O Que Você Procura ?

overdenture

Overdenture: o que é, quais suas características e como funciona

dentista2

O avanço da odontologia trouxe consigo várias inovações, principalmente na área de próteses e implantes dentários. Uma das inovações garantidas por esse avanço é a prótese overdenture.

Isso ofereceu a possibilidade das pessoas que perderam um ou vários dentes reporem os que estão ausentes, garantindo assim o retorno de sua autoestima e um conforto maior ao realizar atividades cotidianas como mastigar e falar.

Saiba mais a respeito dela no post abaixo:

O que é overdenture?

A overdenture é considerada uma prótese total móvel, o que significa que ela é responsável por substituir todos os dentes de uma arcada dentária, podendo ser a inferior e/ou a superior.

Ela se assemelha à prótese protocolo por ficar fixa sobre implantes. De modo que a diferença entre elas está no fato de o protocolo ser fixo e só poder ser removido em consultório e a overdenture ser móvel, ou seja, pode ser retirada pelo próprio paciente.

Esse tipo de prótese é fixada sobre implantes em conjunto com outro elemento. Desse modo, para sua fixação é necessário que o paciente possua implantes.

Assim sendo, caso o paciente já possua algum implante, eles podem ser reutilizados na fixação dessa prótese. Quando ainda não há a presença dos implantes deve-se realizar a instalação deles.

Para sua instalação, o paciente deve possuir uma estrutura óssea com volume suficiente e boas condições de saúde, além disso, ele também deve ter bons hábitos de higiene bucal.

O que é o implante dentário?

O implante dentário consiste em um pino de titânio fixado no osso da gengiva, que tem como objetivo substituir a raiz natural do dente ausente. Assim sendo, ele funciona como forma de fixação para futuras próteses.

dentista1

Eles podem ser utilizados para compensar a falta da raiz dentária em qualquer lugar independente do motivo da perda do dente, desde que haja volume ósseo suficiente.

Como funciona a overdenture?

Assim como dito anteriormente, a prótese overdenture substitui todos os dentes de uma arcada, independentemente de ser a superior ou a inferior.

Ela é confeccionada de modo que sua fixação seja um sistema composto por dois implantes juntamente com outro elemento. Esse outro elemento também é responsável pelo nome do modo de fixação, o nome dos modos de fixação são barra-clipe e o O’ring.

overdenture barra clip

A overdenture barra-clip tem como suporte para sua fixação dois implantes (pinos de titânio) com uma barra fundida entre eles. Essa barra é colada permanentemente aos implantes, de modo que fique firme e estável.

A fixação da prótese por esse método ocorre por meio da ação de um “clipe” plástico que é parafusado a ela. Esse clipe possui a forma de um C, e se prende a barra fundida como se estivesse abraçando-a.

Ele possui uma memória elástica, que é responsável por garantir que não apareçam folgas que comprometam a estabilidade da prótese.

Já a fixação O’ring acontece devido a existência de uma variação de diâmetro na extremidade do implante, desse modo, ele proporciona um ponto de encaixe para  a prótese.

Na própria prótese há orifícios em que estão presentes os O’Rings, que são anéis de borracha responsáveis por realizar o encaixe e fixação da prótese no implante.

O furo na prótese e a extremidade do implante são responsáveis por funcionarem como se fossem um botão de pressão, que é exercida pelo anel de borracha.

Assim sendo, a fixação O’ring é feita através do encaixe da parte macho (implante) à parte fêmea (furos da prótese) e a estabilidade é garantida pela pressão do anel O’ring.

Características 

A prótese overdenture possui algumas características positivas e negativas em relação a seu conforto e estética. 

Suas vantagens são:

  • Possui um preço extremamente acessível;
  • Apesar de ser fixada por implantes, ela utiliza menos implantes que os outros modelos que também utilizam;
  • Necessita de menos volume ósseo pelo fato de utilizar menos implantes;
  • Sua estabilidade permite que ela garanta segurança ao comer, sorrir e falar;
  • A facilidade na remoção e fixação da prótese reduz o risco de lesões;
  • Garante a proteção da gengiva que anteriormente estava exposta;
  • Melhoria da autoestima promovida pela reposição dos dentes graças à prótese;
  • Assegura que não haja complicações derivadas da perda dentária e exposição gengival;
  • É mais confortável devido ao fato de não provocar atrito da gengiva com a prótese;
  • O fato de ser removível permite uma limpeza mais completa tanto da prótese quanto da própria boca;
  • Evita que haja complicações derivadas de pressões excessivas na articulação da mandíbula, conhecida como DTM (disfunção temporomandibular).

Por outro lado, suas desvantagens são:

  • Possui uma fixação menos eficiente em comparação a prótese protocolo devido ao número de implantes;
  • A restrição dos materiais de sua confecção faz com que ela não possua um estética tão agradável quanto uma prótese de porcelana por exemplo;
  • Essa prótese também exige trocas anuais, sendo assim ela possui um tempo menos de vida útil;
  • Em alguns casos, podem acontecer quebras dos componentes de fixação.

prótese overdenture

Quanto custa uma prótese overdenture?

Assim como qualquer procedimento odontológico, o custo da prótese overdenture pode variar de acordo com o profissional e região onde será realizado o processo.

Desse modo, seu preço médio gira em torno de R$ 2.200 (dois mil e duzentos reais).

Cuidados com a prótese

A utilização dessa prótese exige alguns cuidados para garantir a eficácia do tratamento e uma boa experiência do usuário. Por isso é importante frisá-los aqui.

Apesar de se tratar de dentes artificiais, não significa que podemos nos desleixar com a higiene bucal, visto que os maus cuidados ainda podem trazer complicações.

Desse modo, deve-se aproveitar do fato de ela ser removível, característica que facilita o processo de limpeza, e não descuidar dos bons hábitos de higiene.

A higienização oral e da prótese deve ser realizada no mínimo duas vezes ao dia. Também é válido lembrar que não devemos ignorar os implantes, pois também é importante mantê-los limpos.

Por último, mas não menos importante, é válido lembrar que é recomendado evitar alimentos duros e pegajosos para não comprometer a integridade da prótese.

Além disso, é recomendado manter visitas regulares ao consultório odontológico para que o dentista possa identificar qualquer tipo de complicação que possa ser causada pela prótese.

Ele também é capaz de verificar se a higienização está sendo bem feita e, caso não esteja, ele pode recomendar maneiras de melhorar a limpeza bucal.

Visitas regulares ao dentista

As visitas periódicas ao consultório odontológico são definitivas para o sucesso do tratamento, sendo indicado sessões de 6 em 6 meses para a avaliação da qualidade dos hábitos de higiene do paciente e da condição da prótese.

É por meio dessas avaliações que podem ser feitas manutenções, e até mesmo sua troca caso necessário. As próteses móveis, devido a perda óssea gradual e a perda de eficiência das funções, pode ter que ser substituída por uma fixa com o passar do tempo.

Além disso, somente pelas visitas à clínica é que podemos realizar procedimentos regulares, como a profilaxia (limpeza profissional), que por sua vez deve ser feita de 6 em 6 meses.

Portanto, as visitas regulares à clínica odontológica OralDents não visam apenas um sorriso mais bonito, mas também uma melhoria na qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!