O Que Você Procura ?

mewing

Mewing realmente funciona? Saiba mais sobre essa técnica

dentista2

O mewing vem se tornando cada vez mais popular por causa de sua promessa de remodelação facial com exercícios caseiros. Ele é uma técnica que fortalece os músculos faciais com a promessa de uma melhoria na harmonização facial.

Porém, por se tratar de um método que seus resultados ainda não foram comprovados cientificamente, acaba gerando dúvidas a respeito do processo e se realmente funciona.

Por isso vamos responder suas dúvidas nesse post: o que é, se realmente funciona, como fazer e um mini passo a passo.

O que é mewing?

O mewing é uma técnica que consiste em um conjunto de exercícios que podem ser feitos em casa visando uma melhoria na harmonização facial.

Esse método foi desenvolvido baseado em estudos feitos pelo Dr. Mew sobre a possibilidade de moldar o maxilar com o tempo.

Mewing: como fazer?

O mewing é uma série de exercícios caseiros e por não ser feito sob a supervisão de um profissional, muitas vezes pode acabar sendo executado de maneira errada.

Quando realizado incorretamente, o mewing pode acabar gerando algumas complicações, como bruxismo.

Dessa maneira, caso comece a sentir dores ou algum desconforto, você deve interromper os exercícios e procurar ajuda de um profissional da área.

Visto que pode causar prejuízos quando feito de maneira errada, deve-se realizá-los da maneira correta.

dentista1

O exercício principal do mewing consiste em manter a língua no céu da boca com os dentes cerrados e respirar somente pelo nariz durante o exercício.

Esse processo deve ser feito durante pelo menos duas horas por dia e podem ser feitos enquanto o paciente realiza sua rotina normal.

Mewing passo a passo

Na hora de executar os exercícios do mewing, é importante fazê-los da maneira correta. Pois caso sejam realizados de maneira errada, podem ser prejudiciais.

Em caso de dores causadas pelos exercícios, a prática deve ser suspensa imediatamente e, logo em seguida, deve-se procurar um profissional da área.

A seguir estão os exercícios detalhados:

Língua no palato

Consiste em manter a língua tocando o céu da boca, e durante esse período, deve-se manter a boca fechada e os dentes cerrados, além de ser necessário respirar apenas pelo nariz.

Movimentos ondulatórios

Deve-se engolir a comida utilizando movimentos ondulatórios com a língua, de modo que a ponta dela empurre a comida para a garganta.

Isso se faz colocando um alimento na ponta da língua, e depois empurrando-o até a garganta utilizando apenas a língua. Esse movimento melhora o processo de deglutição de alimentos.

Chicletes

Se baseia em colocar muitos chicletes na boca e utilizar a língua para espalhá-las no céu da boca. Esse exercício tem como objeto o fortalecimento dos músculos da língua 

Língua no céu da boca com a coluna reta

Esse exercício é baseado em realizar o primeiro exercício enquanto mantém a coluna ereta. Isso garante além da harmonização facial, uma melhor postura, garantindo uma melhor estética ao paciente.

Com isso, vemos que o mewing é apenas um conjunto de vários exercícios físicos que promovem o reforço dos músculos mandibulares, além de uma boa postura.

O mewing funciona?

Ainda não existe comprovação científica que o Mewing realmente funciona. Sendo assim, ele não deve ser comparado com o processo de harmonização facial, tendo em vista que a harmonização garante resultados imediatos e evidentes, e o mewing de forma mais demorada.

Contudo, vale lembrar que apesar de os exercícios influenciam diretamente a formação do desenvolvimento do queixo, não é garantido que eles vão mudar completamente a forma da mandíbula.

Embora seus resultados estéticos possam não atingir as expectativas do paciente, o mewing garante o fortalecimento do maxilar e uma melhora na respiração.

Quais os riscos do mewing?

O mewing quando realizado de maneira correta, garante benefícios respiratórios e fortalece o maxilar. Mas apesar de garantir algumas melhorias, se feito de maneira incorreta, pode ter consequências preocupantes.

Por causa da necessidade de se exercer uma certa força para manter os dentes, às vezes o paciente pode acabar usando força em excesso e sobrecarregar os ossos.

Essa força excessiva pode acabar causando o desenvolvimento do bruxismo, que é uma condição que faz as pessoas ranger ou apertar os dentes durante o sono.

Isso pode acabar causando desgaste e enfraquecimento dos dentes, além da possibilidade de causar traumas na gengiva e nos ossos intra-auriculares, o que pode causar uma disfunção na ATM.

Desse modo, caso comece a sentir desconfortos na articulação mandibular, o mewing deve ser interrompido e o paciente deve procurar ajuda de um dentista.

Além da possibilidade do bruxismo, a técnica também pode causar:

  • Queda dentária;
  • Retração da gengiva;
  • Traumas nos dentes;
  • Dores nos músculos e articulações.

Quando executado de maneira incorreta, o mewing pode trazer graves consequências, assim sendo, o paciente deve considerar uma cirurgia de harmonização facial antes de recorrer a esse método.

Mewing: resultados

Os resultados do mewing aparecem durante o processo, de maneira lenta e gradual. Quando executado de maneira correta, ele proporciona benefícios além da harmonia facial, como:

  • Uma melhor adequação da posição do rosto;
  • A redução da possibilidade de entortar os dentes;
  • Melhoria na qualidade do sono e bem estar;
  • A diminuição nas dores mandibulares, de cabeça e no pescoço;
  • Facilidade na respiração promovido pelo melhor posicionamento da língua.

É válido ressaltar que os resultados do mewing não devem ser comparados ao processo de harmonização facial, visto que ela proporciona um resultado mais rápido e com resultados comprovados.

mewing antes e depois

A técnica mewing antes e depois

O mewing é uma técnica que tem como objetivo o fortalecimento e definição da mandíbula, promovendo assim uma melhoria na harmonização facial. Além dos benefícios estéticos, ele também garante melhoria na qualidade de vida do paciente.

Contudo, ainda não existe uma comprovação científica de que ele realmente funciona. Sendo assim, seu resultado pode variar dependendo do caso. Isso devido a alguns fatores, como:

  • Sucção do dedo e uso de chupetas no período da infância;
  • Maneira como o paciente respira (pela boca ou nariz);
  • Fatores genéticos;
  • Tipo de alimentação feita durante a infância;
  • Presença ou não de bruxismo.

Todos esses são pontos que influenciam diretamente o desenvolvimento e a formação da mandíbula, dessa maneira, não é garantido que o mewing irá mudar completamente a forma do queixo do paciente, ou seja, ele pode não ter o resultado esperado.

Assim como dito anteriormente, essa técnica não garante que os ossos da face sejam alterados, mas a mudança na posição de repouso da língua pode auxiliar a respiração e correção de postura.

Contudo, podemos concluir que apesar de não ter resultados garantidos, essa é uma prática que pode trazer benefícios além da estética.

Tendo em vista que algumas pessoas, por quererem resultados mais rápidos, podem acabar forçando mais a mandíbula pode reduzir o tempo de tratamento. Porém, é válido lembrar que não se deve usar força demais durante os exercícios, visto que essa força excessiva pode ocasionar diversos problemas.

Antes de começar o mewing, procure um dentista de confiança

Caso tenha interesse em começar a praticar o mewing, o ideal é conversar com seu dentista, para que ele analise seu caso e avalie se essa terapia é recomendada para o seu caso.

E nessas horas o plano odontológico pode ajudar. Eles oferecem praticidade na hora de fazer esses tipos de tratamento, por possuírem pacotes e oferecem acompanhamento profissional durante o tratamento.

Procure clínicas de confiança e que apresentam boas recomendações, afinal se trata de nossa saúde, e para cuidá-la é importante que o tratamento seja feito com profissionais bem preparados, além do local que deve possuir uma boa estrutura.

A clínica odontológica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos e estéticos.

O seu sorriso é nossa prioridade! Agende uma avaliação gratuita aqui em uma clínica OralDents mais próxima de você.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!