O Que Você Procura ?

ppr flex

PPR flex: o que é, tipos, cuidados e quais suas características

dentista2

A PPR flex é mais uma das alternativas disponíveis no mercado de próteses que está cada dia maior e mais inovador.

O surgimento de novas próteses possui o objetivo de atender a necessidade de cada paciente, visto que cada um possui um estilo de vida diferente.

Confira mais a respeito da PPR flex abaixo, sobre o que é, materiais de construção e tipos:

O que é PPR?

A PPR, também conhecida como prótese parcial removível, é um dispositivo protético, que assim como os outros possui a função de substituir os dentes faltosos na boca do paciente.

Assim como seu nome sugere, ela é responsável por repor parcialmente os dentes faltosos, o que significa que ela não é capaz de repor todos os dentes da boca.

Portanto, caso o paciente tenha perdido todos os dentes de um ou das duas arcadas, o ideal é que ele procure uma prótese total para repô-los.

Além disso, a PPR exige que o paciente possua dentes em lados alternados da boca para a fixação dos grampos, que vão funcionar como suporte dos grampos da ponte.

Normalmente existem diferentes tipos de próteses que podem ser tanto móveis quanto fixas.

As próteses fixas podem ser fixadas por meio de cola odontológica ou por implante, enquanto a ppr pode ser fixada por meio de ganchos também chamados de grampos.

dentista1

Esses grampos possuem versões estéticas e convencionais, nas quais as convencionais são metálicas e as estéticas são confeccionadas de acrílico.

prótese ppr flex

O que é prótese PPR flex?

A PPR flex é uma variação da da prótese parcial removível que é feita utilizando materiais flexíveis, o que garante que ela também seja flexível.

Sendo assim, ela possui o objetivo de ser uma alternativa à PPR convencional. Porém, sua diferença não se baseia apenas em sua flexibilidade, mas também em sua estética.

O benefício estético vem principalmente do fato de o material utilizado em sua confecção se assemelhar mais aos dentes e gengiva naturais.

Além disso, o modelo flexível conta com o fato de não utilizar nenhum tipo de metal em sua construção, fazendo com que não apareça nenhum componente metálico durante o uso.

A PPR flex também não utiliza grampos metálicos, dessa maneira os seus são confeccionados de acrílico para ficar mais discreto.

Assim como seus grampos, ela também utiliza materiais diferentes que garantem sua flexibilidade, como o acrílico e o silicone.

Características do PPR flex

A PPR flex é uma variação da prótese parcial, também conhecida como ponte móvel, ou seja, ela faz parte do grupo de dispositivos protéticos responsáveis por substituir parcialmente os dentes.

Isso significa que ela não consegue repor completamente todos os dentes de uma arcada. Desse modo, ela é responsável por substituir apenas alguns dentes perdidos.

Ela possui duas versões, uma menos flexível feita de acrílico e outra mais flexível feita de silicone. Ambas possuem grampos estéticos.

Além disso, esses materiais conseguem se assemelhar às gengivas e dentes naturais fazendo com que sejam uma opção ainda mais esteticamente agradável.

Também possuem a vantagem do material garantir que eles não peguem cheiro durante o uso, de modo que essa seja mais uma de suas vantagens.

Outro grande bônus da PPR flex é o fato de ser fabricada mais rapidamente e pelo fato de não possuir nenhuma parte metálica, evita casos de rejeição e alergia ao metal.

Sendo assim, sua flexibilidade faz com que ela possa ser encaixada sem necessitar desgastar os dentes ou a prótese.

Ela promove uma maior facilidade na hora da higiene bucal por conta de sua flexibilidade auxiliar na remoção, o que evita complicações durante a escovação.

Sobretudo não podemos esquecer de mencionar que ela não fere a boca pois ela é macia o suficiente para evitar tais problemas.

Porém, ela não possui apenas vantagens, de modo que suas desvantagens são:

  • Período de adaptação mais complicado, principalmente para a inferior;
  • Menor durabilidade que o modelo convencional;
  • Estabilidade da mastigação comprometida;
  • Menos resistente a quedas e impactos (acrílico).

PPR flex

Tipos de Prótese removível

As próteses removíveis, assim como o nome sugere, são dispositivos protéticos que podem ser removidos a qualquer momento.

Isso garante que elas proporcionam maior facilidade na hora da limpeza, visto que podem ser removidas durante a higienização. Confira os modelos de próteses removíveis aqui:

  • Overdenture, é um tipo de prótese total removível sobre implantes;
  • PPR/PPR flex, ambas se tratam se próteses parciais responsáveis por repor os dentes parcialmente;
  • Prótese protocolo, é uma prótese fixa total fixada sobre implantes;
  • Coroa dentária, se baseia em uma prótese unitária, ou seja, cobre somente um dente;
  • Ponte fixa, é um tipo de prótese removível feita para repor dentes faltosos em posições adjacentes.

Sendo assim, apesar de todas conseguirem exercer sua função, cada uma delas possui seus prós e contras e também possuem funções diferentes.

Desse modo é importante conhecê-las para que o para saber mais a respeito de qual te atender melhor.

Mas também deve-se ter em mente que existem diferentes materiais de confecção que também são capazes de garantir características únicas.

E que apesar de você conhecer tudo sobre as próteses, apenas o dentista é capaz de te apontar a melhor decisão

Materiais da PPR flex

A PPR flex pode ser confeccionada com 2 materiais diferentes, o acrílico e o silicone, no qual cada um possui sua característica específica.

As diferenças nesses dois tipos de materiais são:

  • Acrílico, a de acrílico consistem em uma prótese mais firme, garantindo que ela seja mais escolhida;
  • Silicone, a versão de silicone é uma versão menos rígida que a de acrílico

A adaptação das duas também costuma ser um pouco diferente, visto que uma é mais rígida que a outra. Portanto, elas se diferem tanto na adaptação quanto no conforto.

Além dos materiais, ela também pode ser confeccionada para duas regiões diferentes, fazendo assim a PPR inferior e a superior.

As características de cada uma são:

PPR flex superior

A PPR flex superior é o dispositivo protético flexível que é utilizado para substituir os dentes faltosos superiores e para ser uma alternativa das próteses rígidas.

Apesar de não exigir desgaste dos dentes remanescentes, essa prótese não é recomendada para pacientes que perderam muitos dentes.

Isso se dá pela falta de estabilidade gerada pela flexibilidade da prótese, que mesmo sendo confortável ainda possui seus problemas.

PPR flex inferior

Esse é o modelo desenvolvido para ser utilizado na arcada inferior. Essa região é conhecida por ter uma péssima adaptação devido a movimentação da língua.

A flexibilidade da PPR flex torna o processo de adaptação ainda mais complicado pela falta de estabilidade durante a mastigação.

Por conta disso, seu uso não é recomendado para a arcada inferior, sua flexibilidade tende mais a atrapalhar que auxiliar durante a adaptação.

Cuidados

Apesar dessa prótese ter o tempo médio de duração de 2 a 3 anos, é possível estender esse tempo a partir do bom cuidado com ela.

Sendo assim, bons cuidados para se ter com sua prótese são:

  • Evitar apoiá-la diretamente sobre superfícies, o ideal é sempre forrá-la antes;
  • Mantê-la em um copo com água quando não estiver utilizando-a;
  • Limpe-a diariamente para evitar o acúmulo de bactérias e partículas;
  • Não utilize água quente para higienizá-la;
  • Caso perceba algum desconforto durante o uso procure seu dentista.

 

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são necessárias para manter o bom estado da PPR flex e receber instruções de higienização delas.

Além disso, por meio delas é possível identificar problemas de saúde bucal como cáries e afins e também corrigir problemas de alinhamento.

Dessa maneira é possível resolvê-los antes que se tornem problemas graves e complicados de se tratar.

Elas garantem que seja possível realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!