O Que Você Procura ?

prótese dentária flexível

Prótese dentária flexível: descubra tudo sobre esse modelo de prótese

dentista2

A prótese dentária flexível, assim como os demais modelos de prótese, possibilita a restauração do sorriso com uma preocupação estética ainda maior.

Esse tipo de prótese móvel, como o próprio nome indica, é confeccionada por um material macio, o que flexibiliza a sua estrutura e oferece ainda mais conforto ao uso. Logo, os benefícios da prótese dentária flexível se mostra ter mais benefícios do que as demais.

Você sabe como funciona a prótese dentária flexível? Sabe quais são os suas vantagens e desvantagens? Veja aqui tudo o que você precisa saber.

o que é prótese dentária flexível

O que é prótese dentária flexível?

Diante da perda dentária, o paciente quando vai ao dentista se depara com uma série de possibilidades para recuperar e restaurar seu sorriso, a prótese dentária flexível é uma delas.

Feita por um material mais macio do que as demais opções, nylon ou silicone, ao contrário dos tipos de prótese dentária fixa essas próteses podem ser a melhor opção para quem deseja uma experiência com mais conforto e estética.

Como sendo uma alternativa à ponte dentária móvel com grampos metálicos, a prótese flexível valoriza uma melhor estética pela ausência das estruturas metálicas, perceptíveis ao sorrir.

Desse modo, a prótese dentária flexível é a melhor opção para quem deseja um dispositivo protético ainda mais preocupado com a aparência, de coloração e textura mais similar aos dentes naturais.

A substituição dos dentes pela prótese flexível removível pode ser tanto parcial ou total, dependendo do caso.

dentista1

Quando a prótese flexível é indicada?

Tendo em vista os demais procedimentos estéticos que surgiram no âmbito odontológico, como procedimentos com laminados cerâmicos (facetas dentárias e lentes de contato) e a plástica gengival, o uso de dispositivos protéticos pode ser um pouco desanimador para o paciente.

No entanto, a prótese flexível é a opção ideal mais estética à técnica tradicional com grampos feitos de metal, sendo a prótese dentária de silicone a mais utilizada. de Uma vez que seus grampos são produzidos em coloração similar as gengivas, a ponte dentária flexível também é chamada de prótese dentária com grampo invisível ou estético.

Logo, ela é indicada em casos de perda dos dentes, seja por traumas, evolução de cáries, doenças periodontais ou até mesmo por casos de bruxismo, em casos em que o paciente tenha como prioridade a boa aparência do sorriso durante o uso.

É uma opção eficiente para a recuperação de uma dentição mais harmônica livre da percepção dos grampos metálicos, no entanto, o seu uso requer atenção quanto a durabilidade, vantagens e desvantagens.

Ademais, é frequentemente usada de forma provisória a uma abordagem com implantes dentários, trazendo uma satisfação temporária.

Quais as suas contraindicações?

Entre as contraindicações do uso estão arcadas dentárias com muitos dentes faltantes (mais de 5 dentes) e substituição de dentes da arcada inferior (mandíbula). Ademais, deve-se evitar a sua utilização na falta de 4 dentes ou mais na região anterior superior bucal, devendo o último dente de cada extremidade da ponta dentária ser um dente natural, para servir de suporte.

prótese flexível desvantagens

Vantagens e desvantagens e prótese dentária flexível

Para você ter certeza que esse tipo de prótese dentária móvel é a melhor opção, é necessário que sejam levadas em conta as suas particularidades e as suas necessidades e prioridades quanto ao tratamento.

Veja quais são as vantagens e desvantagens da prótese flexível:

Vantagens

  •         Melhor aspecto estético;
  •         Ausência de grampos metálicos;
  •         Menor probabilidade de fraturas nos dentes de suporte;
  •         Possibilidade de uso como prótese dentária provisória;
  •         Menor custo-aquisitivo.

Desvantagens

  •         Mastigação complicada;
  •         Dificuldade quanto a adaptação da arcada inferior;
  •         Dificuldade de inserção e remoção;
  •         Menor estabilidade;
  •         Menor durabilidade;
  •         Menor resistência a quedas ou impactos;
  •         Menor biocompatibilidade;
  •         Estrutura interna mais consistente comparada à convencional.

Quais são os principais benefícios das próteses dentárias flexíveis?

 A prótese dentária flexível é a alternativa para os pacientes que não podem ou por algum motivo não querem optar por dentaduras tradicionais. Uma vez que não são dispositivos frágeis, graças a sua flexibilidade, possuem menor probabilidade de se romperem diante um choque ou queda.

Pela ausência dos grampos de metal ou adesivo específico, as próteses flexíveis são encaixadas sobre o tecido gengival. São confeccionadas em um material transparente e o que faz prevalecer a coloração natural da gengiva. É por essa simplicidade que esse modelo de prótese dentária tem o preço acessível se comparado aos demais.

Outro fator que pode ser benéfico, é o fato de não demorarem para serem fabricadas, proporcionando agilidade à recepção de suas demais vantagens.

Também graças às propriedades de seu material característico, o conforto é um dos grandes diferenciais das próteses flexíveis, com isso, a função mastigatória pode ser mais tranquila.

Alguns pacientes são alérgicos a materiais comuns na produção de demais modelos de pontes dentárias, como resina acrílica, níquel e outros materiais metálicos, podendo resultar na dificuldade dos movimentos bucais e, assim, nas funções bucais.

Nesses casos, a prótese flexível pode ser a única e melhor opção, sendo recomendadas ainda para pacientes que perderam parte da dentição há tempos.

As pontes dentárias flexíveis também são capazes de prevenir muitos dos problemas causados pelas próteses tradicionais. Próteses de resina rígida ou com base de metal podem fazer com que seja necessário um maior tempo de adaptação pelo usuário, fazendo com que ele tenha de aprender a mantê-las adequadamente na boca.

O processo de adaptação pode trazer desconforto, irritação e dores nos primeiros dias, sendo necessário que os pacientes se atentem à alimentação e aos cuidados quanto a higiene correta para evitar danos.

Quais são os seus principais contras?

Mesmo que as dentaduras flexíveis não tendam a quebrar facilmente, a limpeza deve seguir as orientações do dentista para a maior duração e conservação do acessório. Deve-se atentar ainda ao fato de que a base da prótese acumula mais placa bacteriana do que a enrijecida.

Entre as demais desvantagens pode-se citar também a comum dificuldade dos usuários em inserir e remover a dentadura, sua menor biocompatibilidade relacionada aos outros modelos e de mais difícil reparação e conserto após fraturas.

Logo, o paciente deve fazer o bom uso da dentadura, evitando alimentos muito duros e bem pigmentados. A higiene do material deve ser feita como uma escova de cerdas macias e água morna para que elas se mantenham frescas. O paciente também deve-se atentar a saúde da boca, enxaguando a boca com antisséptico bucal e escovando os dentes naturais ao menos 2 vezes ao dia e fazendo o uso diário do fio dental.

Mesmo considerando as suas várias vantagens, o paciente deve considerar também, que dependendo do seu caso, podem existir alternativas de melhores resultados, sejam estéticos ou funcionais, relacionados à mastigação e fonética. Contudo, o preço das outras opções tendem a ser mais elevados e limitadores.

Procedimentos adicionais a ponte dentária flexível

Assim como certos procedimentos, a prótese dentária flexível pode ser associada a outras abordagens para a melhor experiência do paciente.

Veja algumas delas:

Prótese dentária fixa sobre dentes naturais

O paciente pode fazer o uso da prótese flexível enquanto aguarda a confecção de uma prótese dental fixa com porcelana, outro modelo isento de estruturas metálicas e de valorização estética e que também proporciona bons resultados finais.

Prótese dentária fixa sobre implantes

Considerada uma abordagem mais otimizada quanto a técnica de prótese sobre implante ósseointegrado, também apresentam resultados satisfatórios e com boa duração. No entanto, é indicada em casos mais complexos e pode estar associada a realização de enxertos ósseos para suprir a perda óssea.

Enxerto ósseo

O processo de enxerto ósseo é a opção de processo adicional para casos de pacientes que sofrem de perda óssea, restabelecendo a estrutura e as suas imperfeições estéticas resultantes, seja parcial ou totalmente.

Quais são os cuidados necessários durante o uso?

Para fazer o bom uso de sua prótese flexível, assim como a prótese dentária fixa tradicional, é necessário que você entenda as suas indicações e coloque em prática todas as recomendações de seu dentista, proporcionando uma adaptação mais rápida e evitando futuras complicações.

Entre os principais cuidados necessários quanto ao uso desse modelo estão:

  •         Boa alimentação;
  •         Higiene bucal completa e adequada;
  •         Realizar o descanso noturno diário do uso da prótese;
  •         Visitar regularmente o dentista.

visitas regulares ao dentista

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao consultório odontológico são essenciais para a manutenção da saúde bucal, para a prevenção de problemas bucais e para a manutenção e troca da prótese removível flexível quando necessária.

clínica odontológica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

Logo, é por meio das visitas periódicas ao dentista que se consegue não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!