de radiografias periapicais parciais que totalizam um conjunto de 14 imagens.
Desse modo, por meio desse conjunto de radiografias o dentista consegue ter uma visão geral de todos os dentes e raízes presentes na boca.
Radiografia digital
O exame de radiografia periapical digital é exatamente o mesmo tipo de exame, porém é feito utilizando um outro tipo de aparelho.
O aparelho utilizado é capaz de emitir até 90% radiação que o convencional, além disso ele possui outros benefícios que são:
- Maior facilidade na hora de armazenar a imagem;
- Oferece mais facilidade na hora de acessá-lo;
- Entrega uma imagem com maior qualidade;
- Evita a necessidade de utilizar materiais que são difíceis de serem reciclados.
Desse modo, a radiografia periapical digital é feita de modo que agilize o processo para o dentista e para o paciente, além de gerar menos resíduos.
Como é feita a radiografia periapical?
Para realizar a radiografia periapical não é necessário nenhum tipo de preparação prévia, o que significa que não é necessário fazer jejuns e afins.
Desse modo, o único requisito para se realizar a radiografia periapical é o pedido médico. Após o profissional requisitar o exame, o paciente deve se dirigir a um centro de radiologia, especializado ou na própria clínica.
Ao chegar lá, deverá apresentar o pedido para o profissional radiologista para que ele possa realizar o exame.
O que é possível identificar com esse exame?
Através da radiografia periapical é possível identificar e tratar alguns tipos de problemas. Portanto, esse tipo de exame consegue diagnosticar:
- Cárie independentemente do tipo;
- Acompanhamento de tratamentos endodônticos;
- Verificação de traumas periapicais;
- Diagnóstico de problemas nas estruturas dos dentes;
- Verificação da presença de cistos ou outros corpos estranhos;
- Avaliar o estado de implantes;
- Diagnosticar traumas.
Radiografia periapical preço
O preço da radiografia periapical não é fixo, portanto ele pode variar de acordo com diversos fatores que são:
- Local;
- Região;
- Clínica escolhida;
- Presença de plano odontológico;
- Se será uma radiografia periapical completa ou parcial.
Desse modo, por esse preço possuir tantas variáveis que influenciam no valor final, não é possível estabelecer um valor fixo.
Sendo assim, o preço da radiografia periapical completa costuma variar em torno de R$ 150 (cento e cinquenta reais) e a parcial gira em torno de R$ 50 (cinquenta reais).
Portanto, para se conseguir o melhor valor é recomendado realizar uma pesquisa de preço na região e analisar qual o local que possui o melhor valor.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista garantem que ele possa pedir o exame de radiografia periapical quando necessário e analisá-lo de maneira mais simples.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Deixe um Comentário
(0 comentário)