Você pode agendar a qualquer momento

Mordida cruzada: como tratar com aparelho?

Mordida cruzada: como tratar com aparelho? Muitas pessoas enfrentam esse problema , porém, nem sempre elas sabem que isso é um problema de saúde. Fique tranquilo, pois falaremos agora sobre esse problema, seu tratamento e o que pode interferir em sua saúde.

O que é mordida cruzada?

mordida cruzada

A mordida cruzada é quando, ao fechar a boca, os dentes de cima não ficam encaixados/alinhados com os dentes debaixo. Normalmente, a parte de cima (maxila), deve ter um arco um pouco maior do que aparte de baixo (mandíbula), envolvendo assim  ao fechar a boca.

O que acontece é que em alguns casos, existe uma alteração, fazendo com que os dentes de cima não se encaixem direito com os dentes de baixo.

A mordida cruzada pode se apresentar em vários graus diferentes. Em alguns casos, é fácil você perceber, pois fica evidente o desalinhamento dos dentes. Porém, em outros casos, o desalinhamento é mais discreto, sendo mais difícil perceber.

Independente do grau é importante tratar, assim que for feito o seu  diagnóstico. Esse tipo de mordida pode acarretar outros problemas além da estética, ela pode prejudicar a mastigação e até mesmo a respiração.

Se você percebeu que sua mordida pode ser cruzada, então é importante procurar um dentista para fazer uma avaliação e ver como proceder para corrigir.

Tipos de mordida cruzada

A mordida cruzada pode ser de três tipos, sendo elas:

Mordida cruzada anterior

Nesse tipo de mordida cruzada, é quando os dentes da frente da parte de cima, não conseguem cobrir os debaixo. Dessa forma, quando a boca se fecha, os dentes debaixo ficam mais à frente.

Mordida cruzada posterior

Esse tipo de mordida é quando os dentes de trás não se encaixam direito.

Mordida cruzada lateral

Nesse caso, é quando somente um lado da boca está com os dentes desalinhados, ou seja, com os dentes debaixo se encaixando por fora dos de cima.

Causas da mordida cruzada

As causas da mordida cruzada podem variar muito. O mais comum é a má formação da mandíbula, que pode acontecer por alguns fatores hereditários.

Dessa forma, quando criança, se o crescimento dos dentes de cima for em momento diferente do crescimento dos dentes debaixo, pode ser que desenvolva esse problema.

Entretanto, alguns hábitos e costumes podem contribuir para o surgimento ou a piora da mordida cruzada. Entre eles é o uso excessivo de chupetas e mamadeira na infância, ou até mesmo o costume de chupar o dedo continuamente.

O que a mordida cruzada pode prejudicar?

Primeiramente o problema associado à mordida cruzada é estético, ou seja, aparência do dente torto e desalinhado pode incomodar muitas pessoas. Em alguns casos, o desalinhamento pode prejudicar a simetria do rosto e do sorriso da pessoa.

Se não for tratada da forma correta, a mordida cruzada pode trazer algumas consequências, como problemas para mastigar, respirar, falar, principalmente em crianças.

Se não for tratada até a fase adulta, pode causar problemas como retração da gengiva, dores nas articulações e até mesmo a perda de dentes.

Já em alguns casos, a posição incorreta dos dentes pode dificultar a escovação, aumentando assim no risco de cáries e doenças na gengiva. É importante lembrar que o bruxismo também pode ser causado por esse tipo de mordida.

Mordida cruzada: como tratar com aparelho?

Normalmente o período da infância é o mais indicado para fazer a correção. Mas ela pode ser feita normalmente também na idade adulta.

A mordida cruzada pode ser tratada com tratamento ortodôntico. Principalmente quando ela é causada pelo crescimento inadequado de alguns dentes que ficam mal posicionados.

Dessa forma, é possível também tratar a mordida cruzada como um problema esquelético, em alguns casos onde o problema surge causado por um mau desenvolvimento do maxilar.  Veja algumas formas de tratamento:

Aparelho dentário

O aparelho ortodôntico é uma medida bem conhecida quando o assunto é mordida cruzada. O tratamento consiste no uso do aparelho em um determinado tempo, com o auxilio de elásticos que tensionam ou comprimem os dentes, forçando assim a se manterem na posição correta.

Durante o tratamento ortodôntico é necessário fazer visitas mensais ao dentista, a conhecida manutenção, nessas visitas o dentista mudará a tensão dos elásticos como objetivo de obter o alinhamento dos dentes. Hoje é possível encontrar vários tipos de aparelhos, inclusive os transparentes que contribuem para a estética durante o tratamento.

Expansor palatino

O expansor é um dispositivo que, colocado ao céu da boca, faz força sobre os dentes no sentido de empurrá-los para fora. Nesse caso é preciso visitar o dentista para que ele aumente as dimensões do expansor.

Remoção de dentes

Normalmente a retirada de alguns dentes, abre espaço para que os outros cresçam da maneira correta, mediante acompanhamento do dentista.

Cirurgia ortognática

A cirurgia é um tratamento mais radical, porém, tem grande sucesso no tratamento de adulto, que tem o maxilar totalmente formado. Esse tratamento também é indicado no casos mais graves de encaixe dos dentes. Dessa forma, nesse tratamento, o cirurgião quebra o maxilar do paciente em alguns locais, para depois uni-los usando parafusos especiais.

Como escolher um dentista?

Ao escolher um dentista para cuidar de seu sorriso, lembre-se sempre de pesquisar e avaliar antes suas indicações. Por mais que você deseja mudar o sorriso em pouco tempo, é importante entender que um bom tratamento ortodôntico requer tempo e acompanhamento. Dessa forma, tome cuidado com propostas de valores muito baixos ou resultados milagrosos em poucos dias.

Portanto, se você está em dúvida sobre qual dentista escolher, nós te ajudamos nessa escolha também. A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, proporcionamos aos nossos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

O que você estar esperando para garantir seu novo sorriso???

Clique aqui e agende sua avaliação!

Gostou do nosso conteúdo? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

 

 

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!