O Que Você Procura ?

O que fazer quando a mandíbula deslocar?

dentista2

Não é comum, mas pode acontecer com qualquer um: a luxação da mandíbula ocorre quando o queixo se desloca e “cai”. Além de deixar o individuo literalmente com a boca aberta e com dificuldade em fechar novamente, poderá também causar dor, desconforto, salivação excessiva e dificuldade na fala. Você saberia o que fazer nestes casos?

Luxação da ATM

mandíbula

O que é?

Luxação da ATM (Articulação Temporo Mandibular) é quando essa articulação da mandíbula escapa de sua eminência, por completo ou parcialmente, de maneira repentina e duradoura, deslocando a mandíbula dos dois ou de um lado só.

Por que ocorre?

Um bocejo, uma mordida, uma extração dentária ou pancada são fatores predisponentes que podem causar na maioria das vezes uma incongruência biomecânica e neuromotora, que gera um reflexo de espasmo em certos músculos e forçando a ATM e a mandíbula para fora do lugar.

Prevenção

Provavelmente, o dentista irá indicar uma plaquinha para ser utilizada ao longo do dia ou apenas durante à noite, no momento do sono, mas isso depende de cada caso. Essa plaquinha faz com que a mandíbula se articule de uma forma um pouco mais saudável.

Alguns tratamentos cirúrgicos conservadores podem ajudar a prevenir o problema. Em alguns casos, pacientes costumam ficar com a mandíbula fechada por meio de fios durante um determinado período. Permitindo assim que os ligamentos fiquem mais apertados e controlem o movimento.

Pode ser recomendado a cirurgia em alguns casos, mas é sempre importante a orientação de um profissional.

dentista1

O que fazer?

Caso aconteça com você ou com alguém próximo, o ideal é procurar primeiramente um dentista, ou um pronto-socorro e hospital que tenha um plantonista cirurgião bucomaxilofacial.

Basicamente o que será feito pelos profissionais capacitados para tanto será uma manobra de redução da mandíbula, que é forçar ela para baixo, trás e em seguida para cima novamente, para que volte ao seu lugar. Uma vez corrigido o problema, o paciente será enfaixado para melhor recuperação.

Há também a técnica medicamentosa, através de anestesia na região próxima ao deslocamento da articulação para relaxar o músculo, e caso ainda precise, manipular a mandíbula.

Mandíbula Deslocada: cirurgia é a melhor solução?

Mesmo sendo a luxação da ATM a segunda mais frequente do corpo humano, não acontece comumente e muito ainda se discute sobre o assunto, mesmo entre os profissionais da Odontologia.

Até existem tratamentos cirúrgicos que, via de regra, ou é baseado na remoção ou aumento de um dos limites anatômicos da ATM, a eminência; ou a colocação de uma placa metálica para bloquear parte do movimento do côndilo (cabeça da mandíbula) e evitar a luxação.

Porém, se por um lado essas medidas podem evitar a luxação em indivíduos que apresentam luxação redicivante (que acontece de forma frequente), por outro essas cirurgias são muito agressivas e invasivas, podendo não fazer nada pela recuperação da saúde da ATM, e, às vezes, provocando mais problemas ao longo prazo.

O consenso é que, se as luxações forem parte de alguma síndrome neurológica, que não é a maioria dos casos, aí sim se faça uma cirurgia. Se não, o ideal é avaliar e acompanhar cada situação clínica individualmente.

Em geral, os métodos conservadores destinam-se apenas ao alívio temporário dos sintomas causados pelo deslocamento da mandíbula. No entanto, e novamente, é importante que todos os métodos preventivos sejam considerados antes de optar por qualquer tipo de cirurgia.

Portanto, consulte sempre seu dentista. Ele saberá o que fazer na hora e que tipo de tratamento melhor indicar.

Como aliviar os sintomas de ATM?

Até o momento não existe um tratamento que seja 100% eficaz contra a ATM, porém, existem diferentes tipos de tratamentos que podem contribuir para que os sintomas sejam reduzidos.  Veja alguns exemplos:

  • Medicamentos –Alguns medicamentos são indicados, como relaxantes musculares, aspirina, ou outros analgésicos e anti-inflamatórios, mas tome cuidado, não tome nenhum remédio sem antes consultar o profissional adequado.
  • Utilizar um protetor bucal noturno – Como já falamos anteriormente o uso de um protetor bucal pode reduzir efeitos de travamento.
  • Relaxe – Algumas técnicas de relaxamento podem ajudar muito no controle da tensão muscular da sua mandíbula. É possível que seu dentista sugira que você procure treinamento ou aconselhamento para aliviar um pouco o estresse.

Escolhendo um bom dentista

Ao escolher um dentista para cuidar de sua saúde, lembre-se sempre de pesquisar e avaliar antes suas indicações. Por mais que você deseja mudar a aparência em pouco tempo, é importante entender que um bom tratamento precisa de tempo e acompanhamento. Dessa forma, tome cuidado com tratamentos de valores muito baixos ou resultados milagrosos em poucos dias.

Portanto, se você está em dúvida sobre qual profissional escolher, nós te ajudamos nessa escolha também. A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

O que você estar esperando para garantir seu novo sorriso???

Clique aqui e agende sua avaliação!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

 

 

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!