O Que Você Procura ?

protetor bucal

Protetor bucal: o que é e por que devo usar?

dentista2

Quem é fã de esportes já deve ter notado que quando está tendo uma luta, os lutadores estão usando um protetor bucal, mas para quê será que ele serve?

A prática esportiva pode ser muito prazerosa, porém, o perigo também anda junto dela. Isso porque dependendo do tipo de esporte escolhido, caso haja um trauma, as chances de perder um dente podem ser enormes.

Você é do time de esportistas? Neste texto estarei falando um pouco mais sobre o protetor bucal e tirando as principais dúvidas.

Se você que não faz parte desse time não fique triste, essas informações também são para você, vamos lá!

O que é um protetor bucal?

É possível que você nunca tenha ouvido falar desse acessório, então vamos começar do início.

Podemos definir o protetor bucal como um aparelho que se é possível se encaixar nos dentes, que tem como função protegê-los de qualquer possível tipo de impacto.

É indicado para quem participa de atividade físicas, sendo imprescindível o seu uso. Afinal, a possibilidade de quedas, movimentos bruscos ou choques com objetos podem produzir algum ferimento na área da boca, com o traumatismo dentário.

Algumas práticas de esporte que é importante o uso do protetor bucal são: futebol, basquetebol, beisebol, rugby, hóquei, skatismo, ginástica, ciclismo, entre outras.

Qual a função do protetor?

Uma pesquisa realizada pela instituição American Dental Association (ADA), mostrou que cerca de 5 milhões de dentes são arrancados completamente da boca por ano, sendo que 39% desses casos é por causa da prática esportiva.

A utilização de um protetor bucal é a melhor maneira de prevenção, porém, quando falamos em protetores bucais, surgem diversas dúvidas na cabeça dos atletas e também de alguns dentistas.

dentista1

A partir disso, o protetor bucal cobre os dentes superiores, de modo que evite fraturas nos dentes, cortes, entra outros problemas, é para isso que são projetados.

Há casos de pessoas que usam aparelho ortodôntico ou prótese dentária na arcada de baixo dos dentes de que seja necessário o uso do protetor bucal. Porém, isso dependerá do dentista que estiver sendo tratado.

Apesar de ser mais comum para esportistas, existe uma variedade de protetores para diferentes tipos de caso, podendo assim se estender para outras pessoas também.

Tipos de protetores bucais

O indicado é que o acessório seja de um material que tenha flexibilidade, resistente à ruptura e confortável ao usar.

Por ser usado a boca, é necessário que ele seja adaptável nesse ambiente, de modo que a fala da pessoa e a respiração não fiquem comprometidas.

Posto isso, podemos destacar 03 (três) tipo de protetor bucal que estão disponíveis no mercado, vamos a eles.

Protetor bucal feitos sob medida:

Como o nome já diz, esse tipo de protetor é diferente porque é produzido de acordo com o paciente.

Sendo assim, são diferentes podendo serem feitos por um dentista ou por um laboratório.

A vantagem desse tipo de protetor bucal é de que por serem feitos sob medida, são extremamente confortáveis, oferecendo uma excelente proteção.

O dentista responsável por ele irá tirar um molde dos dentes da pessoa e a partir dele começa a construir o protetor.

Esse tipo de protetor é escolhido pela maioria dos atletas, por causa do fator de conforto que ele possui. Porém, eles apresentam um valor mais alto, podendo fazer a diferença na hora de escolher um protetor.

Também conhecido como protetor bucal para bruxismo, o famoso ranger dos dentes durante a noite. Podendo ser um hábito bastante prejudicial para a saúde e ocasionar problemas dentários e na articulação temporomandibular (ATM).

Esse tipo de protetor bucal também pode receber os nomes de protetor dental, placa de mordida ou protetor noturno.

Protetor bucal moldável em água quente:

Nesse tipo de protetor, sua forma dependerá do paciente, uma vez que todos desse tipo têm a mesma forma, que é alterada quando colocado em água quente.

Isso acontece porque a água quente amolece o protetor, depois disso, a pessoa morte o plástico aquecido, que ao fazer isso, dará a forma de encaixe de acordo com seus dentes.

Diferente do primeiro, esse tipo de produto pode ser adquirido por lojas de produtos esportivos, como Centauro e Netshoes e são mais confortáveis que os do tipo comum.

Entretanto, é importante que siga as orientações de forma correta para que não ocorra problemas como o do protetor não se adequar nos seus dentes.

Protetores comuns:

O protetor bucal comum é mais acessível que os demais, e apresentam a vantagem de que já são baratos e pré-moldados.

Porém, ao mesmo tempo de já estarem prontos para o uso, é possível de que o protetor bucal comum não se ajuste bem aos dentes, podendo causar dificuldades de respiração e fala como citado mais acima no texto.

Protetor bucal personalizado:

protetor bucal personalizado
Protetor bucal ainda em sua embalagem.

Por último, mas não menos importante. Os protetores customizados multilaminados são confeccionados por cirurgiões-dentistas por meio de um equipamento de pressurização.

Essa técnica tem como vantagem um maior prazo de vida útil e resultando em uma adaptação superior ao protetor feito sob medida.

A partir disso, esse tipo de protetor apresenta outros benefícios como melhor encaixe, maior absorção, de impacto e dispersão de forças, ou seja, menos atrito na boca e consequentemente maior proteção e conforto para os atletas de plantão.

Além desses fatores, ele também não interfere na comunicação, ingestão de líquidos ou respiração dos atletas como os mencionados acima. Outro fator que o beneficia é que ele pode ser customizado de acordo com o desejo do atleta.

Tem como desvantagens o alto custo e a disponibilidade pois depende de um equipamento importado e de um cirurgião-dentista especializado.

Agora que já conhece os tipos de protetores bucais é ficar atento ao tempo de validade do produto, afinal, quando vencido, o acessório pode perder suas principais funções e colocar sua saúde bucal em perigo.

Tempo de vida-útil de um protetor bucal?

Para os atletas, o ideal é que os protetores sejam trocados a cada temporada – período de tempo de jogos ou práticas de esportes. Sendo assim, pode ser que seja de 06 (seis) a 8 (oito) meses.

É de extrema importância realizar a troca do acessório, porque com o passar do tempo, o desgaste do protetor diminui sua proteção.

Adolescentes que fazem o uso do acessório em práticas esportivas é importante que troquem seus protetores com uma frequência, por causa de estarem em fase de crescimento.

A melhor opção é manter uma rotina no consultório dentista e o profissional ao perceber que necessita trocar o protetor bucal, começa o processo de escolha e produção do mesmo.

Lembrando que segundo a Academia Norte-Americana de Odontologia Desportiva, ao usar protetor bucal quando praticar esportes, reduz em até 80% a perda dentária.

Agora que já sabe um pouco mais sobre o protetor bucal, por que não aproveita e confere como está sua saúde bucal?

É bem simples, você consegue agendar sua avaliação aqui.

Se gostou do nosso texto, tem alguma dúvida ou sugestão pode deixar nos comentários que será um prazer responde-los.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!