Palito de dente pode prejudicar seus dentes, entenda!
O palito de dente é um acessório presente na mesa das famílias brasileiras. O objetivo dele é retirar detritos – restos de alimentos, que podem ficar entre os dentes.
Por ser um objeto comum, muitos o utilizam apenas para deixar na boca, como marca de um hábito, outros usam para ajudar na hora de fazer as unhas, e por aí vai.
Apesar da diversidade, quando usado nos dentes o palito de dente pode ser algo prejudicial, entenda como ele pode comprometer sua saúde bucal neste texto.
Aqui você vai encontrar:
A história do palito de dente
Quase é possível dizer que o palito de dente na boca resume o Brasil mais que futebol e samba. Brincadeiras à parte, o acessório tem muita história.
Segundo algumas descobertas, percebeu-se que a presença do item já fazia parte da sociedade desde o período dos neandertais, primos próximos do homo sapiens.
Depois dessa contextualização histórica, nesse período, fósseis dos dentes desses neandertais foram encontrados e quando analisados, foi possível perceber pequenas marcas de palito, de uma forma inconfundível.
A partir disso, acredita-se que os primeiros palitos de dentes da terra foram produzidos com base de talos de grama rígida.
O tempo passou e esse modelo “rústico” foi substituído por novas opções, com formatos e materiais diferentes, por exemplo, prata ou marfim.
Quando era utilizado esses materiais o resultado era palitos longos e com formatos peculiares, desde sereias até o formato de pássaros íbis.
Por causa do material de produção, o palito de dente passou a ser considero um item de luxo, de forma que quem o tivesse era muito requintado.
O palito de dente hoje em dia
Atualmente, o item não tem o mesmo valor, podendo até mesmo ser condenado por algumas pessoas. Porém, há também aqueles que ainda assim, ao terminarem suas refeições, gostam de dar uma “palitada” nos dentes.
Porém, quando é colocada em prática o uso dos palitos de dentes, nem sempre é executada da melhor forma possível, sendo um considerado como um problema de etiqueta.
Além dessas contestações, o palito de dente pode ser prejudicial para a saúde bucal, por isso, vamos entender os perigos desse item para sua cavidade oral.
Higiene bucal dos brasileiros
Estima-se que se forem analisadas 150 pessoas, será possível perceber que 38% delas tem o hábito de palitar os dentes e de que 15% desconhecem o uso do fio/fita dental, e apenas 25% faz o uso deles diariamente, mas de forma incorreta.
Sendo assim, os 22% que restam, representam pessoas que fazem o uso do fio dental de forma correta e vão ao dentista de forma regularmente.
Outros estudos científicos apontam também que quando há uma inexistência do hábito ou a queda de higienizar os dentes com fio dental ou com fio/fita adesiva interfere de modo que a pessoa deixe de realizar sua escovação diária em até 40%.
O problema que isso pode acontecer é o de que haja crescimento bacteriano silencioso, que quando não cuidado, pode promover a deterioração dos tecidos gengivais, que também contribui para que haja grandes perdas ósseas.
Diante desses dados, é possível perceber que os brasileiros ainda possuem hábitos errôneos quando o assunto é cuidar da sua saúde bucal, necessitando de ajuda profissional para que possam identificar possíveis problemas.
Porque não usar palito de dente?
Embora tenha outras possibilidades, a função principal dos palitos de dentes é a de remover os restos de alimentos que ficam presos entre os dentes, mesmo que isso possa afetar sua saúde bucal.
A praticidade do item na hora de retirar resíduos, acaba atraindo muitos adeptos, porém, o que poucos sabem é seu uso frequente pode acarretar aos seguintes problemas:
- Remover a camada protetora do dente;
- Sua ponta fina aumenta o risco de infecção na gengiva;
- O material duro força os espaços entre os dentes causando separação;
- Pode estimular o avanço da placa bacteriana.
Ainda que o palito seja indicado para a limpeza, ele não é capaz de remover todos os resíduos e além de causar problemas nos dentes, pode prejudicar a gengiva também.
Problemas causados pelo uso do palito de dente
A cavidade oral necessita de muita atenção, afinal, um problema por menor que seja, pode causar danos irreversíveis, por isso, listei aqui 5 principais problemas que os palitos podem causar a sua saúde bucal.
Exposição da gengiva
A “palitada” que é feita na hora de tentar higienizar os dentes já pode causar um dano. Isso acontece por causa da forma como é feito o manuseio do item.
Assim, o esforço em querer retirar um resíduo do dente, que é feito de forma errada (sem um espelho, por exemplo), cria a possibilidade de que a ponta do palito acabe machucando a gengiva durante o processo.
A partir disso, a ferida que surge, além de causar desconforto e dor, também se torna uma possível aliada para a entrada de bactérias.
Desse modo, quanto maior a quantidade de feridas e a frequência com que elas surgem, mais chances de expor a gengiva, podendo causar sua inflamação.
Leva a queda dos dentes
Em casos de pessoas com gengiva retraída, o uso indevido dos palitos, podem deixar os mais visíveis na sua base, até mesmo quando é a raiz.
A partir do momento que isso acontece, a facilidade que o palito tem de chegar nessa área do dente, cria a possibilidade de que ele quebre ou sofra pequenas fraturas.
A raiz dos dentes, quando é afetada, deixam eles mais estáveis trazendo assim uma dor que pode incomodar por eles não estarem bem presos a gengiva.
Não elimina as sujeiras
O que o palito de dente faz é criar a sensação de que removeu a sujeira. Entretanto, os palitos não são capazes de remover todos os alimentos presos nos dentes.
Sendo assim, a sensação de limpeza que eles passam proporciona para que a sujeira fique presa entre a gengiva e o dente, contribuindo para o surgimento de cáries.
Retração da gengiva
Já deu para perceber que a gengiva é uma das principais prejudicadas quando se usa o palito de dente. Além de problemas como o aumento do acúmulo de sujeira entre o dente e a gengiva, o uso desse item, pode ocasionar a retração gengival.
Isso acontece por causa do esfolamento, que quando é feito de maneira intensa provoca essa ação.
Retração óssea
A força que pode ser exercida entre os espaços dos dentes para retirar o alimento acumulado, pode fazer com que os dentes se afastem ligeiramente. Desse modo que quando é feito diversas vezes ao dia, aumentam as chances.
Para quem tem usa o aparelho ortodôntico, as ações dos palitos de dente podem favorecer para que aconteça a retração óssea e gengival.
Outro fator é que com o passar do tempo, o esmalte dentário também fica prejudicado, de modo que possa provocar o mau hálito.
Como substituir o palito de dente?
Espero que tenha ficado claro que deve abolir o uso dos palitos para “higienizar” os dentes. Ao fazer isso, estará prevenindo dores e problemas bucais graves.
Ao abandonar este hábito você estará adotando uma boa higiene bucal mantendo sua gengiva e seus dentes saudáveis por mais tempo.
Para que você elimine de vez o uso dos palitos de dentes, invista nos seguintes itens:
Tenha frequência ao escovar os dentes
Você sabia que 2 minutos é tempo suficiente para fazer uma boa escovação? Pois bem, pense nisso quando for querer usar algum palito de dente.
Porém, é preciso que sejam feitos movimentos controlados, de forma que a gengiva e os dentes sejam higienizados, lembrando sempre de escolher uma escova com um bom material e cerdas macias e nada de escovar os dentes com força.
Palito de dente ou fio dental?
Adote o hábito de passar fio dental. Afinal, só ele consegue alcançar os espaços entre os dentes e remover os resíduos que os alimentos podem deixar.
Outro benefício do fio dental é que ele auxilia na remoção da placa bacteriana, fazendo uma limpeza que previne possíveis problemas como a gengivite, mau hálito e mancha no dente.
Espero que você já esteja pronto para eliminar o palito de dente da sua vida e passe a adotar essa rotina de higiene bucal.
Embora você tenha esses cuidados, a ida ao consultório dentista é essencial.
Quer manter sua saúde bucal em dia? Agende aqui a sua avaliação!
E se gostou do nosso texto ou tem alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário!
Deixe um Comentário
(0 comentário)