O Que Você Procura ?

radiografia oclusal

Radiografia oclusal: como é feita e quando é indicada?

dentista2

A radiografia oclusal é um tipo de radiografia intraoral (dentro da boca) que é muito importante para a manutenção da saúde bucal.

Veja aqui como ela funciona, quais são as suas indicações, importância e quanto custa:

O que é radiografia oclusal?

Os exames de imagem radiográficos e raios x odontológicos são ferramentas importantes para o diagnóstico e a prevenção de problemas bucais.

Também conhecida como RX oclusal, a radiografia oclusal é um tipo de exame de imagem intraoral muito usado pelos dentistas. Por meio dessa tomada intrabucal, é possível identificar os dentes superiores ou inferiores, tal como as estruturas ósseas associadas.

Tem como objetivo fazer a avaliação da posição de raízes residuais (restos de raízes), dentes supranumerários (excedentários) e dentes inclusos (como os dentes do siso), por exemplo.

Dessa forma, há a avaliação da dentição do paciente, analisando a presença ou a falta do dente do siso, além da presença de dentes excedentários.

radiografia oclusal

Como é feita a radiografia oclusal?

Como dito, a radiografia oclusal é um tipo de exame que tem como objetivo a captação de imagens intraorais, localizadas dentro da boca.

Por meio desse exame, a película radiográfica é posicionada entre os dentes da maxila superior e os dentes do maxilar inferior, fazendo com que ela fique estabelecida entre os dois arcos dentários, superior e inferior). A posição fica como se o objeto tivesse sido mordido pelo paciente.

dentista1

Em seguida, os dentes recebem uma incidência de raios X, que seguem a uma determinada angulação relativa à posição da película. É seguindo esses passos que se é possível obter a imagem radiográfica a ser analisada. Para que haja o resultado em um formato digital ou película, é feita uma captação do feixe ionizante em ambos os casos.

É por meio da conclusão desse tratamento que o dentista irá tirar conclusões sobre a arcada dentária do paciente. É por meio da observação do exame que o dentista conseguirá tirar conclusões sobre sintomas sentidos pelo paciente, descobrindo a causa de dores e desconforto. Com a descoberta da causa, o dentista é capaz de encaminhar o paciente para o tratamento mais indicado.

Entre os principais problemas que podem ser detectados pela realização da radiografia oclusal podemos citar o distúrbio da raiz nervosa, em que são sentidos sintomas como dor ou parestesia na extensão da pele. Nesse caso, o dentista também pode encaminhar o paciente para exames de neuroimagem e para eletrodiagnósticos.

Radiografia oclusal digital

Nos dias atuais, já se pode encontrar a radiografia oclusal digital, em que as imagens são tiradas em formatos digitais. A radiografia digital, por sua vez, é capaz de proporcionar uma série de benefícios em relação à radiografia tradicional com o uso da película.

Entre os benefícios que podem ser citados estão:

  • Facilidade e acessibilidade proposta por arquivos em suportes digitais;
  • Possibilidade de ajustes e/ou manipulação de imagem – podendo fazer alterações quanto ao brilho, contraste, zoom, etc;
  • Visualização em equipamento digital capacitado – como computadores e tablets.

Quais são as principais indicações da radiografia oclusal?

Assim como demais tipos de radiografia, a radiografia oclusal é indicada diante de casos específicos e que requerem uma melhor e mais precisa avaliação feita pelo dentista especialista.

Veja quais são as principais indicações para o procedimento:

  • Análise de fratura de dentes anteriores e de osso alveolar;
  • Avaliação da locomoção do dente de alvéolo em caso de traumatismos dentários, depois da ocorrência de luxação;
  • Como projeção central diante do uso de paralaxe – sendo capaz de estabelecer a posição vestíbulo palatina de caninos que ainda não tiveram a sua erupção;
  • Análise da região periapical dos dentes anteriores – considerando se uma tomada periapical pode ou não ser feita;
  • Melhor visualização de caninos que ainda não foram erupcionados, de supranumerários e odontomas;
  • Avaliação da extensão de lesões na região anterior da maxila;
  • Estudo de determinadas anomalias – como a avaliação da extensão de lessões ósseas;
  • Entre outros.

Como é a preparação para o RX oclusal?

Para passar por uma rx oclusal, o paciente não precisa passar por nenhuma preparação especial.

Quando o procedimento é indicado pelo dentista, ele pode ser feito ao longo da consulta. Vale ressaltar que a realização apresenta nenhum risco ou complicação significativa.

Quem pode fazer a radiografia oclusal?

O exame é tranquilo e pode ser feito em crianças e adultos.

Grávidas também podem fazer o procedimento, contanto que sejam consideradas as devidas orientações.

Mesmo que não seja uma complicação significativa, é preciso que a grávida informe aos profissionais envolvidos a respeito de sua condição ou de sua suspeita. Dessa forma, se evita que o bebê não seja exposto à radiação emitida em meio ao exame.

A radiografia quando feita em grávidas, são feitas utilizando medidas de proteção, sendo necessário o uso de um avental específico feito com revestimento de chumbo, material capaz de proteger o bebê e o resto do corpo da exposição à radiação.

O exame dói?

O exame é totalmente indolor, não sendo capaz de causar nenhum tipo de dor ao paciente.

Assim, quem tem costume de postergar ou ignorar as visitas regulares ao dentista, não possuem motivos para temer o procedimento. Deve-se levar em conta que a realização do procedimento está por trás de diagnósticos de problemas bucais e assim, de seus tratamentos.

Para que o procedimento seja realizado com o conforto necessário, o profissional faz a preparação previamente.

Quanto tempo a radiografia oclusal demora?

Por não ser um procedimento complexo, o processo não costuma demorar muito, possuindo uma execução bastante rápida, podendo durar em média de um a dois minutos.

Essa é uma das principais vantagens do exame, fazendo com que ele seja feito de forma ágil e sem atrapalhar no dia-a-dia.

Para uma melhor observação do dentista, a radiografia oclusal pode ser associada a outros exames radiológicos com diferentes características e objetivos, como o raio x dente de leite.

rx oclusal

Afinal, quanto custa um rx oclusal?

O valor de uma radiografia oclusal é bastante variável, e vai depender da clínica odontológica em que o procedimento é feito.

Vale a pena fazer uma pesquisa de preço, buscando fazer um equilíbrio de custo benefício.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são essenciais para que haja a manutenção da saúde bucal.

É por meio das idas periódicas ao dentista que se é possível prevenir e tratar problemas em sua fase inicial. Para isso, o indicado é que as visitas sejam feitas de 6 em 6 meses (2 vezes ao ano).

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!