O Que Você Procura ?

piercing na lingua

Piercing na língua: confira os principais cuidados e complicações

dentista2

O piercing na língua é um tipo de piercing na boca que como o nome sugere, é colocado na língua.

Ele é um acessório que exige uma perfuração na pele para sua instalação, visto que ele é utilizado de modo que atravesse a língua.

Apesar de ser um acessório bastante comum nos dias de hoje, ainda existem muitas controvérsias quanto ao seu uso.

Isso se deve ao fato de que vários dentistas vão contra o seu uso devido às várias complicações que podem derivar-se dele.

Porém, os profissionais responsáveis por colocá-los e os próprios usuários que mostram que com o devido cuidado é possível utilizá-lo sem passar por complicações.

Confira mais informações a respeito do piercing na língua no texto abaixo:

Como cuidar do piercing na língua?

O piercing na língua é um piercing na boca interno, o que acaba fazendo com que possam aparecer complicações devido ao local em que ele se encontra.

Dessa maneira, é importante que a pessoa que pretende colocá-lo ou o colocou faz pouco tempo tome alguns cuidados para evitar complicações.

Os cuidados necessários após sua fixação são:

dentista1

Cuidar da alimentação

Logo após a instalação do piercing na língua, é recomendado que o paciente substitua os alimentos de sua dieta por outros alimentos mais frios e macios.

Portanto, nos primeiros dias é recomendado evitar alimentos que exigem muita mastigação e o paciente também deve consumir bastante líquido.

Além disso, também é importante evitar alimentos gordurosos, carne de porco e derivados, alimentos quentes, ácidos e duros, além de evitar álcool e cigarros.

Quanto tempo demora para cicatrizar o piercing na língua

Quanto tempo demora para cicatrizar o piercing na língua?

A perfuração da língua pode causar dor, porém, essa dor é relativa, pois da mesma forma que alguns pacientes podem sentir bastante dor, outros podem não sentir tanta.

Desse modo, assim como a dor, a cicatrização também varia de pessoa para pessoa pelo fato de que cada um possui uma velocidade diferente de cicatrização.

Sendo assim, o tempo de cicatrização costuma durar até 4 semanas após a instalação do acessório. Além disso, é importante não remover ou trocar o piercing durante o período de cicatrização.

Isso é necessário pelo fato de que trocar ou remover a peça pode acabar atrapalhando o processo de cicatrização.

Higienização

Para realizar a higienização do piercing é extremamente importante higienizar bem as mãos antes para evitar contaminações derivadas de germes presentes nelas.

O fato de o piercing na língua ficar dentro da boca significa que ele está em contato constante com os alimentos ingeridos pelo usuário.

Dessa maneira, é importante que ele esteja atento aos cuidados com a higiene do piercing, a fim de que ele fique livre de riscos como inflamações e infecções devido a má higienização.

Sendo assim, para manter a região limpa e livre de contaminações é importante que o paciente sempre limpe a região após se alimentar.

Através dessa limpeza, o paciente consegue evitar contaminações relacionadas a partículas de alimentos presas no piercing ou em seu local de instalação.

Isso é muito importante especialmente nos primeiros dias quando a ferida ainda não cicatrizou, pelo fato de a ferida estar aberta.

Após a cicatrização, ele deve ser removido para a higienização tanto dele quanto do local de instalação.

De modo complementar a higienização convencional com a escova de dentes e fio dental, o paciente pode utilizar um antisséptico bucal para completar a higienização.

Além disso, é importante que o paciente escove bem os dentes e utilize o fio dental, a fim de evitar a proliferação da placa bacteriana.

As visitas regulares ao dentista também são importantes para que o paciente possa realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e para que o dentista possa avaliar se não há nenhuma outra complicação.

Procure por clínicas que uma possuem uma boa assepsia

Na hora de instalar seu piercing é extremamente importante que seja escolhido um local com uma boa assepsia.

Isso é importante devido ao fato de que as chances de se desenvolver uma infecção ou inflamação problemática são muito maiores.

O alto risco de infecções se deve ao fato de o local estar mal higienizado, o que faz com que a  chance de contaminação por bactérias cresça.

Portanto, na hora de escolher o local onde o piercing será instalado, é muito importante avaliar se as condições de higiene do local são boas.

Além disso, é importante que o paciente se certifique de que o piercing é novo e nunca foi utilizado e que ele seja de um material que não cause alergia.

Complicações

O piercing na língua não costuma ser muito recomendado pelos dentistas pelo fato de que seu uso pode trazer diversas complicações para o paciente, como:

  • Inflamação da região;
  • Infecção no local do piercing;
  • Prejuízo das funcionalidades bucais;
  • Endocardite;
  • Dano aos dentes;
  • Retração gengival;
  • Alterar a quantia de saliva na boca.

Tipos de piercing na língua

Existem alguns tipos diferentes de piercing na língua que podem variar entre diversos modelos. Confira alguns tipos de piercing na língua:

1 – Piercing na língua convencional

piercing lingua

3 – Piercing na língua colorido

piercing na língua

4 – Piercing na língua masculino

piercing na língua masculino

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o dentista possa acompanhar o estado do piercing na língua e realizar qualquer intervenção que seja necessária.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!