Inflamação nos lábios: o que pode ser e quais os tipos?
Como o nome sugere, a inflamação nos lábios acontece devido uma inflamação labial, em consequência de algum motivo que costuma estar associado a algum trauma ou infecção na região da boca.
Sendo assim, nesse texto iremos tirar dúvidas e explicar suas causas e quais os tratamentos:
Aqui você vai encontrar:
O que é a inflamação nos lábios?
Em termos técnicos, conhecida como queilite, a inflamação nos lábios é um sinal de que há algum problema na saúde do indivíduo ou que algum trauma aconteceu.
Então, isso acontece porque o corpo está demonstrando que algo errado está acontecendo.
Por isso, ele consegue essa reação por causa dos sintomas das doenças, que podem variar de apenas vermelhidões a feridas.
Quais os sintomas?
Essa inflamação na boca pode resultar em sintomas que normalmente são comuns às causas desse problema.
Alguns dos sintomas gerados devido à inflamação dos lábios são:
Lábios ressecados
Os lábios ressecados surgem por problemas de hidratação. Por isso, esse ressecamento causa rachadura, devido à ausência de água no organismo, que os fazem secar. Essa condição também pode causar sensibilidade, inchaço e possíveis feridas nos lábios.
Lábios rachados
Os lábios normalmente se racham por causa do ressecamento ou inchaço neles, mas existem outras possíveis causas para esse ressecamento, como:
- Ressecamento nos lábios;
- Déficit nutricional;
- Medicamentos utilizados ou tratamento com remédios mais agressivos.
LEIA TAMBÉM: Inflamação na garganta: conheça suas causas e como aliviar
Descamação nos lábios
A chamada queilite pode causar também, a descamação dos lábios, de maneira que os lábios acabam ficando feridos e ficando sensíveis.
Essa descamação faz com que a sua boca, em especial seus lábios, fiquem mais suscetíveis a interferências bacterianas, já que sua camada protetora foi perdida.
Essa descamação normalmente está relacionada aos sintomas mencionados anteriormente.
Inchaço
Como em todo e qualquer tipo de inflamação, essa inflamação nos lábios também causa inchaço na região onde foi afetada.
Entretanto, os lábios também podem ficar inchados por decorrência de algum tipo de trauma, que tenha dado impacto nos lábios, fazendo com que a região também fique inchada.
O inchaço nada mais é que o acúmulo de líquidos na região, assim como ocorre em várias regiões do corpo.
Feridas
A inflamação na região dos lábios, pode causar o surgimento de feridas, que são as famosas lesões na boca. Essas feridas podem ter as mais variadas causas, desde herpes a estomatites, que também resultam em feridas na boca. Podem gerar também as aftas.
Surgimento de bolhas
Em muitos casos, esse inchaço que foi causado pelo ressecamento dos lábios, pode causar o surgimento de bolhas na boca da pessoa. Isso acontece por causa do inchaço, que faz com que o corpo acumule líquidos naquela região.
Por isso, dependendo do tamanho da lesão no local e o tamanho do inchaço que se desenvolveu, as bolhas podem surgir.
Quais são as possíveis causas da inflamação nos lábios?
A inflamação nos lábios pode estar relacionada a alguma doença no seu organismo, porque a inflamação é a resposta do corpo, que está reagindo a alguma lesão ocorrida ou a alguma infecção, ou seja, é o seu corpo tentando combater o que está te fazendo mal, possivelmente algum microrganismo, é uma resposta imunológica.
Isso também é um sinal de que tem um processo de cura se iniciando. Em consequência da inflamação, podem surgir os sintomas citados anteriormente que são a vermelhidão, o inchaço, calor e sensibilidade na região.
Sendo assim, é importante procurar ajuda profissional o quanto antes, para ter o diagnóstico do que está causando esse problema no seu organismo, para que você seja tratado da forma correta.
Os principais motivos que causam essa inflamação nos lábios são:
– Lesões: impactos na boca ou no organismo, podem desencadear algum problema, fazendo seu corpo responder em forma de inflamação na boca;
– Infecção: é causada por algum microrganismo nocivo a sua saúde;
– Exposição em excesso ao sol: quando ocorre a insolação, que é a exposição excessiva ao sol, seus lábios podem inflamar e causar feridas ou bolhas (até ambos).
Quais são os tipos de queilites que existem?
A queilite, que é o nome técnico para a inflamação nos lábios, tem como origem a inflamação onde o lábio foi afetado. E existem vários tipos de queilites, que podem afetar nossa saúde bucal, são elas:
Queilite angular
É a famosa “boqueira”, é o tipo mais conhecido de queilite e acontece devido a infecções por ação de microrganismos, que podem ocorrer a ajustes mal feitos nos aparelhos dentários e próteses.
Essas feridas dificultam uma melhor higienização bucal, por causa do incômodo e da dor, fazendo surgir feridas nos cantos da boca, provocando assim a inflamação nos lábios.
Queilite actínica
Com muita exposição ao sol, os lábios também são afetados e podem ficar secos e avermelhados, iniciando assim o processo de inchaço e rachaduras. Se esse tipo de inflamação for muito recorrente, é importante procurar ajuda profissional o quanto antes, para que essa queilite não evolua para um quadro mais grave, como um câncer.
Queilite esfoliativa
Até o momento, não temos uma causa definida para esse tipo de inflamação, porém é bastante comum em mulheres jovens, causando a descamação constante nos lábios. Pode ser associada a estresse, hábitos alimentares ruins e ansiedade.
Queilite de contato
Esse tipo de queilite ocorre por um tipo de reação alérgica, por contato com alguma substância que faz mal para o organismo. E pode ser qualquer tipo de alergia, seja produtos de higiene bucal, algum alimento, entre outros.
Como tratar a inflamação nos lábios?
Podem existir inúmeras causas para a inflamação nos lábios, então procurar um profissional capacitado é imprescindível para que ele possa descobrir qual a origem e você possa ser tratado corretamente. Sendo assim o tratamento para a inflamação vai variar de caso em caso.
Provavelmente será recomendado para você algum anti-inflamatório, antibiótico e se tiver muita dor, algum analgésico.
Também existe a possibilidade de ser receitado alguma pomada antifúngica.
É interessante usar manteiga de cacau com frequência, para diminuir o ressecamento da boca.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista permitem que ele possa analisar e identificar os mais diversos tipos de inflamação dos lábios.
Através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
A ida uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Deixe um Comentário
(0 comentário)