O Que Você Procura ?

Mancha branca no dente: o risco por trás dela

dentista2

Você sabe que são essas mancha branca no dente e como fazer para eliminá-las?

Dentes brancos podem ser um sinal de uma excelente saúde bucal, e algumas pessoas fazem o que podem para manter o sorriso o mais branco possível. Isso inclui escovar os dentes regularmente, fazer limpezas dentárias e usar produtos para clarear os dentes. Às vezes, porém, descolorações como manchas brancas se formam nos dentes.

Esse tom de branco é diferente do resto dos dentes, e algumas pessoas acham isso incômodo. Manchas brancas nos dentes podem ser um sinal de cárie, por isso é importante identificar a causa delas.

A causa das mancha branca no dente

Manchas brancas geralmente se desenvolvem nos dentes por de mais de um fator. Seu dentista pode explicar causas específicas e determinar a melhor maneira de tratar sua condição. As causas mais comuns incluem:

· Dieta

Comer muitos alimentos ácidos pode causar manchas brancas nos dentes. Isso ocorre porque alimentos mais ácidos prejudicam o esmalte dos dentes. E esta camada externa é que ajuda proteger os dentes contra danos.

Uma dieta rica em açúcar também causa a formação de placa ácida, que pode corroer o esmalte. Alimentos e bebidas ácidas tipo refrigerantes e certas frutas, como limões, laranjas.

O refluxo ácido é outro gatilho, porque produz ácido no estômago, garganta e boca. À medida que o esmalte do dente se quebra, você pode ter outros sintomas, como sensibilidade a alimentos e bebidas frios ou quentes.

· Fluorose

O flúor fortalece os dentes e evita cáries, mas seu excesso nos dentes em desenvolvimento pode ter o efeito contrário, causando cáries e descoloração. Isso pode acontecer quando as crianças consomem muitas bebidas fluoretadas ou engolem creme dental com flúor.

· Hipoplasia do esmalte

Esse problema refere-se a ter menos esmalte nos dentes que o normal. A hipoplasia do esmalte pode resultar de uma deficiência nutricional que causa perda mineral no dente. Os culpados incluem condições como a doença celíaca, onde o corpo tem dificuldade em absorver nutrientes por causa de um sistema imunológico enfraquecido.

dentista1

Tomar antibióticos para tratar a febre também pode interferir na absorção de nutrientes. Além disso, fumar durante a gravidez pode causar essa condição em crianças. Outros sintomas da hipoplasia do esmalte incluem sulcos ou linhas nos dentes e sensibilidade dos dentes.

· Acumulação de placa

Manchas brancas nos dentes também podem se formar devido ao acúmulo de placa bacteriana. Este é o resultado da falta de higiene dental, como não escovar os dentes ou deixar de usar o fio dental regularmente.

Essas manchas, que podem aparecer nos dentes após a remoção do aparelho dentário, são causadas pelo acúmulo de placas embaixo ou ao redor dos aparelhos. A higiene bucal feita de forma errada ou a incapacidade de remover completamente a placa entre os bráquetes causam essa desmineralização do dente. Podendo ter um aspecto de dente áspero e lascado.

· Dormindo com a boca aberta

Você pode perceber manchas brancas nos dentes ao acordar de manhã e logo depois de algumas horas elas já desaparecem. Isso geralmente acontece por dormir com a boca aberta durante a noite. Essas manchas brancas são causadas pela desidratação da superfície do esmalte dos dentes. Quando a saliva atinge os dentes, os dentes se reidratam e as manchas brancas desaparecem.

Estar doente com um resfriado também aumenta sua probabilidade de dormir com a boca aberta.

Tratamento de mancha branca no dente

Mancha branca no dente pode incomodar algumas pessoas, mas existem várias opções de tratamentos para eliminar essas manchas.

Microabrasão

Este procedimento remove uma camada de esmalte da superfície do dente usando abrasão leve. Com isso, remove manchas brancas e melhorar a aparência dos dentes.

Clareamento dental

Trata-se de um procedimento de clareamento dental realizado sob a supervisão de um médico, mas podendo ser feito em casa também. Esse processo ajuda a equilibrar a cor do esmalte do dente. O tratamento clareia efetivamente todo o dente.

No entanto, vale ressaltar que o clareamento dental não é um tratamento eficaz para pessoas que desenvolvem manchas brancas nos dentes devido ao uso excessivo de flúor. Esse tratamento pode clarear ainda mais as manchas brancas, resultando em manchas que assumem uma tonalidade diferente de branco.

Lente de contato dental

Dependendo da extensão das manchas brancas, seu dentista pode sugerir a colocação de lentes de contato dental. Isso envolve a criação de uma lâmina de resina ou de porcelana super finos que é permanentemente colada à superfície dos dentes.

Descongestionantes nasais

Se um resfriado ou outra infecção viral o deixar congestionado, tome descongestionantes nasais antes de dormir. Isso irá ajudá-lo a dormir com a boca fechada.

Prevenção de mancha branca no dente

Para evitar mancha branca no dente, é importante praticar uma boa higiene dental. Isso inclui escovar e usar fio dental regularmente. Se possível, escove e enxágue a boca após cada refeição.

Seu dentista também pode recomendar pasta de dente projetada para remineralizar o esmalte e proteger os dentes contra manchas brancas.

Comer menos açúcar e alimentos menos ácidos também pode proteger o esmalte e evitar manchas brancas. Se você é gestante, pare de fumar, para que os dentes em seu filho desenvolva de maneira saudável, além de evitar qualquer outro problema de saúde que venha a ocorrer.

Para evitar a exposição excessiva ao flúor em crianças pequenas, fique por perto enquanto seus filhos escovam os dentes. Eles não devem colocar muita pasta de dente na escova, a quantidade ideal que se deve colocar é do tamanho de uma ervilha na escova.

Além disso, ensine as crianças a não engolir a pasta de dentes durante a escovação. Monitore a quantidade de flúor consumida pelo seu filho e reduza o número de bebidas como refrigerantes. O fluoreto pode encontrado em sucos de frutas, água engarrafada e refrigerante.

Gostaria de agendar uma avaliação gratuita conosco?

Agende agora e garanta um sorriso incrível.

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!