O Que Você Procura ?

palito de dente

Palito de dente pode prejudicar seus dentes, entenda!

dentista2

O palito de dente é um acessório presente na mesa das famílias brasileiras. O objetivo dele é retirar detritos – restos de alimentos, que podem ficar entre os dentes.

Por ser um objeto comum, muitos o utilizam apenas para deixar na boca, como marca de um hábito, outros usam para ajudar na hora de fazer as unhas, e por aí vai.

Apesar da diversidade, quando usado nos dentes o palito de dente pode ser algo prejudicial, entenda como ele pode comprometer sua saúde bucal neste texto.

A história do palito de dente

Quase é possível dizer que o palito de dente na boca resume o Brasil mais que futebol e samba. Brincadeiras à parte, o acessório tem muita história.

Segundo algumas descobertas, percebeu-se que a presença do item já fazia parte da sociedade desde o período dos neandertais, primos próximos do homo sapiens.

Depois dessa contextualização histórica, nesse período, fósseis dos dentes desses neandertais foram encontrados e quando analisados, foi possível perceber pequenas marcas de palito, de uma forma inconfundível.

A partir disso, acredita-se que os primeiros palitos de dentes da terra foram produzidos com base de talos de grama rígida.

O tempo passou e esse modelo “rústico” foi substituído por novas opções, com formatos e materiais diferentes, por exemplo, prata ou marfim.

Quando era utilizado esses materiais o resultado era palitos longos e com formatos peculiares, desde sereias até o formato de pássaros íbis.

Por causa do material de produção, o palito de dente passou a ser considero um item de luxo, de forma que quem o tivesse era muito requintado.

dentista1

O palito de dente hoje em dia

Atualmente, o item não tem o mesmo valor, podendo até mesmo ser condenado por algumas pessoas. Porém, há também aqueles que ainda assim, ao terminarem suas refeições, gostam de dar uma “palitada” nos dentes.

Porém, quando é colocada em prática o uso dos palitos de dentes, nem sempre é executada da melhor forma possível, sendo um considerado como um problema de etiqueta.

Além dessas contestações, o palito de dente pode ser prejudicial para a saúde bucal, por isso, vamos entender os perigos desse item para sua cavidade oral.

Higiene bucal dos brasileiros

Estima-se que se forem analisadas 150 pessoas, será possível perceber que 38% delas tem o hábito de palitar os dentes e de que 15% desconhecem o uso do fio/fita dental, e apenas 25% faz o uso deles diariamente, mas de forma incorreta.

Sendo assim, os 22% que restam, representam pessoas que fazem o uso do fio dental de forma correta e vão ao dentista de forma regularmente.

Outros estudos científicos apontam também que quando há uma inexistência do hábito ou a queda de higienizar os dentes com fio dental ou com fio/fita adesiva interfere de modo que a pessoa deixe de realizar sua escovação diária em até 40%.

O problema que isso pode acontecer é o de que haja crescimento bacteriano silencioso, que quando não cuidado, pode promover a deterioração dos tecidos gengivais, que também contribui para que haja grandes perdas ósseas.

Diante desses dados, é possível perceber que os brasileiros ainda possuem hábitos errôneos quando o assunto é cuidar da sua saúde bucal, necessitando de ajuda profissional para que possam identificar possíveis problemas.

Porque não usar palito de dente?

Porque não usar palito de dente
Palitos de dente em um fundo preto.

Embora tenha outras possibilidades, a função principal dos palitos de dentes é a de remover os restos de alimentos que ficam presos entre os dentes, mesmo que isso possa afetar sua saúde bucal.

A praticidade do item na hora de retirar resíduos, acaba atraindo muitos adeptos, porém, o que poucos sabem é seu uso frequente pode acarretar aos seguintes problemas:

  • Remover a camada protetora do dente;
  • Sua ponta fina aumenta o risco de infecção na gengiva;
  • O material duro força os espaços entre os dentes causando separação;
  • Pode estimular o avanço da placa bacteriana.

Ainda que o palito seja indicado para a limpeza, ele não é capaz de remover todos os resíduos e além de causar problemas nos dentes, pode prejudicar a gengiva também.

Problemas causados pelo uso do palito de dente

A cavidade oral necessita de muita atenção, afinal, um problema por menor que seja, pode causar danos irreversíveis, por isso, listei aqui 5 principais problemas que os palitos podem causar a sua saúde bucal.

Exposição da gengiva

A “palitada” que é feita na hora de tentar higienizar os dentes já pode causar um dano. Isso acontece por causa da forma como é feito o manuseio do item.

Assim, o esforço em querer retirar um resíduo do dente, que é feito de forma errada (sem um espelho, por exemplo), cria a possibilidade de que a ponta do palito acabe machucando a gengiva durante o processo.

A partir disso, a ferida que surge, além de causar desconforto e dor, também se torna uma possível aliada para a entrada de bactérias.

Desse modo, quanto maior a quantidade de feridas e a frequência com que elas surgem, mais chances de expor a gengiva, podendo causar sua inflamação.

Leva a queda dos dentes

Em casos de pessoas com gengiva retraída, o uso indevido dos palitos, podem deixar os mais visíveis na sua base, até mesmo quando é a raiz.

A partir do momento que isso acontece, a facilidade que o palito tem de chegar nessa área do dente, cria a possibilidade de que ele quebre ou sofra pequenas fraturas.

A raiz dos dentes, quando é afetada, deixam eles mais estáveis trazendo assim uma dor que pode incomodar por eles não estarem bem presos a gengiva.

Não elimina as sujeiras

O que o palito de dente faz é criar a sensação de que removeu a sujeira. Entretanto, os palitos não são capazes de remover todos os alimentos presos nos dentes.

Sendo assim, a sensação de limpeza que eles passam proporciona para que a sujeira fique presa entre a gengiva e o dente, contribuindo para o surgimento de cáries.

Retração da gengiva

Já deu para perceber que a gengiva é uma das principais prejudicadas quando se usa o palito de dente. Além de problemas como o aumento do acúmulo de sujeira entre o dente e a gengiva, o uso desse item, pode ocasionar a retração gengival.

Isso acontece por causa do esfolamento, que quando é feito de maneira intensa provoca essa ação.

Retração óssea

A força que pode ser exercida entre os espaços dos dentes para retirar o alimento acumulado, pode fazer com que os dentes se afastem ligeiramente. Desse modo que quando é feito diversas vezes ao dia, aumentam as chances.

Para quem tem usa o aparelho ortodôntico, as ações dos palitos de dente podem favorecer para que aconteça a retração óssea e gengival.

Outro fator é que com o passar do tempo, o esmalte dentário também fica prejudicado, de modo que possa provocar o mau hálito.

Como substituir o palito de dente?

como substituir o palito de dente
O uso do fio dental de forma correta ajuda a prevenir problemas bucais.

Espero que tenha ficado claro que deve abolir o uso dos palitos para “higienizar” os dentes. Ao fazer isso, estará prevenindo dores e problemas bucais graves.

Ao abandonar este hábito você estará adotando uma boa higiene bucal mantendo sua gengiva e seus dentes saudáveis por mais tempo.

Para que você elimine de vez o uso dos palitos de dentes, invista nos seguintes itens:

Tenha frequência ao escovar os dentes

Você sabia que 2 minutos é tempo suficiente para fazer uma boa escovação? Pois bem, pense nisso quando for querer usar algum palito de dente.

Porém, é preciso que sejam feitos movimentos controlados, de forma que a gengiva e os dentes sejam higienizados, lembrando sempre de escolher uma escova com um bom material e cerdas macias e nada de escovar os dentes com força.

Palito de dente ou fio dental?

Adote o hábito de passar fio dental. Afinal, só ele consegue alcançar os espaços entre os dentes e remover os resíduos que os alimentos podem deixar.

Outro benefício do fio dental é que ele auxilia na remoção da placa bacteriana, fazendo uma limpeza que previne possíveis problemas como a gengivite, mau hálito e mancha no dente.

Espero que você já esteja pronto para eliminar o palito de dente da sua vida e passe a adotar essa rotina de higiene bucal.

Embora você tenha esses cuidados, a ida ao consultório dentista é essencial.

Quer manter sua saúde bucal em dia? Agende aqui a sua avaliação!

E se gostou do nosso texto ou tem alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!