Mandíbula torta: o que pode causar e como tratar
A mandíbula torta é uma das possíveis causas do rosto irregular, e além das complicações estéticas, ela também pode interferir nas funções desempenhadas pelo maxilar.
Conheça mais a respeito dessa situação:
Aqui você vai encontrar:
O que é?
O rosto do ser humano é naturalmente irregular, porém algumas vezes essa irregularidade possui uma causa específica. A mandíbula torta é uma das possíveis condições que podem afetar a estética do sorriso e consequentemente prejudicar o alinhamento do rosto.
Além de causar uma grande desarmonia na estética do rosto, essa situação pode causar outras complicações funcionais que podem interferir na vida do paciente.
Quais as causas da mandíbula torta?
A mandíbula torta pode ocorrer devido a vários fatores, que podem estar associados a algum tipo de má-oclusão ou traumas causados por acidentes na região da mandíbula.
Normalmente a má-oclusão relacionada a esse problema é a mordida cruzada, que pode ocorrer de forma anterior, lateral ou posterior.
Essa é uma condição caracterizada pela sobreposição dos dentes inferiores aos superiores quando a boca é fechada. Algumas vezes, essa condição pode não ser notada devido aos dentes parecerem alinhados.
A mordida cruzada pode ser causada por fatores genéticos, ou seja, herdada geneticamente, ou devido a hábitos parafuncionais, como roer unhas e a sucção dos dedos.
Outro fator que também pode ser motivo da mandíbula torta é o deslocamento do maxilar, que acontece quando há o deslocamento de uma parte chamada côndilo, que fica localizada normalmente na ATM.
Quando ela sai do seu lugar de origem, ela deixa a mandíbula torta devido ao fato dela estar ligada diretamente ao sistema de sustentação e mobilidade do maxilar.
Isso pode acontecer devido a algum impacto que pode acabar forçando-a para fora de seu local. Também pode ocorrer quando há uma abertura exagerada da boca, como por exemplo ao bocejar.
O deslocamento do maxilar também pode estar ligado a algum problema já existente na ATM, podendo ocorrer devido a uma má formação dos ossos de ligação, alguma síndrome que cause a frouxidão da ATM ou ser decorrente de alguma lesão passada.
Há alguns casos em que a mandíbula torta causada pelo deslocamento do maxilar retorna ao seu lugar sozinha, porém quando isso não acontece é recomendado procurar ajuda médica para recolocá-la no lugar e evitar possíveis complicações.
É importante mencionar que sob nenhuma circunstância deve-se tentar voltá-la para o lugar por conta própria, pois caso o procedimento seja feito de maneira errada pode acabar causando maiores problemas.
O que a mandíbula torta para o lado pode causar?
O indício mais perceptível da mandíbula torta é o impacto estético causado pelo desalinhamento do maxilar. Apesar de ter sintomas diferentes que podem variar de acordo com a causa, esse é comum a ambos.
Desse modo, as consequências da mandíbula torta de acordo com seus motivos são:
Mordida cruzada
A mordida cruzada é um tipo de má-oclusão que assim como foi dito acima, pode causar uma alteração na harmonia facial dando a impressão de que a pessoa tem a mandíbula torta.
Além da complicação estética, essa condição pode causar algumas complicações como:
- Feridas no interior da boca devido ao mau posicionamento dos dentes;
- Retração gengival;
- Dores na articulação temporomandibular (ATM);
- Zumbidos no ouvido ao movimentar o maxilar;
- Dor de cabeça;
- Favorecer o surgimento de cáries;
- Dificuldade na movimentação do maxilar lateralmente;
- Bruxismo;
- Danos aos ossos do periodonto;
- Sensibilidade e possível perda dentária.
Esses sintomas contribuem para a identificação desse problema, também é importante lembrar que quanto antes for corrigido, menor é a chance da mordida cruzada causar algum tipo de dano irreversível.
Maxilar deslocado
Quando a mandíbula torta ocorre devido ao deslocamento do maxilar, o sintoma mais aparente é o fato do paciente ficar com a boca aberta, de maneira torta e não conseguir fechá-la.
Além disso, a pessoa acometida por essa condição sofre de dor e desconfortos intensos, e também apresentam dificuldade em dialogar.
Caso essa luxação se torne uma situação frequente, ela pode estar associada a algum dano permanente na articulação temporomandibular.
Se esse for o motivo do deslocamento, além da recorrência do deslocamento, também podem ocorrer danos mais severos às funções da mandíbula.
Maxilar torto o que fazer?
Assim como a mandíbula torta possui diferentes sintomas de acordo com o motivo de sua ocorrência, ela também tem diferentes métodos de tratamento.
Desse modo, a correção dessa situação baseada em sua causa é:
Mordida cruzada
Como foi dito antes, a mordida cruzada é um tipo de má-oclusão, e assim como os outros problemas de alinhamento dentário, seu tratamento é mais fácil e mais rápido quando iniciado cedo, além de evitar possíveis complicações futuras.
Assim sendo o tratamento da mordida cruzada pode ser feito com:
-
Aparelho convencional:
Ele pode ser utilizado desde a infância até idades mais avançadas, porém seu uso para a correção dessa má-oclusão depende da intensidade do problema, visto que em casos severos pode ser necessário a realização de uma cirurgia.
A correção por meio desse aparelho é realizada a partir do alinhamento dos dentes, de modo que garanta ao paciente uma mordida correta.
O tratamento com esse aparelho pode ter a duração de meses ou anos dependendo de sua evolução.
-
Expansor palatino:
Ele é usado para a correção da mordida cruzada quando esta é causada pela falta de espaço na arcada dentária superior.
O expansor palatino trabalha para expandir o céu da boca, e esse aumento do palato garante que haja mais espaço na arcada para comportar os dentes.
Assim como o aparelho convencional, ele também requer manutenções periódicas para que o dentista possa realizar seu ajuste.
Por estar diretamente ligado a formação óssea, esse aparelho é mais eficiente quando utilizado em crianças, mas isso não impede que possa ser utilizado em adultos.
-
Cirurgia para mandíbula torta:
Quando não existe a possibilidade da correção por meio de aparelhos, a única opção restante é a cirurgia ortognática. Ela é um procedimento cirúrgico em que o cirurgião-dentista faz modificações necessárias na mandíbula para garantir a oclusão correta.
Deslocamento do maxilar
Assim como foi citado anteriormente, quando a mandíbula torta ocorre devido ao deslocamento pode acontecer de o próprio maxilar se reposicionar sem interferências externas.
Porém, como essa nem sempre é a situação, caso a mandíbula não retorne ao lugar sozinha logo após o deslocamento, deve-se procurar com urgência um profissional para colocá-la no lugar novamente.
Sob nenhuma circunstância o paciente deve tentar reposicioná-la por conta própria, visto que caso a técnica apropriada não seja utilizada, pode acabar causando complicações mais severas.
Quando é colocada no lugar por um profissional, ele pode optar por recomendar o uso de uma bandagem de Barton, que é semelhante a uma mentoneira. Além disso, ele recomendará que o paciente evite falar e ingerir alimentos que exigem muita mastigação.
Caso o deslocamento da mandíbula seja muito recorrente, pode ser necessária a realização de um procedimento cirúrgico para garantir o reforço da ATM e evitar novos deslocamentos.
Visitas regulares ao dentista
Com as visitas regulares ao dentista, o profissional é capaz de fazer um diagnóstico precoce do problema e oferecer o tratamento ideal para o paciente, além de executar a profilaxia, que deve ser feita de 6 em 6 meses.
Vale ressaltar que muitas vezes a mandíbula torta pode ser causada por diferentes motivos de modo que apenas um profissional possa identificar e tratá-la da maneira correta. Logo, não hesite em procurar seu dentista ao perceber algum dos sintomas citados.
Além disso, o dentista dará orientações e recomendações relacionados a bons hábitos de higiene bucal, que evitarão a evolução da placa bacteriana e infecções futuras, durante até mesmo o uso do aparelho.
A visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)