Placa branca na garganta: saiba o que pode ser e como tirar
Você percebeu a presença de uma placa branca na garganta e não está sabendo qual a causa e o que fazer?
Buscando te ajudar, veja aqui como identificar, o que pode ser, como tratar e saiba se existe alguma relação com o covid.
Aqui você vai encontrar:
Placa branca na garganta, o que é?
O aparecimento de uma placa branca, ou de uma bola branca na garganta é um episódio de muito desapontamento e que, na maioria das vezes, está associado a outros sintomas desagradáveis.
Geralmente, a placa branca na garganta é sinal de um cáseo amigdaliano, do latim caseum, que significa queijo por conta da semelhança com uma “bolinha de queijo” e o odor parecido.
Dessa forma, essas anomalias esbranquiçadas são caracterizadas por serem pontos de acúmulo de pus na área das amígdalas. O cáseo, por sua vez, pode ser um sintoma de amigdalite aguda e das faringites, estando associadas a inflamação crônica das amígdalas (amigdalite crônica caseosa).
A placa branca do cáseo é formada pelo conjunto de microrganismos, restos de alimentos, células da boca e proteínas salivares.
As amígdalas, também chamadas de tonsilas palatinas, são dois órgãos que estão localizados entre o sistema respiratório e o sistema digestório, especificamente na área da faringe. As amígdalas são responsáveis pela produção das células de defesa do corpo humano, chamadas de linfócitos.
E diante do aparecimento do cáseo amigdaliano, pode acabar transmitindo um odor forte. As placas podem acabar por serem liberadas em momentos como em meio ao espirro, tosse, quando se engole saliva ou quando a região se comprime.
Quais são os sintomas dos cáseos amigdalianos?
Além das placas brancas visíveis na garganta, os cáseos, por conta de sua composição, podem não apresentar nenhum outro sintoma relacionado.
No entanto, normalmente os indivíduos com esse problema, relatam outros sintomas, como:
- Mau hálito (halitose);
- Dor ou desconforto na garganta;
- Dor de ouvidos;
- Sensação de que algo está preso na garganta;
- Inflamação da garganta;
- Inchaço ou aumento das glândulas de amígdalas;
- Tosse persistente;
- Acúmulo de resíduos brancos ou amarelos na parte mais interna da garganta;
- Roncos;
- Alteração na percepção de sabor.
Vale considerar ainda que os cáseos amigdalianos podem variar quanto ao tamanho, e os de maiores proporções tendem apresentar sintomas mais expressivos, indo além das bolinhas brancas ou amarelas na garganta, presas a amígdala. Em contraposição, aqueles menores, podem passar despercebidos.
É muito importante, que na presença desses sinais, que o dentista ou otorrinolaringologista sejam consultados o quanto antes. Dessa forma, a causa por trás do cáseo poderá ser identificada, e assim, poderá ser definida a melhor forma de tratamento.
Quais são as causas do aparecimento da placa branca na garganta?
O cáseo não é considerado uma condição de saúde grave. No entanto, é importante se atentar quanto às suas possíveis causas, que levam a sua formação e composição. São elas:
- Condições que acabam acarretando a redução do fluxo salivar;
- Respiração predominantemente feita pela boca;
- Aumento das dimensões das criptas amigdalianas (pequenas cavidades presentes na superfície das amígdalas), fazendo com que restos de comida, bactérias e outros detritos fiquem presos mais facilmente;
- Casos que envolvem o aumento da descamação das células da boca – como o refluxo gastroesofágico.
Como é feito o tratamento da placa branca na garganta?
O tratamento da placa branca na garganta vai variar de acordo com a percepção do profissional que fará a avaliação.
Geralmente, o aparecimento dos cáseos amigdalianos, não requerem tratamento, apenas quando há a presença de um desconforto significativo ou mau hálito.
Em certos casos, o paciente pode ser encaminhado a um tratamento por laser, criptólise amigdaliana, havendo assim a eliminação das criptas nas quais os cáseos se formaram. No entanto, o tratamento não é capaz de barrar novamente o aparecimento dessas placas.
Outra forma de tratamento é a remoção mecânica dos cáseos por meio da compreensão das amígdalas ou por uma espátula, isso com a ajuda médica necessária.
Em último caso, diante de situações mais graves, o profissional pode orientar que seja feita a remoção da amígdala por meio de uma cirurgia. A cirurgia poderá ser indicada em casos em que os cáseos causam amigdalites (inflamação) e comprometem consideravelmente a qualidade de vida do indivíduo.
Vale considerar que algumas medidas podem ser feitas em casa para que haja o alívio dos sintomas, tal como gargarejos com água morna e sal, com chá de tanchagem ou chá de romã e própolis.
Por fim, é muito importante considerar uma boa higiene bucal para que haja a prevenção do problema, fazendo a escovação correta dos dentes e língua e a passagem do fio dental.
Visitas regulares ao dentista
As visitas periódicas ao consultório odontológico são determinantes para a manutenção da saúde bucal em dia, tal como a saúde geral. A periodicidade indicada é de 6 meses a 6 meses.
É por meio da ida ao dentista que se é capaz de detectar os problemas relacionados à saúde bucal em sua fase inicial, fazendo com que seja maior a probabilidade de sucesso de tratamento.
Logo, é por meio das visitas regulares ao dentista que se consegue não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)