ponto preto no dente

Ponto preto no dente: o que pode ser e como tratar?

O ponto preto no dente pode parecer algo inofensivo inicialmente, porém algumas vezes, ele pode ser o início de um problema grave.

Saiba mais sobre o que pode ser o ponto preto no dente e também sobre suas possíveis complicações:

O que podem ser pontos pretos no dente?

O ponto preto no dente normalmente está ligado a presença de cáries, porém essa nem sempre é a situação. Esse ponto preto no dente também pode ser algum alimento preso no dente, tártaro, tabagismo, causada por algum medicamento ou consumo de alimentos com muito corante.

Também é válido lembrar que os dentes não possuem a superfície completamente lisa e isso pode acabar causando o acúmulo de resíduos que podem danificar o esmalte e gerar manchas. As manchas nos dentes também podem aparecer por conta de implantes ou algum canal dentário.

Ponto preto no dente é cárie?

A causa do ponto preto no dente normalmente à cárie, pelo fato dela causar pequenas fissuras no dente que visualmente se parecem com pontos pretos.

Normalmente, a cárie é o motivo principal das manchinhas pretas no dente, por isso eles geralmente estão associados um ao outro.

Apesar de a causa da mancha nem sempre ser a cárie, não é motivo de se desleixar com os cuidados. Caso você perceba alguma mancha persistente nos dentes, é recomendado procurar um dentista e informá-lo da situação.

O que é um ponto preto no dente perto da gengiva?

Quando o ponto preto no dente está próximo a gengiva, ele pode vir de qualquer um dos motivos acima e também dos implantes dentários.

Independentemente de qual for o motivo, é recomendado procurar ajuda profissional, pois em qualquer um dos casos o dentista pode iniciar o tratamento para resolver o problema.

pontinho preto no dente

Pontinho preto no dente: como tirar?

Quando a causa do ponto preto no dente é a cárie, é preciso realizar o tratamento para removê-las. Ele pode ser feito em consultório odontológico por meio de raspagem, em casos mais leves, e em casos mais severos, pode ser necessário o tratamento de canal.

Outra alternativa para remover as cáries é o gel papacárie, que é uma forma caseira de tratamento. Entretanto, seu uso deve começar somente após a recomendação de um profissional.

Nos casos em que a causa das manchas são o tártaro, sua remoção é um pouco mais simples, pois é possível removê-lo durante a profilaxia, por meio da raspagem. Caso seja causada por cigarros, medicamentos ou corantes, sua remoção pode ser feita por meio de clareamento dentário.

No entanto, quando a causa da mancha é o escurecimento do implante, não é possível removê-la por clareamento. Desse modo é necessário a troca da prótese.

O que é a cárie?

A causa da cárie é o acúmulo de bactérias que muitas vezes acontece devido a falta de uma boa higiene bucal. Essas bactérias formam uma placa no esmalte dos dentes, e com o tempo vão danificando a camada de esmalte dentário.

A corrosão causada por essas bactérias gera pequenos pontos pretos no dente, que na verdade são buraquinhos. Esses furinhos são chamados de cáries, e caso não sejam tratados inicialmente podem gerar complicações severas.

O que ela pode causar?

Quando a causa do ponto preto no dente é a cárie, podem aparecer algumas complicações severas, como por exemplo:

• Sensibilidade extrema: causada pelo desgaste do esmalte que acaba deixando a polpa do dente, lugar onde ficam as terminações nervosas e vasos sanguíneos do dente, o que pode acabar causando muita dor;
  • Perda dentária: quando a infecção causa um dano muito grande a polpa do dente, se torna inviável sua restauração. A menos que haja a possibilidade de salvá-lo, o dente deve ser extraído;
  • Halitose: quando a cárie atinge os tecidos periodontais ela pode gerar abscessos, que são uma bolsa de pus, além de poder haver o acúmulo de partículas de alimentos, que podem causar o mau hálito;
  • Problemas na mastigação: devido a dor causada pela sensibilidade e pelas inflamações, a mastigação se torna um processo extremamente doloroso;

Quando ignoramos a cárie, ela pode deixar de um simples pontinho preto que gera incômodo na boca e se tornar um problema geral do corpo.

Como evitá-la?

Quando a cárie é a causa do ponto preto no dente, é possível evitá-lo com bons hábitos de higiene bucal, como por exemplo:

• Escovar bem os dentes após as refeições;
  • Usar o fio dental;
  • Hidratar-se bem;
  • Evitar o consumo de cigarros e açúcar em excesso.

Contudo, como forma de complementar os bons hábitos de saúde bucal, o indicado é ir ao consultório efetuar a profilaxia de 6 em 6 meses.

No entanto, caso você tenha um ponto preto no dente e desconfie que seja por causa de cáries, o indicado é procurar um dentista para avaliar a situação.

Dessa maneira, ele será capaz de indicar o tratamento ideal para a remoção dela, que pode ser a restauração, canal dentário ou a extração dependendo do nível de dano causado ao dente.

O que é tártaro?

O ponto preto do dente também pode ser consequência do tártaro. Ele, também chamado de cálculo dental, é a placa bacteriana endurecida e pode ser formado tanto nos dentes quanto no periodonto. Dessa forma, quando ocorre na gengiva pode causar irritação.

Além de ser um problema estético, por causar manchas nos dentes, ele proporciona um ambiente favorável para o desenvolvimento da placa bacteriana.

O que ele pode causar?

Além de causar manchas nos dentes, o tártaro proporciona um ambiente ideal para o desenvolvimento das bactérias. Desse modo, há o aumento no número delas, o que pode levar a doenças periodontais e o possível aparecimento de cáries.

Ainda é possível a presença de mau hálito e dor de dente, e em alguns casos sangramentos gengivais.

Como evitá-lo?

A cárie, assim como o tártaro, normalmente são consequências da má higienização bucal. Dessa forma, o ideal é que se mantenha ou desenvolva bons hábitos de limpeza bucal como os citados anteriormente.

Quando já existe a presença do tártaro no dente, o recomendado é procurar um profissional para executar a raspagem, que é o processo de remoção dele.

Por isso, o indicado é ter um bom plano odontológico, com ele todas as consultas regulares serão feitas e o acompanhamento com o dentista cumprido.

O dentista irá identificar precocemente o surgimento do ponto preto no dente, pois quanto antes se iniciar o tratamento melhor.  Ele também indicará o tratamento ideal de acordo com sua necessidade.

No plano também podemos encontrar todos os tratamentos citados acima, e com conforto e mais praticidade no atendimento.

A clínica odontológica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos e estéticos.

O seu sorriso é nossa prioridade! Agende uma avaliação gratuita aqui em uma clínica OralDents mais próxima de você.