Propulsor mandibular: o que é, pra que serve e seus tipos
O propulsor mandibular, ou APM, é um dispositivo utilizado para correção de má-oclusões do tipo II, e tem como objetivo impulsionar o crescimento da mandíbula.
Conheça mais sobre esse tipo de aparelho
Aqui você vai encontrar:
O que são os propulsores mandibulares?
O propulsor mandibular é um aparelho utilizado para impulsionar o desenvolvimento da mandíbula quando o paciente possui problemas relacionados ao seu desenvolvimento.
O APM é um aparelho fixo que fica posicionado nos dentes molares superiores e inferiores, de modo que ele consiga realizar a força necessária para impulsionar o desenvolvimento da mandíbula.
Ele é uma alternativa do elástico intermaxilar para o tratamento dos pacientes que apresentam má-oclusão do tipo II com retrognatismo mandibular.
Retrognatismo mandibular é uma condição em que há o crescimento insuficiente da mandíbula ou essa se encontra posicionada muito para trás de modo que haja uma distância grande entre os incisivos superiores e inferiores, na qual os superiores se encontram muito para frente.
Como algumas vezes essa condição também faz com que os dentes fiquem inclinados para frente, o fato dele poder ser usado junto com o aparelho convencional é um bônus, já que pode-se resolver os dois problemas de uma vez.
Esse aparelho pode ser utilizado tanto em crianças quanto em adultos, sendo que sua eficácia é maior em indivíduos na fase de desenvolvimento.
Outro motivo pelo qual ele é visto com bons olhos é o seu preço extremamente acessível quando comparado com as outras opções de tratamento.
Como é feita a correção do retrognatismo mandibular?
O retrognatismo mandibular é causado pelo crescimento insuficiente da mandíbula. Esse crescimento deficiente faz com que haja uma diferença entre a posição da arcada inferior em relação à superior, de modo que a superior fique à frente.
Quando esse problema não é tratado, ele pode causar problemas como:
- Distúrbios na ATM;
- Alterações na fala e deglutição;
- Obstrução das vias respiratórias;
- Déficit estético.
Sendo assim, esse é um problema que deve ser tratado o quanto antes para evitar complicações. Desse modo, as possíveis formas de tratamento para esse problema são:
- Aparelho externo (quando identificado e tratado durante a infância.
- Cirurgia ortognática na fase adulta;
- Extração dos pré-molares superiores e retração dos dentes incisivos superiores;
- Uso do propulsor mandibular.
Assim como os outros tipos de má-oclusão, ela também possui o tratamento facilitado quando descoberto durante a infância.
Como funciona o aparelho APM?
O propulsor mandibular é utilizado para corrigir problemas relacionados ao crescimento mandibular, ou seja, ele serve para estimular o crescimento da mandíbula.
Esse aparelho possui dois modelos diferentes que funcionam de maneiras distintas. Esses modelos são:
Aparelho de herbst
O aparelho de Herbst serve para impulsionar o crescimento da mandíbula de modo que diminua a diferença existente entre a arcada superior e inferior.
Ele é feito com um sistema telescópico, que tem um pistão na parte inferior e um tubo na parte superior, em que o pistão é responsável por estimular o crescimento mandibular.
Por ser muito efetivo impulsionando o crescimento ósseo, ele é mais utilizado em crianças que por estarem em fase de desenvolvimento tem uma maior eficácia.
Muitos profissionais optam pelo seu uso por ter uma dependência menor do paciente durante o tratamento, devido ao fato de ser fixo e não depender do paciente retirar e colocá-lo.
Isso acontece devido ao fato de ser um aparelho fixo, o que significa que o paciente não precisa ficar tirando e colocando o aparelho.
O propulsor mandibular do tipo Herbst pode causar alguns incômodos no começo de seu uso que são:
- Dor ao mastigar, devido a sensibilidade causada pela força que o aparelho exerce;
- Pequenos cortes no interior da boca, devido à posição em que é colocado e seu formato;
- Pode haver um inchaço do rosto.
Normalmente esse tipo de aparelho é utilizado por um ano, e não atrapalha no fechamento e na abertura bucal. Em caso do paciente sentir muita dor ou sensibilidade dentária no período inicial de uso, pode-se fazer o uso de analgésicos para aliviar a dor.
Além disso, é recomendado que o usuário evite o consumo de alimentos duros ou pegajosos para que esses não danifiquem o aparelho.
Aparelho Powerscope
Esse é um modelo de propulsor mandibular que promove uma instalação mais simples além de um maior conforto para os usuários. Diferentemente do Herbst que atua no desenvolvimento ósseo, o Powerscope trabalha mais nos dentes.
Ele é composto por um pistão em cada lado da boca, em que uma ponta fica posicionada no primeiro molar superior e a outra ponta no primeiro pré-molar inferior, de modo que o pistão seja o responsável pela força exercida.
Motivo pelo qual ele é mais utilizado em adultos, já que esses não apresentam a capacidade de interferir no desenvolvimento mandibular, visto que sua formação óssea já está completa.
Apesar de o tratamento do retrognatismo em adultos normalmente ser feito por meio da cirurgia ortognática, existem tratamentos alternativos compensatórios que podem ser:
- A extração dos pré-molares superiores e retração dos incisivos superiores, porém esse processo tem a grande chance de causar problemas relacionados a estética;
- Uso de propulsores fixos para corrigir o crescimento insuficiente da mandíbula, ou seja, eles impulsionam o crescimento dela.
Para que serve o aparelho propulsor mandibular?
Assim como foi dito anteriormente, esse aparelho tem o objetivo de ser um tratamento alternativo para pacientes que apresentam um déficit no crescimento da mandíbula.
Logo, ele tem a função de estimular o crescimento da mandíbula por meio de forças exercidas pelo pistão do APM.
Ele também tem a vantagem de ser um tratamento com um preço bem acessível, além de contar com a vantagem de não depender do paciente lembrar de tirá-lo e colocá-lo, pois ele é um aparelho fixo.
Propulsor mandibular antes e depois
Antes do uso do propulsor mandibular, a pessoa com retrognatismo apresenta problemas relacionados ao posicionamento dos dentes inferiores em relação aos superiores, o que pode causar problemas estéticos e dificuldade para realizar tarefas comuns.
Desse modo, o tratamento dessa má-oclusão, seja por cirurgia ou não, é algo necessário para se evitar futuros problemas relacionados a ela.
Isso significa que após a correção dessa má oclusão por meio do APM garante que todos esses problemas sejam evitados, e proporciona uma qualidade de vida melhor para o paciente.
É importante mencionar que em alguns casos, o propulsor mandibular pode deixar os dentes inclinados para frente, mas essa inclinação pode ser corrigida com o aparelho convencional.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são essenciais para que haja a ação preventiva e o tratamento precoce de problemas.
É por meio dessa periodicidade que se é possível ter contato com os benefícios à saúde bucal que só podem ser feitos em consultório odontológico, tal como a profilaxia (limpeza bucal).
Também é por meio dessas visitas regulares que o dentista é capaz de avaliar a arcada dentária e passar as orientações necessárias quanto aos bons hábitos. É indicado visitar o consultório ao menos 2 vezes ao ano (de seis em seis meses).
A visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)