Mucocele: o que é, quais as causas, sintomas e como tratar
A mucocele é uma complicação odontológica que inicialmente pode gerar um pequeno susto devido ao seu nome complexo.
Porém, na realidade não é bem assim. Isso se deve ao fato de ela se tratar apenas de um cisto benigno, que se assemelha a uma pequena bolha na boca.
Sendo assim, confira mais a respeito da mucocele no post a seguir:
Aqui você vai encontrar:
O que é mucocele?
Mucocele refere-se ao termo utilizado para denominar um tumor benigno formado no interior da boca, ou seja, ela é um pequeno tumor, que se assemelha a uma bolha, e fica no interior da boca.
Geralmente ela atinge as regiões da língua e a parte interna das bochechas e lábios.
Sua identificação normalmente se dá pela visualização, visto que normalmente ela não causa nenhum tipo de incômodo.
Essa bolha se forma pela obstrução de alguma glândula salivar, o que acaba gerando o acúmulo desse líquido resultando na formação de uma pequena bolha.
Tipos de mucocele na boca
A mucocele é dividida principalmente entre dois tipos, nos quais os fatores que definem qual o tipo são a causa e a idade do paciente.
Sendo assim, mesmo que os sintomas sejam os mesmos, essas nomenclaturas são utilizadas apenas para diferenciá-las de acordo com a causa.
Portanto, os principais tipos são a mucocele por:
- Extravasamento: costuma ser a mais comum e normalmente atinge pessoas que possuem de 10 a 30 anos. Suas causas podem ser:
-
-
- Complicações em cirurgias;
- Mordidas recorrentes;
- Aparelhos ortodônticos.
-
- Retenção: diferentemente da anterior, esse tipo costuma ser mais raro e atinge pessoas acima dos 40 anos. Normalmente é causada pela obstrução das glândulas salivares devido a idade avançada.
Pelo fato de os sintomas serem semelhantes, não é possível diferenciá-las apenas observando, o que faz com que seja necessário realizar alguns exames para identificar qual o tipo.
Além disso, o dentista também deve levar em consideração a idade e o motivo que levou a formação da mucocele para que seja possível indicar o melhor tratamento.
Quais as causas da mucocele?
A mucocele é um tumor benigno causado pela obstrução de glândulas salivares, o que acaba resultando na formação de uma pequena bolha.
Logo, assim como outras complicações, a mucocele também possui suas causas. Desse modo suas causas são:
Traumas na boca
Os impactos causados na região da boca são responsáveis por causarem um inchaço da região, de modo que algumas vezes esse inchaço acaba interrompendo o fluxo de saída das glândulas salivares.
Esse interrompimento desse fluxo acaba causando o aparecimento dessas bolhas.
Hábito de morder frequentemente a boca
Seja os lábios, a língua ou a bochecha, o hábito de morder a boca pode influenciar no aparecimento dos tumores benignos no interior da boca.
Essas mordidas podem afetar os canais por onde a saliva passa e obstruí-los, o que por sua vez causa o surgimento da bolha.
Desse modo, é possível perceber que o hábito de morder o interior da boca pode levar ao bloqueio do canal salivar e acabar ocasionando a formação das bolhas denominadas mucocele.
Sintomas
A mucocele é uma complicação derivada do bloqueio da saída da saliva, o que por sua vez origina a formação da bolha.
Desse modo, os principais sintomas são a formação de uma bolha que não causa dor e possui uma coloração transparente ou mais voltado para uma coloração arroxeada.
Apesar de algumas vezes ser confundida com uma afta, porém, apesar da semelhança, a maior diferença entre as aftas e a mucocele, é o fato de as aftas serem úlceras, ou seja, uma pequena lesão na boca.
Geralmente, após passado certo tempo, a mucocele costuma sumir ou estourar. Seu rompimento normalmente acontece após alguma mordida ou pequeno trauma na região.
Isso acaba originando uma pequena ferida no local onde a bolha se encontrava, porém esta cicatriza naturalmente com o passar do tempo.
É importante mencionar que esses sintomas raramente persistem por mais de 2 semanas, portanto é importante buscar atendimento com um dentista para que ele possa avaliar e identificar o que é essa bolha.
Isso é necessário pois esses sintomas também são bastante comuns em outros tipos de complicações que são mais severas e podem se desenvolver para casos graves.
Possíveis complicações que possuem os mesmos sintomas
Assim como dito anteriormente, a formação de bolhas no interior da boca é um sintoma bastante comum em vários tipos de problemas bucais.
Por esse motivo acaba sendo tão importante procurar ajuda profissional, pois apesar de a mucocele não ser um problema grave, existem outras complicações graves que também causam a formação de bolhas no interior da boca.
Sendo assim, algumas outras complicações que causam o aparecimento de bolhas no interior da boca são:
Lipoma
É um nódulo, inicialmente benigno, formado na mucosa bucal. Ele é composto por lipídios, possuem a tonalidade amarelada e costumam crescer bastante.
Seu tratamento envolve sua remoção por meio de uma cirurgia, que deve ser realizada o quanto antes para evitar complicações.
HPV (focal)
Causado pelo papilomavírus, essa é uma das doenças mais comuns que acometem a cavidade oral, principalmente a língua.
Esse vírus causa a multiplicação e maturação acelerada, o que origina uma neoplasia benigna, que se não tratada pode se transformar em uma neoplasia maligna.
Fibroma
É um tumor benigno do tecido fibroso, que pode ser visto como uma resposta a impactos e/ou irritações nesse tecido.
Geralmente são bastante comuns e sua remoção também é feita por um procedimento cirúrgico.
Hiperplasia fibrosa
Esse é um problema causado, na maioria das vezes, pela pressão derivada da má instalação de próteses e aparelhos.
Isso acaba causando a formação de uma “bolha rígida” que deve ser removida através de um procedimento cirúrgico.
Mucocele tratamento
Geralmente, essa é uma condição que se resolve sozinha, ou seja, não há a necessidade de intervir para resolver esse problema.
Isso significa que normalmente essa bolha se rompe, deixando uma pequena ferida no local que cicatriza com poucos dias.
Porém, assim como dito anteriormente, é necessário procurar atendimento profissional para que ele consiga identificar e avaliar o motivo do surgimento da bolha.
Esse atendimento é necessário para que ele consiga avaliar o motivo da formação da bolha e possa tratar os casos mais severos de mucocele.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista garantem que o dentista possa avaliar para conferir se realmente é mucocele e iniciar o tratamento em casos mais severos.
Dessa maneira, caso seja necessário, ele poderá intervir e tratar os mais diferentes tipos de complicações.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Deixe um Comentário
(0 comentário)