O Que Você Procura ?

quiropraxia

Quiropraxia, quanto custa e para quê serve ?

dentista2

Em algum momento você já deve ter visto em alguma rede social vídeos com pessoas estalando a coluna, que é uma das práticas da quiropraxia.

A técnica chama a atenção, afinal, estalar a coluna pode ser algo para muitos, assustador ou prazeroso, aumentando assim a busca por esse tratamento.

Aqui irei falar sobre como a quiropraxia e como ela pode auxiliar em muitos tratamentos, como no caso do bruxismo. Uma boa leitura e vamos lá!

O que é quiropraxia?

Pode-se defina-la como uma especialidade e profissão da área da saúde que é responsável por diagnosticar, tratar e prevenir possíveis problemas nos nervos, músculos e nos ossos.

O tratamento é feito por um conjunto de técnicas, que lembra uma massagem, que são capazes de fazer como que as vértebras, músculos e tendões se movimentem para a posição correta, ou seja, voltam a funcionar da forma que deveriam no corpo.

É importante destacar que a quiropraxia é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Sendo também é compreendida como uma medicina alternativa que busca tratar os distúrbios acima por meio de suas técnicas.

Outro fator que precisa ser levado em consideração é de que essa técnica deve ser feita por profissionais treinados e especializados, porque quando feita de forma errada, pode trazer transtornos e lesões.

quiropraxia para que serve
Jovem sentindo dores na sua articulação mandibular (DTM).

Quiropraxia para que serve?

Por ser um tratamento complementar e alternativo, a quiropraxia pode ser indicada para os seguintes casos:

  • Dor no pescoço;
  • Dor nas costas;
  • Dor nos ombros;
  • Dor no pescoço;
  • Hérnia de disco;
  • Osteoartrite;

A partir do momento que é identificado algum dos casos acima, o quiropraxista, poderá fazer determinados movimentos, que podem restaurar o movimento adequado da coluna ou de outro local do corpo, fazendo com que a dor seja aliviada.

Assim, a sensação de relaxamento aparece no corpo, uma vez que quando é feita a técnica, ocorre uma diminuição da tensão muscular que aumentando o fluxo sanguíneo e diminui a pressão arterial, promovendo uma sensação de bem-estar.

dentista1

Mais uma vez, destaco a importância de fazer esse procedimento um profissional que seja especializado no assunto, para que não aconteça lesões no seu corpo.

Benefícios da quiropraxia

Podemos destacar alguns deles como o de não precisar fazer uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos, os resultados são rápidos, há uma melhora na saúde mental, alívio de dores e melhora a qualidade de vida e de postura.

Mas de onde veio a quiropraxia?

Apesar de parecer algo novo, a prática é bastante antiga, de modo que existem relatos e manipulações parecidas com as que são feitas pelos quiropraxistas hoje em dia.

Essas práticas são datadas desde o período antes de Cristo. Esses relatos podem ser encontrados tanto em documentos chineses como gregos, por exemplo, que mostram que havia um conhecimento e importância da coluna vertebral.

Voltando para os dias atuais, a prática da quiropraxia surgiu por volta de 1900, mas há estudos que relatam que em 1895 que realmente começou sua técnica, nos Estados Unidos por Daniel David Palmer.

Segundo Palmer, a técnica surgiu a partir uma pessoa que o doutor atendeu, alegando que perdeu a audição após sentir um estalo em suas costas.

Curioso com o ocorrido, ao averiguar a parte mencionada pelo paciente, Palmer procurou manipular manualmente a área atingida, e após alguns exames complementares, o paciente voltou a ouvir, quase que de forma imediata.

Desse dia em diante, obstinado pelo caso, Palmer passou a procurar pacientes que apresentavam diversos problemas e sem ligação com a coluna vertebral, mas que causavam desconfortos na região das costas.

Surpreso pelo resultado, Palmer encontrou muitas semelhanças com o caso do primeiro paciente e assim conseguiu estabelecer relações entre a saúde e o alinhamento das nossas vértebras.

Quais problemas posso tratar com a quiropraxia?

Muitos associam a quiropraxia como se ela fosse um problema que trata e previne problemas relacionados ao desalinhamento da coluna vertebral.

Além desses problemas, podemos destacar dores nas seguintes regiões: ciático, pelve, pescoço, lombar, costas, quadril, ombros, braço e qualquer outra região que possa estar ligada o sistema nervoso, músculos, e etc.

Quiropraxia na odontologia

O fato de poder trazer correção para diferentes áreas do corpo traz a quiropraxia para outras áreas, como a odontologia, em casos de bruxismo e problemas da ATM.

Segundo um estudo divulgado pelo jornal Estado de Minas, mostra que casos de bruxismo podem ser tratados com quiropraxia por causa da ligação direta com coluna cervical e mandíbula.

A partir disso, a quiropraxia busca fazer com que a movimentação da articulação da mandíbula venha ocorrer de forma mais correta. Além de buscar normalizar a tesão que fica na musculatura do pescoço e da face, já que a dor do esforço diminui.

Com isso, a técnica diminuindo a tensão nos dentes alivia os nós da musculatura, chamados de “trigger points” (pontos de gatilho), onde podem ocorrer os principais atritos.

É importante dizer que o tratamento age como um único tratamento de casos como o bruxismo e DTM. Afinal, é efeito do tratamento melhorar esses quadros clínicos, já que é necessário o trabalho conjunto com outros tratamentos para se ter mais eficiência.

quiropraxia é perigoso
Jovem sentindo fortes dores de Bruxismo, que com o tratamento correto, pode ter seus sintomas amenizados, a quiropraxia é indicada.

Quiropraxia é perigoso?

Por causar medo em algumas pessoas por devido os estalos que são realizados, algumas pessoas ainda se sentem relutantes quando expostas a técnica.

Segundo a fisioterapeuta e presidente da Associação Brasileira de Fisioterapeutas Quiropraxistas, Inês Nakashyma, há sim riscos da quiropraxia se tornar algo perigoso, porém, ela também alerta que para que isso aconteça, a escala é bem pequena.

Nakashyma continua sua explicação de que quando diagnosticado de forma incorreta, o problema na coluna pode ser a maior vítima.

A orientação da profissional é que antes de fazer procedimentos como o da quiropraxia, que seja avaliado o histórico dos pacientes, capaz de analisar possíveis sintomas e o seu estilo de vida, afinal, caso haja sinal de alguma lesão.

Outra informação importante que a profissional traz é a de que quando se manipula regiões sensíveis como a coluna, em que a artéria vertebral passa. Ao mexer com regiões tão sensíveis requer conhecimento detalhado do problema.

Uma vez que se essa parte for esticada durante o tratamento, cria a possibilidade de sofrer lesões, por exemplo, a falta de oxigenação do cérebro, podendo causar danos irreversíveis.

Quiropraxia preço

Geralmente, são feitas sessões para poderem diagnosticar e tratar as lesões. A partir disso, o valor de cada sessão pode sofrer alterações por causa de regiões e por profissional.

Porém, é possível criar a estimativa de que as sessões podem ficar em torno de R$ 100 (cem reais) e R$ 300 (trezentos reais), em que alguns casos o primeiro atendimento pode ter um valor mais alto, já que é feito a à avaliação profissional.

É possível também que o atendimento seja feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de modo gratuito. Isso porque a terapia se enquadra na categoria de terapias integrativas, junto com outras modalidades como acupuntura, florais, etc.

Para saber como funciona é recomendado consultar as unidades de saúde da sua região e seu atendimento, verificando a disponibilidade e a oferta.

Agora que você viu como a quiropraxia pode ser um aliado contra o bruxismo, a ida no consultório dentista não pode ser deixada de lado.

Crie o hábito de ir ao consultório dentista pelo menos a cada 6 meses.

Se você quer adiantar esse processo, você consegue agendar aqui sua avaliação e deixar tudo em dia!

E claro, não se esqueça. Gostou do texto, tem alguma dúvida ou algum outro tipo de informação, deixe aqui nos comentários, será um prazer lê-las!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!