O Que Você Procura ?

preenchimento labial

Preenchimento Labial: qual o valor e como é feito?

dentista2

Tendências e modinhas vem e vão, entre elas, podemos destacar o piercing no nariz, franjas, mullets, entre outras. Algumas delas, fazem parte do que se pode chamar “padrão de beleza”, atualmente, podemos destacar o preenchimento labial.

A boca “carnuda” e com mais volume é o desejo de muitas mulheres, porém, não é só o público feminino que está atrás desse procedimento.

Pensando nisso, aqui estão algumas dicas para quem deseja fazer um preenchimento labial, com todas as informações necessárias para te ajudar a decidir. Boa leitura!

O que é o preenchimento labial?

Trata-se de um procedimento estético que busca delinear o contorno ou aumentar o volume dos lábios. Uma das grandes percursoras do procedimento e que influenciou muitas outras pessoas, foi a empresária e influencer Kylie Jenner,

Para realizar o preenchimento, utiliza-se uma agulha ou cânula, que serão responsáveis por introduzir substâncias como o ácido hialurônico nos lábios de acordo com o desejo do paciente.

Por ser um procedimento que não requer cirurgia e é minimamente invasivo, pode ser feito no consultório, lembrando que o profissional que for aplicar precisa ser especializado, para que ele possa apresentar a melhor opção para cada caso.

Tipos de preenchimento labial

Desconhecido por alguns, existem 03 formas de se aumentar os lábios, dessa forma, temos as seguintes possibilidades:

  • Os temporários;
  • Os semi-permanentes e
  • permanentes.

Entenda aqui como funcionam cada um deles:

Temporários

Nesse tipo de procedimento utiliza-se o ácido hialurônico, que é um material seguro e totalmente aceito pelo nosso organismo, ou com gordura autógena, que pode ser retirada do próprio corpo (de regiões como culote) ou obtida através de lipoaspiração.

Para alguns especialistas, quando se usa a gordura autógena, as chances de o corpo aceitar e absorver o material é de 30% a 40%, mantendo o restante.

dentista1

Porém, como são células vivas de gordura, elas podem aumentar caso a pessoa ganhe peso, podendo resultar no aumento dos lábios. Por isso, o ácido hialurônico pode ser uma alternativa mais eficaz par quem deseja fazer o procedimento.

É importante destacar que o preenchimento labial temporário que é feito com ácido hialurônico (AH) é o mais recomendado entre os especialistas.

Semi-permanentes

Já estes tipos utiliza-se a hidroxiapatita de cálcio e poli lactona, que quando aplicadas podem provocar a formação de granulomas e nódulos, mas não são indicados para uso nos lábios por causa dessa mesma condição.

Permanentes

Para este procedimento, utiliza-se o silicone, PMMA ou metacrilato, que são substâncias sintéticas, ou seja, que não são produzidas pelo corpo, e por causa disso podem provocar reações diversas no corpo ou parte onde foram aplicadas.

Entretanto, de acordo com especialistas, o preenchimento permanente com substâncias como o PMMA e hidrogel não são recomendadas, por causa de serem produzidas a partir do plástico e acrílico, que não são absorvidos pelo corpo.

Quando injetadas no corpo, podem causar graves complicações, entre elas, pode-se destacar reações inflamatórias e infecções crônicas que apresentam certa dificuldade de tratamento.

Quem pode fazer o preenchimento labial?

De modo geral, não há muitas restrições sobre quem pode ou não fazer o procedimento, porém, existem casos que se deve ter mais atenção.

Por isso, o preenchimento labial é indicado para casos como:

  • Pessoas que tem pouco volume labial e que não se sentem satisfeitas com isso;
  • Quem tem incômodo com os sinais de envelhecimento;
  • Pacientes com patologias orais que passaram por algum tipo de processo dentário e acabou perdendo volume na projeção do lábio.

Um fator importante e que precisa ser levado em consideração quando se opta por fazer um procedimento como o do preenchimento labial, é de que o profissional avalie o estado de saúde do paciente, para que assim, evite possíveis transtornos.

Também não há idade apropriada para se fazer o preenchimento labial, mas recomenda-se que a decisão seja tomada depois dos 18 anos.

Casos em que o paciente seja menor de idade, deve-se avaliar a situação junto dos responsáveis e do médico, avaliando a finalidade buscada por ele.

Como é feito o preenchimento?

Quando é utilizado o ácido hialurônico, é comum que seja aplicada uma anestesia sob os lábios do paciente (região onde será inserida a substância).

Passados alguns minutos, o profissional começa a injetar o produto com uma agulha ou microcânula para dar o volume, definir o contorno ou corrigir defeitos dos lábios.

A partir disso, a substância é aplicada nas seguintes partes dos lábios: contorno, arco do cupido, filtro labial e tubérculos labiais.

Casos em que o preenchimento labial é feito com enxerto de gordura (da própria pessoa), exige um pouco mais de trabalho e atenção.

Afinal, é preciso preparar a gordura antes do procedimento, e depois ela é injetada com uma microcânula após ser aplicada uma anestesia local nos lábios.

Preenchimento labial dura quanto tempo?

Quando se utiliza o ácido hialurônico para fazer o procedimento, ele pode durar em torno de 6 a 12 meses, podendo variar por causa da quantidade de substância aplicada e também pela marca do produto.

Há também algumas empresas que produzem os preenchedores com ácido hialurônico e outras marcas apresentam uma tecnologia associada ao produto para sua durabilidade seja aumentada.

preenchimento labial masculino
Homem recebendo injeção com substância de preenchimento labial.

Preenchimento labial masculino

Segundo um relatório da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética, é possível dizer que no ano passado, homens foram submetido a mais de um milhão de tratamentos estéticos não cirúrgicos.

Quando se traz esses dados para o Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica o país está entre os principais países que mais realizam intervenções cirúrgicas, incluindo tanto homens quanto mulheres.

A busca do público masculino por tratamentos estéticos se dá pelo fato de serem menos invasivos e apresentarem efeitos imediato.

Por isso, muitos homens estão aderindo ao uso da toxina, preenchimento labial e suavizar as linhas de expressão.

Também há presença de outros procedimentos, como o preenchimento de mandíbula, que busca deixar o rosto mais marcado e quadrado, dando uma aparência mais máscula para quem assim desejar.

Preenchimento labial antes e depois

Como qualquer outro procedimento, o preenchimento labial pode apresentar efeitos colaterais após ser feito, e isso pode variar de pessoa para pessoa.

Por isso, é importante seguir as recomendações, passadas pelo profissional, entre elas, podemos destacar as seguintes:

  • Não toque, massageie ou comprima a área tratada;
  • Evite usar maquiagem no dia da aplicação;
  • Não fazer esforço físico por 24 horas;
  • Não aplique cremes e pomadas na região em um período de 48 horas;
  • Manter-se longe do sol e usar protetor solar;
  • Evite fazer procedimentos estéticos que possam necessitar de microagulhamento, limpeza de pele e peeling por um período de 30 dias.

É possível reverter o preenchimento labial?

Pode acontecer casos em que o paciente queira reverter o procedimento, como aconteceu com a empresária e influencers Kylie Jenner, que optou por diminuir o seu preenchimento labial em 2018.

A partir disso, é possível desfazer o procedimento nos seguintes casos:

Reversão de preenchimento labial temporário

É utilizada uma enzima, a hialuronidase que quando entre em contato com o ácido hialurônico, ajuda o procedimento a ser eliminado do corpo humano, ao fazer suas necessidades fisiológicas, na urina e fezes.

Reversão de preenchimento semi-permanentes

Esses procedimentos podem durar cerca de dois anos, mas caso ocorra algum problema com o preenchimento nesse período, não há como revertê-lo de forma imediata.

Afinal, é preciso que o profissional que aplicou avalie a situação individualmente e assim decida o que é possível fazer a respeito.

Reversão de preenchimento labial permanentes:

Neste caso, não há como remover o material injetado nos lábios, por causa do material ser permanente. Para que ocorra a reversão desse tipo, é necessário um procedimento cirúrgico, que pode deixar sequelas no paciente.

Quando o assunto é procedimento estético, todo cuidado é pouco, por isso, sempre procure informações referente ao profissional que irá fazer a aplicação do produto, levando em consideração, referências, preço, especialização, entre outras.

preenchimento labial valores
Mulher recebendo injeção de sustância para preenchimento labial.

Preenchimento labial valores

É difícil definir um valor específico sobre o procedimento estético, desse modo, o preço pode variar de acordo com alguns fatores, entre eles a escolha do profissional, a técnica e marca do produto.

A partir disso, dessa forma, o valor pode ir de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) à 4 mil reais (quatro mil reais).

Lembrando que é sempre importante procurar por um especialista experiente no procedimento e que use bons produtos. Se tem interesse a clínica OralDents pode te ajudar, agende sua avaliação!

E se gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!