Você pode agendar a qualquer momento

O que é a extração do siso?

O que é a extração do siso?

A extração do siso costuma ser um pesadelo para alguns, mais conhecidos como dentes do siso, os terceiros molares são aqueles que ficam no final da arcada dentária. Geralmente, nascem por último, e por isso é mais comum do que se imagina que os sisos não encontrem espaço suficiente na boca.

E é aí que vem a necessidade de retirar esses dentes. Se você vai retirar os dentes sisos, não se preocupe: geralmente tudo acontece de um jeito bem tranquilo, mas é normal que você sinta algum incômodo, que pode ser resolvido de um jeito simples.

Quando é necessário retirar o siso?

A extração do dente siso precisa ser feita somente quando eles não nascem do jeito certo na boca ou podem trazer algum problema a sua saúde bucal. Em alguns casos, o nascimento do dente não compromete a arcada dentária (arco formado pelo conjunto de dentes e seus ossos), e seu funcionamento fica como o dos demais, assim sendo, não é necessário retirar, porém, somente um dentista poderá te dizer se é necessário ou não a extração. Veja alguns exemplos de necessidade de retirar o siso:

  • Quando fica difícil limpar o dentes siso, devido à dificuldade da escova de dentes chegar até eles
  • Pressão, ou seja, quando o siso faz a ação de empurrar os dentes vizinhos, causando assim, o risco de traumas ou perda do alinhamento dos dentes, ou seja, os dentes ficam tortos
  • Bem como mudanças na mordida e na fala
  • Dentes que não conseguem nascer, pois não encontram espaço suficiente
  • Sisos infeccionados, com cárie ou tratamentos mais graves
  • Sisos que estão em contato com a raiz dos segundos molares, gerando assim dor e possível tratamento de canal

Quem não pode fazer a extração do siso?

Qualquer pessoa pode retirar o dentedente siso. Porém, pessoas que estão com a saúde comprometida ou inflamações no local, devem esperar um pouco para retirar. Lembrando mais uma vez que é necessário passar por uma avaliação com o seu dentista, para que ele te fale o que deve ser feito.

Conheça os 5 sintomas mais comuns após a extração do siso

 

  1. Trismo

O trismo é o nome que se dá à dificuldade de abrir a boca depois da cirurgia. Por conta da rigidez do músculo e do inchaço, é comum sentir esse desconforto. Alguns pacientes, inclusive, podem ter dor na articulação temporomandibular, que é a articulação da mandíbula com o crânio. O sintoma costuma  melhorar com o passar dos dias, na medida em que o inchaço diminui. O seu dentista te passará alguns relaxantes musculares para aliviar a dor.

 

  1. Dor de garganta

Muitos pacientes depois da extração do siso apresentam uma inflamação ou irritação da garganta. Por causa da proximidade anatômica da área, este sintoma é mais comum do que se imagina. Além disso, dores de ouvido e de cabeça também podem surgir depois da operação.

 

  1. Dor na região do procedimento

Por causa da cirurgia, é normal que a área fique muito dolorida. Para reduzir o desconforto, seu cirurgião pode receitar alguns analgésicos para controlar a dor. Mas, como já foi citado, se você for passar por este tipo de procedimento, pode ficar tranquilo porque o incômodo é algo que dá para suportar. Os remédios certamente irão fazer o possível para que você passe por essa fase com menos desconforto.

 

  1. Inchaço

O inchaço pode acontecer em menor ou maior grau dependendo do paciente. É muito comum que a extração dos sisos  que ficam na parte debaixo da boca cause mais inchaço em comparação aos que ficam na parte de cima. E, quanto mais complicada a cirurgia, existe maior chance de surgir o inchaço. Em casos em que há a necessidade de cortar o dente para a extração pode ocorrer um grande inchaço facial. Portanto, converse com seu dentista para diminuir da melhor forma todos esses incômodos.
 

  1. Sensibilidade no rosto e na boca

Todos as áreas perto do dente retirado estão sujeitos à sensibilidade depois da cirurgia. Isso ocorre pela mesma razão que causa o inchaço: a retirada do siso. Embora seja boa para a saúde bucal, a cirurgia precisa ser agressiva em certa medida e causa traumas na região. Sem mencionar o fato de que, durante o procedimento, as estruturas ao redor do dente suportam uma força da qual não estão acostumadas, o que pode aumentar o incômodo por algumas horas.

A extração do siso não é nenhum bicho de sete cabeças, mas algumas vezes,  podem surgir alguns incômodos. Por isso, qualquer dor ou incômodo que aparecer após o procedimento, é mais do que recomendado conversar com seu dentista. Ele passará o remédio adequado para uma cicatrização mais tranquila.

Vale lembrar que, se você sente dores, está sofrendo infecções e percebe que os dentes vizinhos estão se entortando, o problema pode ser mais sério. E se o “dente do juízo” não for retirado, muitas outras complicações podem surgir, como o aparecimento de cáries e doenças gengivais ou, em casos mais graves, até mesmo surgimento de tumores e cistos. Por isso, não fique deixando para depois a cirurgia e marque uma consulta com o seu dentista.

 

Outros sintomas após a extração do siso

Mau hálito

Também pode ser considerado um sintoma, já que o paciente também sentirá o mau odor. É comum acontecer por conta da dificuldade de limpar a boca e os dentes, além da proliferação de bactérias.

Buraco na região

Comum de acontecer pois a cicatrização óssea é mais demorada do que a cicatrização da gengiva.

Canto da boca machucado

O siso fica localizado em uma região bem posterior na boca, e para ter acesso a ele o dentista precisará abri-la bem, dessa forma pode ferir um pouco seus lábios.

 Dor localizada

Sentida principalmente assim que a anestesia acaba. É normal por conta do processo inflamatório e deve ser controlada com analgésico passado pelo seu cirurgião dentista.

 

Como escolher um bom dentista?

Quando o assunto é saúde, não estamos falando de algo tão simples, por isso é muito importante que na hora de escolher quem vai cuidar de seu sorriso e de sua saúde bucal, seja um dentista qualificado. Não caia nas tentações de propostas muito econômicas ou resultados milagrosos em poucos dias. Um bom tratamento requer tempo. Pesquise, estude, avalie e faça sua escolha de forma consciente e segura.

Se você está em dúvida sobre qual dentista escolher, nós te ajudamos nessa escolha também. A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando assim conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, proporcionamos aos nossos clientes excelência em tratamentos odontológicos, oferecendo então uma excelente relação custo-benefício.

Clique aqui e agende sua avaliação! Seu sorriso e bem estar vem em primeiro lugar!

 

Alguma dúvida ou sugestão para nossos conteúdos? Deixe seu comentário!

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!