O Que Você Procura ?

protese total

Prótese total: o que é, quais são seus tipos e suas características

dentista2

A prótese total é um dispositivo protético utilizado por pacientes que perderam todos os dentes e precisam repô-los para restituir a estética e funções.

Dessa maneira, o paciente pode repor os dentes perdidos por outros artificiais e isso garante que o paciente possa retornar a sua vida normalmente.

Confira mais a respeito desse tipo de prótese dentária no artigo abaixo:

O que é prótese total?

A prótese total é um dispositivo que possui o objetivo de repor todos os dentes faltosos de uma determinada arcada da boca.

Desse modo, para substituir todos os dentes da arcada pode-se utilizar a prótese total superior e a prótese total inferior para suas respectivas arcadas.

Assim, ela consegue devolver ao paciente todas as funções que eram exercidas pelos dentes originais, assim como sua estética.

Portanto, ela consiste em uma prótese que serve para repor todos os dentes de uma arcada dentária do paciente, e isso pode ser alcançado utilizando a prótese fixa sobre implantes ou a prótese dentária móvel.

Sendo assim, o paciente tem a opção por optar por uma prótese que fixa que oferecerá mais estabilidade ou uma móvel que não necessita da instalação de implantes para seu uso.

Além disso, também existem diversos tipos de materiais disponíveis, nos quais cada um possui características diferentes.

dentista1

Quais são os tipos?

Assim como dito anteriormente, a prótese total possui diferentes modelos e materiais nos quais cada um possui características diferentes.

Desse modo, confira abaixo os diferentes tipos de próteses existentes, assim como suas características:

Prótese total móvel

A prótese total móvel, também conhecida como dentadura, é um tipo de prótese feita para substituir todos os dentes de uma arcada, oferecendo ao paciente a possibilidade de removê-la.

Para atender as demandas dos mais diversos tipos de pacientes, surgiu a necessidade de se desenvolver diferentes tipos de próteses móveis. Confira:

prótese total flexível

Prótese total flexível

A prótese dentária flexível é um modelo de prótese feita de silicone, e o fato de ser confeccionada com esse material garante a ela flexibilidade, ou seja, faz com que ela seja macia.

Geralmente ela é utilizada por pacientes que possuem gengivas frágeis ou sensíveis que não suportariam a versão da prótese rígida.

Desse modo, ela tende a ser mais confortável e menos danosa à gengiva do paciente, visto que o fato de ser flexível evita que aconteçam cortes e afins.

Porém, mesmo sendo boa para a gengiva do paciente, ela pode ser um pouco ruim para as funções mastigatórias, visto que sua flexibilidade não permite que ela ofereça ao paciente a estabilidade necessária para sua mastigação.

prótese total de acrílico

Prótese total de acrílico

Popularmente conhecida como dentadura, ela se assemelha a prótese flexível, porém possui o diferencial de ser rígida. Ela é um tipo de prótese móvel, ou seja, pode ser retirada quando o paciente desejar.

Por ser uma prótese móvel, ela possui a vantagem de poder ser removida para a higienização e para dormir.

Porém, por ser removível, ela acaba fazendo com que os ossos de sustentação sejam desgastados com o tempo, o que acaba exigindo a necessidade de reajustes.

Esses reajustes são necessários devido ao fato de que uma prótese mal ajustada pode causar diversos tipos de problemas, tais como lesões na boca, mucocele e outros.

prótese total overdenture

Overdenture

A overdenture é um tipo de prótese móvel que é sustentada sobre implantes, porém, apesar de utilizar implantes na sua sustentação, ela é uma prótese móvel.

Isso se deve ao fato de ela não ser posicionada diretamente sobre os implantes, mas sim fixada sobre um mecanismo de fixação posicionado sobre eles, que pode ser o O’ring e o barra-clip.

Esses mecanismos são responsáveis por oferecer à prótese uma boa fixação no período em que ela está na boca do paciente, conferindo a ele maior conforto ao realizar suas ações cotidianas.

Os implantes também fazem com que a prótese ofereça ao paciente maior estabilidade ao mastigar e também evitam feridas na gengiva causadas pela estrutura da prótese.

Prótese total fixa

Atualmente não existem muitos tipos de prótese fixa, portanto ela fica restrita a prótese protocolo, que é uma prótese total fixada sobre implantes e pode ser utilizada tanto na arcada superior quanto na arcada inferior.

Sendo assim, confira mais a respeito da prótese protocolo:

prótese total protocolo

Protocolo

A prótese protocolo é um tipo de prótese total que é fixada sobre implantes, os quais conferem ao paciente que a utiliza estabilidade na hora de mastigar e efetuar suas ações cotidianas.

Dessa forma, ao utilizá-la o paciente consegue obter mais estabilidade e conforto na hora de falar, sorrir e comer.

Devido ao fato de ela ser fixada sobre implantes, é necessário que o paciente os possua para que ela possa ser instalada.

Além disso, ao optar por utilizá-la, o paciente possui duas opções dentre as quais ele pode escolher por utilizar, e são elas:

  • Metalocerâmica, que é a prótese de porcelana fixada sobre implantes de metal e feita sobre uma estrutura metálica.

Apesar de a prótese de porcelana garantir uma boa estética, a estrutura de metal sobre a qual ela é fixada algumas vezes acaba aparecendo, o que pode causar um déficit estético;

  • Metal free, assim como o nome sugere, essa prótese não possui metal em sua estrutura. No lugar do metal ela utiliza a zircônia, que é um material que possui uma coloração mais esbranquiçada, que se assemelha à tonalidade dos dentes.

Portanto, ela é uma versão da prótese protocolo que é feita de porcelana sobre uma estrutura de zircônia, conferindo a ela uma estética mais agradável.

Prótese total imediata

Algumas pessoas não sabem o que é prótese total imediata, porém essa dúvida será esclarecida neste artigo.

A prótese total imediata, assim como o nome diz, é um tipo de prótese total, ou seja, é utilizada para substituir todos os dentes da arcada.

Porém, existem alguns casos onde já é possível  prever a perda dos dentes do paciente, e isso abre a possibilidade para o dentista extrair os dentes remanescentes que irão cair futuramente.

Desse modo, a prótese total imediata é a prótese feita para ser utilizada logo após a extração desses dentes remanescentes.

É necessário uma prótese diferenciada devido ao fato de que a cicatrização dos dentes removidos pode fazer com que a prótese fique instável.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são importantes, pois é por meio delas que o dentista pode realizar os moldes e ajustes necessários da prótese total.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!