O Que Você Procura ?

quanto custa uma obturação

Quanto custa uma obturação? Conheça seus valores

dentista2

Quanto custa uma obturação? Provavelmente você já se perguntou isso após ser encaminhado para esse procedimento.

A obturação de dente, por sua vez, se trata de um processo muito comum realizado em consultório odontológico e que pode assustar pacientes de início.

No entanto, a obturação é um procedimento simples e que tem como principal objetivo revestir um dente fraturado.

Saiba mais sobre a obturação, para que serve e quanto custa esse procedimento.

o que é obturação

O que é obturação?

Você sabe realmente o que é obturação? Frequentemente indicado na recuperação de dentes cariados, fraturados ou desgastados, a obturação é um procedimento odontológico bem comum, tendo em vista a frequência de suas causas principais.

É um procedimento simples, feito sob anestesia local em que possui como objetivo principal a cobertura das fendas que se formam na dentição e que estão comumente ligadas a maus hábitos, má higienização e assim, ao acúmulo de placa bacteriana.

Nesse procedimento o dentista retira o tecido cariado e tampa a abertura por meio de um material obturador que pode ter vários tipos.

Com a colocação desse material se evita que a raiz dentária seja atingida pela cárie e que maiores complicações apareçam, como a perda do dente.

Para que serve a obturação?

A obturação é recomendada pelo dentista em casos de finalização do tratamento da cárie. A adesão da obturação, tal como a do material obturador é essencial para proteger o dente de mais invasões por micro-organismos, impedindo que novamente ele seja alvo da formação de cáries.  

dentista1

Assim sendo, a obturação tem como finalidade devolver o funcional do dente, e em alguns casos, o estético. Essa restauração dentária é feita sem gerar dor ou incômodo, e assim, sanando problemas relacionados à degradação do dente.

Como é feita uma obturação no dente?

A realização de uma obturação no dente é feita seguindo alguns passos. São eles:

Aplicação da anestesia local

Procurando proporcionar alívio ao paciente durante a realização invasiva do procedimento, na grande maioria das vezes há a aplicação de anestesia local na parte da dentição afetada, fazendo com que assim a região não sinta a ação dos equipamentos.

Remoção do tecido atingido pela cárie

Uma vez que a estrutura dentária se encontra adormecida pelo efeito da anestesia, o dentista retira todos os tecidos cariados com a ajuda de equipamentos específicos como: uma broca dentária especial, um jato abrasivo e um laser.

Os instrumentos usados, por sua vez, vão variar de acordo com a localização do dente comprometido e da gravidade do estágio.

Limpeza do local

Em seguida, o odontologista realiza uma limpeza dos resíduos que ainda estejam no interior dos dentes. Dessa forma, haverá a moldagem do espaço do dente, fazendo com que faça a preparação da área para ser colocado o material obturador na abertura.

Aplicação de um gel ácido

Antes que haja a adesão do material de restauração pelo dentista, há a aplicação de um gel ácido, responsável por fazer a ligação de preenchimento, e assim, de otimizar a fixação do obturador que será utilizado e de dá mais estabilidade a matéria-prima.

Colocação do obturador

Após a preparação do local o dentista já faz a colocação do material obturador escolhido. Em casos em que a cavidade atingida pela cárie seja muito profunda o odontologista pode optar por colocar em sua base um protetor apropriado, protegendo assim, o nervo do dente.

Entre os materiais escolhidos para a realização do procedimento, alguns liberam flúor e protegem assim, o esmalte do dente da ação de bactérias e das cáries.

Lavagem e lustragem do dente

Logo após o material da obturação ser colocado, é preciso que o dentista enxágue o local e faça a lustragem do dente, o polindo para que recupere seu brilho natural.

Com a finalização do processo, sintomas como a perda da sensação dos lábios e das gengivas podem ser percebidos nas primeiras horas, sendo resultante da ação da anestesia.

Quanto custa uma obturação

Quais são os tipos de obturação de dente?

Há uma variedade de matérias-primas adaptadas ao processo de obturação, no entanto, cada uma é usada em situações determinantes e para estágios diferentes.

O melhor tipo de obturador deve ser indicado pelo seu dentista, sendo feita uma avaliação prévia da situação da arcada dentária do paciente, levando em consideração a gravidade da cárie, seu ponto e valor aquisitivo, além das características de cada material.

Conheça os principais tipos de obturação:

Porcelana

As obturações de porcelana, também chamadas de facetas ou incrustações, são confeccionadas em um laboratório de próteses e possuem como características principais sua resistência a manchas, alta durabilidade e bom aspecto estético graças ao seu tom semelhante a coloração natural dos dentes.

No entanto, vale ressaltar que os obturadores de porcelana possuem a tendência de ficarem rugosos e de levarem a um processo de erosão dos dentes opostos. Ademais, possuem um maior valor aquisitivo que os outros.

Ouro

As obturações feitas de ouro são conhecidas por sua resistência e por, ao contrário das de porcelana, não serem suscetíveis à erosão. Possuem uma boa duração que pode chegar a 15 anos.

Contudo, entre as desvantagens estão o custo mais elevado e a necessidade de mais uma sessão para que o procedimento seja concretizado.

Amálgama

A obturação por amálgama a alguns anos atrás era a mais comum de ser encontrada, mas está a cada dia perdendo a sua influência nos procedimentos odontológicos. O amálgama de prata também apresenta a resistência como um de seus pontos positivos, tal como o seu menor preço.

Além disso, a amálgama inclina-se por passar por processos de expansão e de encolhimento, fazendo com que o local esteja propício a desenvolver trincas e fendas. Uma vez que com o passar do tempo as peças tendem a escurecer, o aspecto estético tende a ser um fator negativo.

Resinas

As composições dos obturadores de compósito são aplicados na abertura, preenchendo e solidificando-se. Quando feitos em resina, os obturadores possuem uma coloração bem próxima da dentição original, o que melhora significativamente a estética.

Esse tipo de material não possui uma boa duração quando leva-se em conta os materiais metálicos, tendo a sua substituição feito em um período de 5 anos. O preço desse material é mais caro do que o amálgama, mas não é tão valorizado quanto o procedimento com ouro ou porcelana.

Ionômeros de vidro

Também comum uma duração significativamente menor, de menos de 5 anos, os ionômeros de vidro são feitos por meio de uma combinação de vidro e acrílico. Sua colocação é benéfica pois é capaz de liberar fluoreto, prevenindo as cáries. É umas das opções mais indicadas quanto à restauração de dentes de leite.

Quanto custa uma obturação?

Uma curiosidade da grande maioria é quanto custa uma obturação? O valor de uma obturação pode variar de acordo com uma série de fatores, tal como o quanto ao profissional, clínica, quanto à gravidade da situação e ao tipo de matéria-prima escolhida.

Dessa forma, o preço de uma obturação costuma variar de R$200 (duzentos reais) a R$900 (novecentos reais).

Quanto custa uma obturação

Visitas regulares ao dentista

Despois de saber quanto custa a obturação vale lembrar que as visitas periódicas ao consultório odontológico são essenciais para manutenção da saúde bucal, tal como para a prevenção do sorriso contra a ação de microrganismos e a formação de cáries.

É por meio da frequência dessas idas que procedimentos regulares como a profilaxia, de 6 em 6 meses, podem ser feitos, impedindo essas complicações e as identificando em sua fase inicial. Com isso, o tratamento é simplificado, evitando metodologias mais invasivas, como a de obturação.

Para pacientes que já estão com o material obturador, a importância dessa regularidade está na manutenção dos obturadores, permitindo que não danifiquem-se com facilidade, evitando trocas rápidas e que poderiam ser evitadas.

Logo, as visitas regulares a clínica odontológica OralDents visam não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!