O Que Você Procura ?

Os cuidados com a Higiene Bucal Infantil

dentista2

Os cuidados com a higiene bucal infantil já se inicia no momento em que os primeiros dentes começam a surgir. E desde os primeiros meses os pais já devem ficar atentos a saúde bucal da criança, mantendo limpa a parte de dentro da boca do bebê, não deixando restos de alimentos, inclusive restos de leito. Ir ao odontopediatra com freqüência é também muito importante. A medida com que o bebê vai crescendo é necessário da inicio a escovação, sempre com os produtos certos para cada faixa etária.

 

 

Cuidados com a Higiene Bucal Infantil

Para que a criança cresça com dentes saudáveis e fortes cabe aos pais ajudar, ensinando seus filhos como cuidar dos dentinhos, a maneira correta de se escovar os dentes, assim criando bons hábitos de escovação. Um ponto que não deve deixar de lado é manter uma dieta equilibrada com baixo açúcar e amido. Assim a criança já cresce com a ideia de que esses hábitos é algo normal e não será uma coisa desagradável para ela, trazendo um beneficio para o resto de sua vida.

O cuidado com a higiene bucal infantil dos bebês se dá desde o surgimento dos primeiros dentinhos. Deve ficar atento com manchas nos dentes, mesmo que os dentes de leite caiam para dar espaço aos dentes permanentes, manter eles limpos é necessário, pois mesmo nos primeiros dentes tem o risco de surgir cáries, e não é nada agradável para uma criança, acarretando também infecções.

As crianças até seus 7 anos ou até os pais, podem achar que já conseguem fazer a escovação correta dos próprios dentes, porém elas ainda não possuem coordenação motora necessária para tal trabalho. Portanto, os pais devem ajudar os filhos durante a escovação e durante o uso do fio dental. Lembrando sempre de acostumá-los a escovar os dentes 3 vezes ao dia pelo menos e usar o fio dental ao menos uma vez por dia, criando assim um hábito saudável.

Os problemas dentais comuns na infância

A famosa cárie é o problema mais comum nas crianças, ela se dá por vários aspectos. Pelo fato de às vezes ser um pouco complicado fazer a escovação da criança é comum haver acúmulo de placa bacteriana. A ingestão desenfreada de alimentos que contém muito açúcar  é um fator que ajuda para o surgimento das placas bacterianas, consequentemente venha a se tornar uma cárie no futuro.

Às vezes tentando tratar um problema acaba desenvolvendo outro. É o caso da fluorose, que buscando prevenir as cáries acaba havendo um excesso de flúor. Em cremes dentais, na água encanada com flúor existe em grande parte das cidades, em vários alimentos e uma serie de outros produtos no dia a dia. A fluorose se dá pela presença de manchas nos dentes, comumente na troca dos dentes de leite para os dentes permanentes. Para corrigir esse problema é por meio de procedimentos de clareamento dental.

Outro problema dental comum durante a infância são os dentes tortos e má oclusão. A mordida profunda, mordida aberta e a mordida cruzada são os mais comuns, e são corrigidos através de tratamentos ortodônticos, utilizando diversos modelos de aparelhos dentais.

dentista1

Ajudar e incentivar a criança na hora de cuidar da saúde bucal é de grande importância para evitar os problemas de dentes. A visita periódica ao dentista desde o inicio ajuda ainda mais ao não surgimento desses problemas.

Escolhendo um odontopediatra 

Ao escolher um odontopediatra para cuidar da saúde bucal da criança, lembre-se sempre de pesquisar e avaliar antes suas indicações. Por mais que você deseja mudar o sorriso em pouco tempo, é importante entender que um bom tratamento ortodôntico precisa de tempo e acompanhamento. Dessa forma, tome cuidado com tratamentos de valores muito baixos ou resultados milagrosos em poucos dias.

A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

Então o que você estar esperando para garantir seu novo sorriso???

Clique aqui e agende sua avaliação!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!