Obturação: descubra quanto custa, como é feita e mais
Obturação, você sabe como é feita que qual o seu valor?
Diversos motivos podem contribuir para que as cáries surjam nos dentes. Quando isso acontece, pode virar um grande transtorno, de modo que necessite de uma obturação de dente.
Por ser um processo que busca recuperar o dente, algumas informações sobre ele precisam ser entendidas, por isso, este artigo irá explicar tudo sobre a obturação.
Aqui você vai encontrar:
Obturação de dente
Pode-se dizer que a obturação é um procedimento em que é possível reconstruir o dente cariado ou que sofreu perda de alguma estrutura do dente, como um nervo, por exemplo.
Como no tratamento dentário, o dentista necessita tirar parte do dente que tenha acontecido algum dos casos citado acima, isso é para que a recuperação aconteça o mais rápido possível e que o dente se mantenha funcional para o paciente.
Sendo assim, o objetivo é que o dente, depois desse processo, seja coberto e sua área tratada para que bactérias e infecções não possam piorar o quadro do paciente e levá-lo à perda total do dente ou ainda pior, como complicações ainda mais sérias.
Para fazer esse tipo de procedimento, o dentista pode escolher a amálgama ou a resina. Cada material apresenta a sua devida eficiência e o dentista responsável ira explicar a diferença entre materiais.
Como funciona uma obturação?
Para que a obturação seja realizada, é feita uma remoção dos tecidos lesionados, que normalmente é realizada por uma anestesia local, que visa aliviar qualquer possível dor que paciente possa sentir.
Depois que é retirada a parte danificada, o dentista faz a limpeza e começa a reconstrução do dente com os materiais de sua preferência.
A partir disso, a cavidade é preenchida para que assim, o procedimento seja finalizado com o polimento. Desse modo, o dente volta ao seu estado saudável e funcional, sem que o sorriso do paciente seja prejudicado.
Mas deve se atentar, pois, a obturação pode cair do dente caso não tome os devidos cuidados durante e depois de sua colocação.
Causas que levam a obturação
A cárie dentária é uma das doenças bucais mais comum no mundo. Conforme uma pesquisa da OMS (Organização Mundial de Saúde) constatou que cerca de 60 a 90% das crianças em idade escolar sofrem com cárie dental.
Além desse problema, ela também é a segunda doença mais comum entre jovens e adultos.
Outra pesquisa, realizada pelo Ministério da Saúde, informou os seguintes dados, cerca de que oito a cada 10 pessoas já enfrentaram o problema no país, entre elas crianças, como aponta a pesquisa da OMS.
Por ser tão presente na saúde bucal, frequentemente é uma das maiores causas que levam à necessidade de realizar uma obturação. Que logo após a remoção da cárie é feita a restauração do dente, “tapando o buraco” causado pela cárie.
Obturação de dente: quando fazer?
O momento certo para fazer uma obturação de dente é no instante em que se identifica que o dente está partido ou quebrado por causa de uma cárie dentária ou por alguma consequência de algum tipo de traumatismo dentário, como pancadas, quedas, acidentes, entre outros.
Porém, nessas situações só são possíveis as obturações se as condições permitirem, como por exemplo, se o dente não estiver totalmente comprometido, já que a restauração dentária, precisa de uma parte dele para recuperar a sua forma anatômica e funcionalidade.
Porque há casos em que o a destruição da coroa é tão extensa, que para corrigir os defeitos anatômicos de maior dimensão, como este, é aconselhável que seja feita a confecção de coroas fixas, por exemplo.
Tipos de materiais para obturação
Para que o dente seja obturado ou “tampado”, o profissional fará uso de materiais que tem essa finalidade. Sendo assim, são eles:
Restauração em resina
Por causa da sua aparência lembrar a cor do esmalte dental, é mais utilizada no procedimento, dando uma aparência natural do dente.
É um material que apresenta bastante resistência, com uma contração de polimerização mínima, permitindo assim selar bem as margens ou paredes de interface com o dente.
Restaurações de porcelana ou cerâmica
Também apresentam um ótimo resultado esteticamente, possuindo propriedades superiores de translucidez que traz uma estética mais fiel à dos dentes naturais e maior resistência.
Restaurações desse tipo são produzidas em um laboratório específico de prótese, através de moldes que o dentista irá criar de acordo com o paciente. No final são aplicadas ou cimentadas aos dentes naturais.
Por causa desse fato, é considerada mais cara quando comparada as demais.
Restauração de amálgama de prata
Das 5, a restauração com amálgama é a menos utilizada, porque apresenta uma cor acinzentada, resultado da sua composição (cor de metal prateado).
Apesar disso, ainda continua sendo utilizada por muitos profissionais e pacientes, porque apresentar um custo-benefício, boa durabilidade e resistência.
Restaurações com ionômero de vidro
Também são brancas e apresenta uma boa resistência, mas apesar de ser semelhante a restauração de resina, ainda é consideravelmente inferior a ela.
Isso se dá, porque a restauração com ionômero de vidro não consegue aproximar-se tanto como a de resina da cor natural dos dentes, a sua translucidez é muito menor e tende a alterar a sua cor, amarelando com o passar dos anos.
Restauração metálica fundida
Por ser pouco utilizada, também possuir uma cor metálica prateada, acaba chamando menos a atenção dos pacientes, mesmo sendo mais resistente. Sua confecção é feita em laboratório.
Agora que já conhece os tipos de matérias que podem fazer uma obturação, algo que é muito comum no consultório dentista é se o paciente sentirá algum tipo de dor enquanto faz o procedimento, por isso, será o próximo tópico deste artigo.
LEIA TAMBÉM: O que é obturação: entenda o tratamento e como funciona
Obturação dói?
Como muitas pessoas podem ter medo ou até mesmo fobia de dentistas, essa pergunta é bem comum quando o paciente precisa fazer esse procedimento.
Entretanto, por ser realizada sob anestesia local, permite que o paciente não sinta dor durante o procedimento de restauração do dente.
Porém, há situações em que a obturação pode ser feita sem qualquer anestesia não implicando também nenhum tipo de dor, ou então apenas uma sensibilidade ligeira enquanto é feita à remoção da cárie.
Por isso, esse fator pode ser diferente de uma pessoa para outra, pois o estágio de evolução da cárie, sua localização e do nível de tolerância à dor específica de cada pessoa podem interferir durante esse processo.
Quanto custa uma obturação?
Cada serviço pode ter um valor de acordo com fatores como região, especialidades do profissional, material a ser utilizado, entre outros.
Mas é possível ter uma média de quanto custa uma obturação com base em informações, podendo-se afirma que o preço de uma obturação pode chegar de R$200 (duzentos reais) a R$900 (novecentos reais).
Contudo, a gravidade do caso e do profissional também precisa ser avaliada, podendo ocorrer casos que mais de um procedimento seja feito, aumentando assim o valor.
A partir disso, se o dentista identificar que seu dente precisará ser tratado e com isso colocar a obturação, você já estará ciente sobre o procedimento.
Mantenha sua saúde em dia com uma clínica odontológica OralDents e garanta mais saúde para o seu sorriso.
Deixe um Comentário
(0 comentário)