Mascar chiclete pode causar problemas?
Mascar chiclete se tornou algo comum na sociedade atual de modo que tornou-se um hábito normal, independentemente da faixa etária.
Porém, muitas vezes o chiclete é visto como um vilão, o que nem sempre é verdade, visto que ele pode ajudar na luta contra algumas condições.
Portanto, confira se mascar chiclete pode causar problemas no dente:
Aqui você vai encontrar:
Benefícios de mascar chiclete
O chiclete, também conhecido como goma de mascar, é um produto feito com o objetivo de ser mastigado sem engoli-lo.
Ele também carrega consigo a fama de não fazer bem para a saúde bucal, inclusive são considerados um dos maiores causadores da cárie.
Porém, isso não é completamente verdade, visto que a goma de mascar possui uma versão sem açúcar que remove esse risco.
Além disso, o hábito de mascar chiclete oferece alguns benefícios para a saúde, como:
Estimular e reforçar a musculatura da ATM
O ato de mastigar é uma ação que trabalha os músculos responsáveis pela movimentação da mandíbula, o que garante que eles sejam reforçados.
Desse modo, como o chiclete é um produto cujo único propósito é ser mastigado, ele é capaz de estimular toda essa musculatura e reforçá-la.
Além disso, algumas vezes é possível reduzir inchaços ou tratar lesões através de seu consumo.
Alguns profissionais também recomendam mascá-lo por volta de meia hora, para estimular a musculatura dessa região.
Também é importante mencionar que não deve-se estimular excessivamente essa região, pois isso pode resultar em problemas relacionados a ATM, que é a articulação temporomandibular responsável pela movimentação da mandíbula.
Portanto, caso possua o objetivo de reforçar essa musculatura é recomendado procurar por um dentista primeiro, para que ele possa passar as devidas orientações.
Reduzir o mau hálito
O ato de mascar chiclete promove uma melhora no hálito, principalmente quando ele possui um sabor que provoca uma sensação refrescante, como menta e hortelã.
Sendo assim, a melhoria no hálito acontece graças ao fato de a goma de mascar estimular a salivação.
Desse modo, o alívio ocorre porque a saliva age como uma substância responsável por limpar os dentes e umedecer a boca.
Porém, é importante mencionar que não é sempre que o chiclete consegue aliviar o mau hálito.
Em casos onde a halitose é causada por alguma condição como cáries e periodontites, o consumo do chiclete não consegue melhorar o hálito e em alguns casos pode até piorá-lo.
Esse fato não remove ou reduz a importância da escovação e do uso do fio dental, visto que eles são partes essenciais para a limpeza bucal e prevenção de complicações.
Aumentar a concentração
Segundo estudos feitos em uma universidade localizada no Reino Unido, o consumo da goma de mascar ativa uma parte do cérebro encarregada da memória.
Portanto, em algumas pessoas, o consumo de gomas de mascar pode auxiliar em tarefas que exigem uma concentração maior. O hábito de mascar chicletes também pode reduzir o estresse.
Esse hábito também contribui para o aumento da circulação sanguínea e consequentemente para a oxigenação, fato responsável pelo aumento da concentração e capacidade de memorização.
Tratamento para fumantes
Atualmente já existem chicletes responsáveis por auxiliar no tratamento de algumas condições, dentre as quais o hábito de fumar está incluído.
O vício em cigarros faz com que a pessoa possua a necessidade de estar com a boca e mãos sempre ocupadas, de modo que não deixa oportunidade para o consumo de cigarros.
Além disso, existem chicletes que possuem substância responsáveis por contribuir para o interrompimento do vício.
Porém, essa goma de mascar que possui substâncias para interromper vício devem ser usadas apenas por um certo tempo, que é em média 3 minutos.
Antiestresse
Segundo uma pesquisa conduzida por uma universidade australiana, o consumo de chicletes reduz os níveis de ansiedade e estresse corporal.
Além disso, foi comprovado que pessoas que consomem esse produto possuem cerca de 15% menos cortisol presente no sangue do que as que não consomem.
O cortisol é uma substância liberada pelo corpo em situações de estresse e ansiedade, a fim de controlá-los e regular o nível de açúcar no sangue e pressão arterial.
Desse modo, o nível dessa substância no corpo não deve ser muito alta nem muito baixa, visto que quando está alta pode causar problemas como síndrome de Burnout e quando em baixo nível pode levar a depressão.
Portanto, o hábito de mascar chiclete funciona como uma válvula de escape para regular o nível de cortisol.
Mascar chiclete faz mal?
Assim como ele pode ser benéfico para a saúde, o hábito de mascar chiclete pode causar problemas.
Portanto é importante ficar atento a qualquer sinal preocupante e visitar periodicamente um dentista para que ele possa passar maiores orientações.
Sendo assim, os problemas que podem se originar de mascar chicletes são:
Cáries
Apesar de que sua versão sem açúcar pode ser um aliado no combate à cárie, visto que eles contribuem para a salivação sem alterar o pH da boca.
O que faz com que ele auxilie na limpeza e remoção de partículas responsáveis por gerar o acúmulo de bactérias que causa a cárie.
Porém, quando se trata de sua versão açucarada, que é a mais comum, não é bem assim que funcionam as coisas.
Isso acontece pelo fato de o açúcar servir de alimento para bactérias da boca, o que contribui para a formação de cáries.
Portanto, para evitar que isso aconteça é importante higienizar a boca após o consumo do chiclete.
Problemas estomacais
Mascar chiclete não é um hábito de todo péssimo, porém pode se tornar problemático caso seja feito em excesso.
Uma das complicações geradas pelo consumo da goma de mascar é a possibilidade de originar ou intensificar problemas estomacais como a gastrite.
Isso acontece pelo fato do corpo humano relacionar a mastigação com a alimentação, porém durante o consumo do chiclete isso não é o que acontece.
Visto que ele será mastigado, mas não será engolido nem servirá de alimento. Desse modo, mesmo que ele não seja um alimento, o corpo entende que ele é.
Isso resulta na liberação dos ácidos responsáveis pela digestão ao mastigá-los. Sendo assim, como não há nenhum alimento sendo digerido, esse ácido atingirá diretamente o revestimento estomacal.
Desse modo, ele fere o estômago fazendo com que desenvolva-se um caso de úlcera estomacal, que é uma ferida na mucosa do estômago, e futuramente pode se desenvolver para uma gastrite.
Disfunções da articulação temporomandibular (DTMs)
Assim como foi dito anteriormente, o hábito de mascar chiclete contribui para reforçar os músculos responsáveis pela movimentação do mandibular.
O que resulta no fortalecimento desses músculos, porém quando eles são muito estimulados pode hipertrofiá-los, o que resulta em um rosto mais “definido”, ou seja, uma aparência mais masculina.
Além disso, pode acontecer desse super estímulo acabar se tornando o início de um caso de bruxismo.
Tanto que alguns dos exercícios do mewing, um tratamento composto por uma série que atividades que promovem a definição do rosto, consistem em mascar vários chicletes.
Além disso, o fato de deixá-los mais fortes pode fazer com que aconteçam trincas e fraturas nos dentes, devido a força excessiva durante a mastigação.
Mascar chiclete emagrece?
A resposta é depende. Mas como assim depende?
Bom, o ato de mascá-lo em si não vai queimar várias calorias magicamente, visto que as calorias queimadas por esse ato são equivalentes a mastigar qualquer outro alimento.
Então como ele auxilia na perda de peso? Sua função no auxílio da perda de peso se baseia no simples fato de algumas vezes ele enganar o apetite.
Desse modo, seu consumo pode evitar os lanchinhos fora do horário que são grandes vilões na hora de emagrecer.
Porém, assim como dito antes, sua eficácia varia de pessoa para pessoa, pois em alguns casos ele não consegue evitar os assaltos à geladeira.
Além disso, existem situações onde mesmo que ele consiga evitar os lanches em horários indevidos, a refeição realizada logo após é pobre de nutrientes ou rica em calorias, o que acaba anulando esse efeito.
Visitas regulares ao dentista
Assim como foi visto, o hábito de mascar chiclete pode causar problemas, porém também pode ser benéfico em algumas situações.
Portanto, para usá-lo de maneira consciente e não gerar consequências, recomenda-se que, além de utilizar gomas de mascar sem açúcar, realize visitas regulares ao consultório.
Pois somente através das consultas com um dentista é possível executar procedimentos como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes, que deve ser feita de 6 em 6 meses.
Além disso, elas também garantem que seja possível realizar o acompanhamento odontológico. Desse modo é possível identificar problemas odontológicos em seu início, e tratá-los antes que se tornem complicações severas.
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)