Quanto custa uma obturação? Conheça seus valores
Quanto custa uma obturação? Provavelmente você já se perguntou isso após ser encaminhado para esse procedimento.
A obturação de dente, por sua vez, se trata de um processo muito comum realizado em consultório odontológico e que pode assustar pacientes de início.
No entanto, a obturação é um procedimento simples e que tem como principal objetivo revestir um dente fraturado.
Saiba mais sobre a obturação, para que serve e quanto custa esse procedimento.
Aqui você vai encontrar:
O que é obturação?
Você sabe realmente o que é obturação? Frequentemente indicado na recuperação de dentes cariados, fraturados ou desgastados, a obturação é um procedimento odontológico bem comum, tendo em vista a frequência de suas causas principais.
É um procedimento simples, feito sob anestesia local em que possui como objetivo principal a cobertura das fendas que se formam na dentição e que estão comumente ligadas a maus hábitos, má higienização e assim, ao acúmulo de placa bacteriana.
Nesse procedimento o dentista retira o tecido cariado e tampa a abertura por meio de um material obturador que pode ter vários tipos.
Com a colocação desse material se evita que a raiz dentária seja atingida pela cárie e que maiores complicações apareçam, como a perda do dente.
Para que serve a obturação?
A obturação é recomendada pelo dentista em casos de finalização do tratamento da cárie. A adesão da obturação, tal como a do material obturador é essencial para proteger o dente de mais invasões por micro-organismos, impedindo que novamente ele seja alvo da formação de cáries.
Assim sendo, a obturação tem como finalidade devolver o funcional do dente, e em alguns casos, o estético. Essa restauração dentária é feita sem gerar dor ou incômodo, e assim, sanando problemas relacionados à degradação do dente.
Como é feita uma obturação no dente?
A realização de uma obturação no dente é feita seguindo alguns passos. São eles:
Aplicação da anestesia local
Procurando proporcionar alívio ao paciente durante a realização invasiva do procedimento, na grande maioria das vezes há a aplicação de anestesia local na parte da dentição afetada, fazendo com que assim a região não sinta a ação dos equipamentos.
Remoção do tecido atingido pela cárie
Uma vez que a estrutura dentária se encontra adormecida pelo efeito da anestesia, o dentista retira todos os tecidos cariados com a ajuda de equipamentos específicos como: uma broca dentária especial, um jato abrasivo e um laser.
Os instrumentos usados, por sua vez, vão variar de acordo com a localização do dente comprometido e da gravidade do estágio.
Limpeza do local
Em seguida, o odontologista realiza uma limpeza dos resíduos que ainda estejam no interior dos dentes. Dessa forma, haverá a moldagem do espaço do dente, fazendo com que faça a preparação da área para ser colocado o material obturador na abertura.
Aplicação de um gel ácido
Antes que haja a adesão do material de restauração pelo dentista, há a aplicação de um gel ácido, responsável por fazer a ligação de preenchimento, e assim, de otimizar a fixação do obturador que será utilizado e de dá mais estabilidade a matéria-prima.
Colocação do obturador
Após a preparação do local o dentista já faz a colocação do material obturador escolhido. Em casos em que a cavidade atingida pela cárie seja muito profunda o odontologista pode optar por colocar em sua base um protetor apropriado, protegendo assim, o nervo do dente.
Entre os materiais escolhidos para a realização do procedimento, alguns liberam flúor e protegem assim, o esmalte do dente da ação de bactérias e das cáries.
Lavagem e lustragem do dente
Logo após o material da obturação ser colocado, é preciso que o dentista enxágue o local e faça a lustragem do dente, o polindo para que recupere seu brilho natural.
Com a finalização do processo, sintomas como a perda da sensação dos lábios e das gengivas podem ser percebidos nas primeiras horas, sendo resultante da ação da anestesia.
Quais são os tipos de obturação de dente?
Há uma variedade de matérias-primas adaptadas ao processo de obturação, no entanto, cada uma é usada em situações determinantes e para estágios diferentes.
O melhor tipo de obturador deve ser indicado pelo seu dentista, sendo feita uma avaliação prévia da situação da arcada dentária do paciente, levando em consideração a gravidade da cárie, seu ponto e valor aquisitivo, além das características de cada material.
Conheça os principais tipos de obturação:
Porcelana
As obturações de porcelana, também chamadas de facetas ou incrustações, são confeccionadas em um laboratório de próteses e possuem como características principais sua resistência a manchas, alta durabilidade e bom aspecto estético graças ao seu tom semelhante a coloração natural dos dentes.
No entanto, vale ressaltar que os obturadores de porcelana possuem a tendência de ficarem rugosos e de levarem a um processo de erosão dos dentes opostos. Ademais, possuem um maior valor aquisitivo que os outros.
Ouro
As obturações feitas de ouro são conhecidas por sua resistência e por, ao contrário das de porcelana, não serem suscetíveis à erosão. Possuem uma boa duração que pode chegar a 15 anos.
Contudo, entre as desvantagens estão o custo mais elevado e a necessidade de mais uma sessão para que o procedimento seja concretizado.
Amálgama
A obturação por amálgama a alguns anos atrás era a mais comum de ser encontrada, mas está a cada dia perdendo a sua influência nos procedimentos odontológicos. O amálgama de prata também apresenta a resistência como um de seus pontos positivos, tal como o seu menor preço.
Além disso, a amálgama inclina-se por passar por processos de expansão e de encolhimento, fazendo com que o local esteja propício a desenvolver trincas e fendas. Uma vez que com o passar do tempo as peças tendem a escurecer, o aspecto estético tende a ser um fator negativo.
Resinas
As composições dos obturadores de compósito são aplicados na abertura, preenchendo e solidificando-se. Quando feitos em resina, os obturadores possuem uma coloração bem próxima da dentição original, o que melhora significativamente a estética.
Esse tipo de material não possui uma boa duração quando leva-se em conta os materiais metálicos, tendo a sua substituição feito em um período de 5 anos. O preço desse material é mais caro do que o amálgama, mas não é tão valorizado quanto o procedimento com ouro ou porcelana.
Ionômeros de vidro
Também comum uma duração significativamente menor, de menos de 5 anos, os ionômeros de vidro são feitos por meio de uma combinação de vidro e acrílico. Sua colocação é benéfica pois é capaz de liberar fluoreto, prevenindo as cáries. É umas das opções mais indicadas quanto à restauração de dentes de leite.
Quanto custa uma obturação?
Uma curiosidade da grande maioria é quanto custa uma obturação? O valor de uma obturação pode variar de acordo com uma série de fatores, tal como o quanto ao profissional, clínica, quanto à gravidade da situação e ao tipo de matéria-prima escolhida.
Dessa forma, o preço de uma obturação costuma variar de R$200 (duzentos reais) a R$900 (novecentos reais).
Visitas regulares ao dentista
Despois de saber quanto custa a obturação vale lembrar que as visitas periódicas ao consultório odontológico são essenciais para manutenção da saúde bucal, tal como para a prevenção do sorriso contra a ação de microrganismos e a formação de cáries.
É por meio da frequência dessas idas que procedimentos regulares como a profilaxia, de 6 em 6 meses, podem ser feitos, impedindo essas complicações e as identificando em sua fase inicial. Com isso, o tratamento é simplificado, evitando metodologias mais invasivas, como a de obturação.
Para pacientes que já estão com o material obturador, a importância dessa regularidade está na manutenção dos obturadores, permitindo que não danifiquem-se com facilidade, evitando trocas rápidas e que poderiam ser evitadas.
Logo, as visitas regulares a clínica odontológica OralDents visam não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)