O Que Você Procura ?

perguntas e respostas sobre a lente de contato dental

12 perguntas e respostas sobre a lente de contato dental

dentista2

O uso da lente de contato dental é algo que pode gerar muitas dúvidas por se tratar de um tratamento que consiste em cimentar uma prótese por cima dos dentes. Portanto, com o objetivo de tirar algumas delas, abaixo estão 12 perguntas e respostas sobre a lente de contato dental.

Confira:

O que é lente de contato dental?

A lente de contato dental é uma lâmina extremamente fina, geralmente confeccionada de cerâmica ou resina odontológica.

Esses materiais são escolhidos devido a sua semelhança ao dente natural, tanto na coloração quanto nas propriedades.

Geralmente são utilizadas nos dentes frontais, conhecidos como incisivos, para corrigir sua forma, coloração e proporção.

Quanto custa lente de contato dental?

As lentes de contato dental podem ser feitas em diversos laboratórios, e também existem diferentes materiais de confecção.

Além disso, seu preço também pode variar em função da região e profissional escolhido. Portanto, não é possível definir um preço fixo desse tratamento.

Desse modo, podemos apenas estipular um preço médio, que costuma variar entre R$ 1.000 (mil reais) e R$ 3.000 (três mil reais).

Sendo assim, é sempre importante realizar uma pesquisa de preços, para escolher o melhor preço disponível.

dentista1

Como funciona lente de contato dental?

A lente de contato dental funciona como uma espécie de máscara para os dentes que funcionam com o objetivo de promover uma aparência melhor do sorriso.

Desse modo elas conseguem garantir o alinhamento e a brancura dos dentes, podendo ser utilizada inclusive para corrigir casos de escurecimento dos dentes, tanto interno quanto externo.

Ela também pode ser utilizada em casos de desarmonia no tamanho dos dentes quando existe uma diferença de tamanho entre os dentes menores e maiores.

Para sua instalação normalmente os dentes são ligeiramente desgastados para garantir o alinhamento perfeito entre eles.

Quanto tempo dura lente de contato dental?

O tempo de vida útil da lente de contato dental pode variar de acordo com os cuidados do paciente, sendo que em casos onde ela é bem cuidada pode durar até 20 anos.

Porém, mesmo quando cuidada da maneira certa, é importante realizar visitas anuais ao dentista para que ele possa analisar o estado da lente de contato.

A partir dessa visita é possível identificar problemas relacionados a ela e tratá-los o mais rápido possível para evitar complicações que podem surgir.

Quais são suas desvantagens?

Quando instalada da maneira correta, as chances de aparecerem complicações são extremamente baixas, visto que a selagem foi feita da maneira correta.

Dessa maneira não há o risco de acontecerem infiltrações devido a má instalação, porém elas ainda podem acontecer por conta de maus cuidados.

Portanto, as desvantagens relacionadas ao uso da lente de contato dental são:

  • Infiltração de cáries;
  • Risco de manchas por flúor ou antibióticos;
  • Por ser muito fina, seu uso pode ser impedido em caso de manchas muito escuras;
  • Seu sucesso é extremamente dependente do laboratório e do dentista encarregados;
  • Cores muito claras acabam deixando o sorriso artificial.

lente de contato dental antes e depois

Como fica a lente de contato dental antes e depois?

A lente de contato dental é utilizada para corrigir diferenças de tamanho e tonalidade dos dentes, portanto antes de aderir ao seu uso, o paciente geralmente possui um sorriso desarmônico.

Dessa maneira, através da utilização das lentes de contato, o paciente consegue obter um sorriso mais atraente, além de se livrar de manchas e problemas no tamanho dos dentes.

Precisa desgastar os dentes para usar lente de contato dental?

Essa é uma pergunta muito comum e também um dos maiores medos dos pacientes, visto que o dente permanente não possui a capacidade de se regenerar.

Portanto, uma vez desgastado, o dente não se regenera naturalmente, o que torna impossível reverter o procedimento.

Porém, nem sempre é necessário realizar o desgaste, visto que quando o problema está relacionado ao tamanho acaba sendo possível instalá-la sem a necessidade de desgastar os dentes.

Quando devo usar a lente de contato dental?

A lente de contato dental é recomendada muito poucas vezes, e geralmente suas recomendações estão ligadas a alterações de cor, tamanhos desproporcionais e posições erradas.

Desse modo, ela é utilizada para garantir a harmonia dos dentes, tanto na coloração quanto no tamanho.

Precisa fazer manutenção delas?

Sim. É necessário realizar manutenções anuais nas lentes de contato a fim de evitar complicações como infiltrações ou afins. Além disso, há a possibilidade da lente de contato dental descolar ou perder o brilho.

Portanto, as visitas regulares passam a ter mais importância, visto que são feitas não apenas para efetuar a profilaxia, mas também para efetuar a avaliação do estado das lentes.

A partir de quantos anos podemos utilizá-la?

Tendo em vista que se trata de um procedimento irreversível e que caso utilizado nos dentes em crescimento pode atrapalhar o desenvolvimento deles, seu uso é indicado apenas para maiores de 18 anos.

A lente de contato dental deixa o sorriso artificial?

A lente de contato só deixa o sorriso artificial quando o paciente decide utilizá-la para deixar os dentes muito brancos.

Isso acontece pois ela acaba criando um contraste muito grande entre os dentes naturais e os artificiais.

Ou pelo fato de a cor ficar completamente diferente do que se espera de uma lente de contato dental.

Portanto, quando utilizada da maneira ideal, normalmente não causa a artificialização do sorriso.

Qual a diferença entre a lente de contato e a faceta dentária?

As duas podem ser feitas de resina ou porcelana e possuem a função de cobrir os dentes. Desse modo, a maior diferença se encontra na espessura entre as duas.

Sendo assim, a faceta é muito mais espessa que a lente de contato dental, o que acaba fazendo com que o desgaste para a utilização da faceta seja muito maior que o da lente.

Portanto, a faceta exige um preparo maior do dente, envolvendo um grande desgaste da estrutura, para evitar desalinhamento no tamanho dos dentes.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são ideais para avaliar e tratar possíveis problemas odontológicos em seu início, evitando que se tornem complicações.

Além disso, é recomendado que elas sejam realizadas para efetuar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes, que deve ser feita de 6 em 6 meses.

Também é importante lembrar que por meio delas o dentista por verificar o estado das lentes de contato dental e tomar as devidas providências.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

 

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!