O Que Você Procura ?

periodontia

Periodontia: qual a função por trás dessa especialidade da odontologia?

dentista2

A periodontia é uma das principais especialidades da odontologia essencial para a manutenção da saúde bucal.

Conheça qual a função por trás da periodontia, além seus principais procedimentos e qual a importância por trás dessa especialidade:

O que é Periodontia?

A periodontia é a especialidade odontológica que está por trás dos cuidados e do diagnóstico que envolvem os tecidos de sustentação do dente – periodonto.

O periodonto, por sua vez, é composto pelos tecidos associados a fixação do dente ao tecido do osso maxilar (maxila ou mandíbula). São eles: gengiva, ligamento periodontal, osso alveolar e cemento.

Dessa forma, é o periodontista o profissional por trás do bom estado dessas estruturas, e é ele a quem o paciente é encaminhado antes de se submeter a qualquer outra especialidade.

Qual a importância da Periodontia?

A periodontia é considerada a área de atuação base da odontologia. Isso se deve ao fato de que seu especialista atua justamente na base do dente, controlando prejuízos que podem chegar a comprometer a estrutura dental.

Dessa forma, é uma especialidade decisiva para a saúde bucal, atuando na prevenção e tratamento de problemas bucais como a gengivite e periodontite.

Além disso, as complicações que afetam os tecidos de sustentação do dente tendem a evoluir e trazer graves danos à saúde bucal, podendo levar até mesmo a perda dentária.

É por isso que as visitas ao periodontista são tão importantes, devendo ser feitas de forma regular.

dentista1

quais são as áreas da Periodontia

Quais são as áreas da Periodontia?

A periodontia pode se segmentar em duas áreas de objetivos diferentes, a periodontia clínica e médica, e a periodontia estética. Conheça suas particularidades:

Periodontia clínica e médica

A periodontia clínica e médica é a área voltada a ação preventiva e o tratamento de doenças envolvendo os tecidos do periodonto.

Os procedimentos que essa segmentação envolvem possuem tendência terapêutica e possuem como principal objetivo a promoção de saúde bucal.

A área clínica da odontologia atua diretamente na boca do paciente, nesse caso especificamente da gengiva. A área médica, nesse caso a medicina periodontal, estuda as doenças do periodonto e a sua relação com doenças sistêmicas que afetam o organismo.

Periodontia estética

A periodontia estética, tal como o nome indica, é a área que tem como objetivo a melhor aparência desses tecidos, promovendo harmonia e uma aparência saudável ao sorriso.

A realização dos tratamentos feitos pela periodontia estética são em busca da harmonização de todo o conjunto, sendo a indicação de casos como o sorriso gengival, em que há o desenvolvimento exagerado da gengiva.

Procedimentos da periodontia estética, além de melhorar a autoestima do paciente, atua facilitando a higienização bucal e prevenindo danos vindos do acúmulo de placa bacteriana.

Quais são os principais tratamentos da periodontia?

A periodontia possui uma série de tratamentos e cirurgias que possuem um papel importante para a estética e o funcional do paciente. Veja quais são os principais procedimentos:

Tartarectomia

A tartarectomia ou raspagem do dente é um dos procedimentos mais comuns feitos pelo periodontista e é o tratamento envolvido no tratamento do tártaro ou cálculo dental. Esse tratamento também está envolvido na ação preventiva de outros tipos de problemas como a cárie dentária e gengivite.

Gengivectomia

A gengivectomia é feita para a retirada do excesso da gengiva, sendo a indicação para o tratamento do sorriso gengival. Em casos mais complexos é necessário realizar intervenções ósseas para um melhor resultado.

Gengivoplastia

A gengivoplastia é um procedimento com enfoque estético e que busca proporcionar mais harmonia e simetria ao sorriso. Nesse caso, há a remoção da gengiva para moldar a borda gengival.

Frenectomia

A frenectomia é a cirurgia que envolve o freio gengival, a pele fina que liga o lábio superior superior ou inferior a gengiva.

A remoção dessa membrana é indicada em casos em que ela possua uma proporção exagerada demais, evitando e tratando problemas que envolvam movimentos da língua, a oclusão do sorriso, a fala e a adaptação a outros procedimentos como a prótese dentária.

Enxerto gengival

É o tratamento indicado para pacientes que possuem algum tipo de retração gengival, em que há a percepção de diminuição do sorriso. Essa cirurgia, por sua vez, atua dando volume a gengivas muito finas utilizando tecidos de outro local.

Quais são os principais problemas que afetam o periodonto?

Entre as principais complicações que afetam os tecidos de sustentação dos dentes estão:

  •         Gengivite;
  •         Periodontite;
  •         Retração gengival;
  •         Abscessos dentários;
  •         Sorriso gengival ou hiperplasia da gengiva;
  •         Inflamação da gengiva;
  •         Infecções;
  •         Perda do tecido gengival.

Vale ressaltar que mais importante do que o tratamento é a ação preventiva. Para que esses problemas sejam evitados é necessário que haja a manutenção de uma boa higiene bucal, uma boa alimentação, dos cuidados com a saúde bucal e geral e a manutenção das visitas regulares ao dentista.

Visitas regulares ao dentista

É pelas visitas regulares ao dentista, especialmente ao periodontista, que se é possível manter os cuidados necessários para com a saúde bucal e do periodonto.

O indicado é que a frequência ao consultório odontológico seja de ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses) para que haja o controle e a prevenção das doenças periodontais.

Pessoas predispostas a esse tipo de complicação devem se preocupar ainda mais quanto aos cuidados clínicos feitos pelo periodontista.

A visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!