O Que Você Procura ?

kit higiene bucal

Kit higiene bucal: um guia completo para sua saúde bucal!

dentista2

Kit higiene bucal são alguns itens que você utiliza para cuidar da sua saúde bucal. Nele é possível conter objetos como escovas, fio dental, pasta de dente, entre outros.

Fazer uma boa higiene bucal todos os dias é o ideal para manter um sorriso saudável e longe de doenças, como cárie, tártaro e a temível gengivite.

Posto isso, o objetivo deste post é ajudar você a montar um kit de higiene bucal, afinal, seu sorriso sempre merece o melhor cuidado. Tenha uma boa leitura!

O que é o kit higiene bucal
Escovas de dentes enxaguante bucal, relógio entre outros produtos de higiene bucal e básica.

O que é o kit higiene bucal?

O que muita gente aprendeu desde criança, é a escovar os dentes, no entanto, algumas pessoas não aprenderam que a limpeza da boca vai muito além de apenas uma escovação.

O principal objetivo de um kit para pacientes é a garantia de poder limpar os dentes e a boca, quase que em qualquer lugar, principalmente quando não está em casa.

Desse modo, o kit pode servir para uso em casa, mas é ainda mais útil para quem passa o dia todo fora.

Ao carregar um kit consigo, o paciente garante o cuidado da sua higiene bucal, e se for o caso de estar fazendo algum procedimento bucal, os resultados do tratamento odontológico tendem a melhorar.

Por que ter kit higiene bucal?

Além de poder higienizar os dentes e a boca em diferentes lugares e situações, o kit higiene bucal é um reforço para pacientes que estão em algum tipo de ortodôntico.

Já se sabe que é fundamental cuidar da higiene bucal para preservar e evitar problemas que possam atrasar os resultados desejados para um sorriso ainda mais bonito.

Outro fator que importa é o fato de que quem usa os modelos fixos precisa ficar mais atento aos resíduos de alimentos.  Isso acontece para que eles não fiquem presos à estrutura do aparelho, é preciso fazer a higienização além de mante a saúde e aparência.

dentista1

Itens essenciais para um kit higiene bucal

Apesar do kit de higiene para pacientes sofrer mudanças de acordo com cada caso, é possível que o profissional consiga se adequar à esta necessidade e assim indicar da melhor forma.

A partir disso, para ter um kit higiene bucal que atenda às suas expectativas e as do paciente é preciso conhecer os itens essenciais que não podem faltar na hora de montá-lo!

1- Escova de dentes com cerdas macias

A escova de dentes é o primeiro item e talvez o mais importante que vem à mente quando se pensa em higiene bucal e, realmente, ela é um item que nunca deve ser desprezado.

No entanto, a escolha da escova errada pode trazer problemas bucais graves.

Por isso, ao montar o seu kit higiene bucal, opte por uma escova de cerdas retas e macias e cabeça média. Isso porque garante uma limpeza mais completa, inclusive dos dentes posteriores.

2- Tenha o creme dental ideal

Juntamente da escova de dentes, o creme dental irá atuar na remoção de resíduos e também na eliminação do acúmulo de placa bacteriana que se adere à superfície dentária.

Por isso, o ideal é conhecer bem cada material e os tipos de creme dental, por exemplo, creme dental com flúor é indicado, mas não tente se auto atender, busque sempre ajuda de um profissional especializado.

E com isso, ele saberá indicar a melhor opção para o seu caso.

3- Fio dental

Já deu para perceber que os itens do kit higiene bucal são ligados, por isso, é preciso lembrar de o uso do fio dental é necessário todos os dias! Sem ele, a limpeza não estará completa.

Desse modo, não se esqueça de incluir o fio dental no kit de higiene bucal e é um ótimo lembrete de que é preciso usá-lo.

4- Proteja seu kit

O ideal é que os produtos do kit de higiene bucal não fiquem jogados dentro da bolsa. Afinal, contato com coisas como dinheiro e chaves pode causar a contaminação dos mesmos, por isso, é essencial deixá-los protegidos!

Mas como fazer isso? Simples, escolha uma caixa, estojo, bolsa ou necessaire, o que achar melhor para poder proteger seus itens de possíveis bactérias e também facilitar o transporte.

Esses são os itens ideias para ter no kit higiene bucal. Agora se você está usando aparelho ortodôntico, seu kit ganha alguns acessórios a mais.

kit higiene bucal aparelho ortodontico
kit higiene bucal aparelho ortodôntico.

Kit higiene bucal para aparelho ortodôntico

Vale lembrar que cada kit deve ter itens selecionados de acordo com a necessidade de cada paciente, ou seja, é preciso avaliar caso por caso.

Isso se dá, porque pacientes que utilizam aparelhos ortodônticos não podem esquecer certos itens, como os listados abaixo.

1- Passa fio

Novamente, o fio dental é essencial, tanto para quem usa aparelho ortodôntico, quanto para quem não usa.

O item é essencial para que se tenha uma boa higiene bucal. O fato é que quem usa aparelho fixo tem mais dificuldade para fazer a limpeza apenas com o fio, por isso é aconselhável utilizar o passa fio.

Esse acessório irá resolver o problema, uma vez que ele auxilia a passagem do fio entre as peças do aparelho ortodôntico, por isso não deixe de incluir o passa fio no seu kit!

2- Escova ortodôntica

Usuários de aparelho ortodôntico, não podem ter uma escova de cerdas macias e cabeça média, a condição exige uma escova ortodôntica!

O objetivo dessas escovas é de limpar as laterais do dente e do aparelho, por causa do seu formato especial, com uma canaleta central e cerdas em “V”.

3- Escova interdental

Além da escova ortodôntica, quem faz uso do aparelho fixo precisa de uma escova interdental no seu kit higiene bucal.

Para completar a limpeza dos dentes e do aparelho, você também deve incluir a escova interdental em seu kit.

Ela é utilizada para remover restos de alimentos e bactérias que ficam entre os dentes e o aparelho, e alcança os espaços que o fio dental e a escova normal muitas vezes não alcançam.

Isso aumenta a satisfação do seu paciente com o tratamento.

4- Enxaguante bucal

Por último, mas não menos importante, seu kit higiene bucal não pode deixar de ter o enxaguante bucal.

Ele é considerado como a última etapa da higienização! E é muito útil para que todos que buscam uma boa saúde bucal, mas é ainda mais essencial para quem usa aparelho.

Acontece que ele é responsável por criar uma espécie de “escudo protetor” em torno dos dentes e ainda a evitar o mau hálito.

Mesmo que não seja um bicho de sete cabeças, colocar um aparelho ortodôntico requer alguns cuidados especiais. Entre eles, uma boa ideia é montar um kit de higiene bucal para ajudar o seu paciente a manter a saúde da boca em dia.

Com a rotina corrida que a maioria das pessoas vive, o ideal é carregar alguns acessórios que facilitem a higienização em qualquer momento.

Esse hábito contribui para que haja uma evolução significativa do tratamento e manutenção de um sorriso bonito.

Garanta mais saúde e qualidade para seu sorriso agendando em nossas uma de nossas clínicas OralDents.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!