O Que Você Procura ?

mordida correta

Mordida correta: por que é importante corrigir sua mordida?

dentista2

Você sabe por que é importante corrigir sua mordida deixando ela alinhada e correta? A má-oclusão, também conhecida como desalinhamento dos dentes, é uma condição muito comum. Embora possa não doer ou ser incômodo agora, evitar o corrigir sua mordida pode piorar as coisas. É por isso que é uma boa ideia marcar uma consulta com seu dentista o quanto antes para consertar a mordida.

Por que algumas pessoas não têm a mordida correta?

Um dos fatores que podem afetar uma mordida se trata da perda de dentes, doença periodontal, lesões na mandíbula, uma coroa ou obturação irregular. Maus hábitos também podem resultar em má-oclusão. Empurrar a língua, chupar o dedo por muito tempo e usar chupeta ou mamadeira podem ser fatores contribuintes para gerar esse problema.

Outro fator de contribuição muito importante é a maneira como as crianças tratam a boca durante o período de crescimento. Se crianças pequenas respiram pela boca e estão constantemente com a boca aberta, as consequências podem ser muito significativas no desenvolvimento da mandíbula, rosto e vias aéreas.

Uma das coisas mais importantes a lembrar é corrigir o problema cedo para evitar problemas mais tarde na vida.

Problemas causados ​​por mordidas ruins

Os problemas mais comuns incluem:

  • Baixa autoestima devido aos dentes tortos;
  • Mastigação inadequada, que pode resultar em desgaste irregular dos dentes e deterioração da mandíbula;
  • Impedimentos de fala;
  • Esforço da mandíbula;
  • Dificuldade em manter os dentes limpos, levando à doença periodontal.
Quais são os principais tipos de mordidas
Quais são os principais tipos de mordidas

Quais são os principais tipos de mordidas?

Quando os dentes e mandíbulas estão alinhados corretamente, os dentes superiores descansam ligeiramente sobre os dentes inferiores enquanto a mandíbula está fechada, e as pontas dos molares superiores se encaixam perfeitamente nas ranhuras dos molares inferiores.

Prognatismo

Ao morder, os dentes inferiores se sobrepõem ou cobrem parcialmente os dentes superiores.

Retrognatismo

Os dentes superiores se sobrepõem ou se sobrepõem aos dentes inferiores, além do que queremos ver em uma mordida saudável.

Aberta

Se você tiver uma mordida aberta, significa que seus dentes se sobrepõem verticalmente de maneira insuficiente. Diferentes hábitos orais podem causar esse problema, incluindo sucção do polegar (ou dedo), crescimento desigual da mandíbula e avanço da língua. O sucesso da correção de uma mordida aberta depende do momento do tratamento.

Mordida cruzada

A mordida cruzada é um distúrbio ortodôntico que pode ocorrer na parte frontal ou lateral da boca, ou em ambos. Uma pessoa terá um ou mais dentes superiores que morderão a parte interna de seus dentes inferiores quando houver uma mordida cruzada.

dentista1

Por que é importante deixar sua mordida correta?

Muitas pessoas pensam que o aparelho ortodôntico e outros tratamentos ortodônticos tratam apenas da aparência e, portanto, optam por ignorá-los. Eles podem não considerar seus dentes desalinhados ou tortos um grande negócio, ou o suficiente para investir em consertá-lo.

No entanto, a ortodontia não melhora apenas a estética do seu sorriso. Ela também melhora a sua mordida geral. Aparelhos e outros tratamentos ortodônticos podem ter um efeito positivo na sua saúde geral.

Seus dentes fazem parte de um sistema muito maior de músculos e articulações que podem afetar sua cabeça, pescoço e outras partes de seu corpo. Como tudo em seu corpo está interligado, uma mordida ruim pode estar causando outros problemas sem que você perceba. Por exemplo, dentes muito apinhados ou sobrepostos podem causar dores de cabeça frequentes!

A correção da mordida pode ser obtida por meio da ortodontia e pode ter efeitos duradouros. Aliviando a dor que você nem sabia que estava relacionada aos dentes.

Você evitará danos aos dentes

O que pode acontecer se sua mordida não for corrigida? Cada condição é diferente, mas todas podem resultar em danos aos dentes. Por exemplo, se você tem os dentes tortos, eles estão esfregando um contra o outro o tempo todo, o que pode causar desgaste contínuo do esmalte. A aglomeração também pode dificultar a limpeza entre eles, o que pode aumentar o risco de os alimentos ficarem presos. Se não for removido, podem causar cáries.

Você vai dormir melhor

Espere o que? Como o alinhamento dos dentes pode afetar seu sono? Na verdade, existem muitas maneiras de você perder a qualidade do sono devido à má oclusão. Os dentes que não estão em suas posições adequadas podem interferir na respiração, o que pode se manifestar na forma de apneia do sono.

O desalinhamento também pode causar tensão na mandíbula ou no pescoço, o que pode causar dores e até enxaquecas. Qualquer um deles pode evitar que você caia ou continue dormindo. Sem correção, todas essas condições podem piorar.

Como saber se sua mordida está correta?

Em muitos casos, simplesmente olhar para os dentes pode ser suficiente. Mas, em outros casos, um dentista experiente precisará examinar o paciente. Durante o exame, o ortodontista tirará fotos e radiografias, e às vezes até moldes ou impressões de seus dentes.

Depois que o ortodontista determinar o problema exato, ele pode trabalhar com você para elaborar um plano de tratamento projetado especificamente para suas necessidades. Seu dentista o ajudará a determinar o tratamento adequado não apenas para lhe dar um sorriso mais bonito, mas também funcional.

Então, o que você estar esperando para garantir seu novo sorriso e manter sua boca saudável?

Agende sua avaliação gratuita conosco aqui!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!