O Que Você Procura ?

implante dentário

Higienizar implantes dentários: saiba como fazer!

dentista2

Você sabia que os implantes requerem os mesmos cuidados que os dentes naturais quando o assunto é higiene? Qualquer desleixo pode causar o aparecimento de doenças que prejudicam e afetam até mesmo a sua saúde de um modo geral. Para não sofrer com os problemas bucais é muito importante fazer a limpeza corretamente e, pensando em te ajudar nessa questão, separamos algumas dicas de como higienizar os implantes dentários. Vamos conferir?

 

higienizar implantes dentários

Como higienizar os implantes dentários

O ideal é usar uma escova com cerdas muito macias. Saiba que, em alguns tipos de implantes, podem ser utilizados os chamados unitufos ou escovas interdentais. Já o creme dental pode ser o que você costuma usar normalmente ou um que seu dentista recomenda. Escovar de forma correta é fazer sempre movimentos suaves para não danificar a peça.

Você pode dividir o procedimento da escovação por áreas, incluindo as partes externa, interna, além das superfícies de mastigação. Lembre-se também de higienizar as gengivas e língua. Esses passos devem ser repetidos sempre depois de cada refeição para manter as peças limpas.

Uso de fio dental e enxaguantes bucais

Utilize o fio dental de forma regular e com o mesmo cuidado quando usado entre os dentes naturais. Vale ressaltar que os fios no molde floss ou passa fio são os mais indicados para os cuidados dentários. Lembre-se também que em próteses sobre implante, que são do tipo protocolo, o fio dental se torna um aliado e tanto para a limpeza entre a gengiva e a prótese, além do espaço entre os implantes.

Já os enxaguantes bucais também podem ser usados no dia a dia, mas sempre com a indicação do seu dentista. Isso porque alguns tipos deste produto possuem substâncias que podem afetar o material da peça.

Manutenção do implante dentário

O paciente que realizou o implante de prótese nunca deve deixar de ir ao seu dentista. O intervalo entre uma consulta e outra deve ser medido conforme orientação do profissional. Isso porque cada caso tem demandas e cuidados diferentes. Na visita ao dentista, ele irá conferir se a higienização de rotina está sendo feita da forma correta. O dentista ainda pode recomendar uma profilaxia, ou seja, uma limpeza profissional. Em alguns modelos de prótese o dentista pode desencaixar o produto para realizar uma limpeza mais minuciosa. Na consulta ainda podem ser feitos ajustes de parafusos e o profissional também poderá pedir alguns exames radiográficos para o monitoramento dos implantes.

Guarde sua prótese corretamente

Pacientes com próteses removíveis acreditam que guardar elas em um copo com a água é a melhor solução. Se você é um desses, saiba que esse ambiente pode ajudar com a proliferação de fungos.

O mais indicado, portanto, é deixar em um local seco e limpo ou em uma vasilha com uma solução desinfetante (pastilha efervescente, hipoclorito de sódio etc.).

dentista1

Sendo assim, antes de guardar a sua prótese, lembre-se de fazer uma higienização completa em sua bochecha, língua, gengiva e céu da boca. Se você tem dificuldades em higienizar com a escova, utilize uma gaze umedecida com água.

Cuidados com os implantes dentários: evite alguns hábitos

Se você tem costume de fumar, após a colocação de um implante é hora de tentar abandonar o vício do tabagismo, já que o cigarro traz uma série de problemas bucais, inclusive de higiene. Também é importante deixar de lado o hábito de mastigar objetos duros, como, por exemplo, tampa de canetas. Se você sofre de bruxismo procure um tratamento para o problema, pois o ato de ranger os dentes pode estragar seu implante.

Preste atenção se a cor das gengivas mudar ou se houver um sangramento na região, ou ainda se ocorrer dor e inchaço. Estes sintomas podem indicar que algo está errado com a manutenção ou higienização do seu implante. Se algum desses sintomas aparecer procure imediatamente seu dentista para que ele possa solucionar o quadro.

Como vimos nesse texto é essencial  higienizar os implantes dentários para não ter problemas bucais. Converse com seu dentista para que ele possa recomendar os melhores cuidados, de acordo com sua prótese.

Escolhendo um bom dentista

Ao escolher um dentista para cuidar de sua saúde, lembre-se sempre de pesquisar e avaliar antes suas indicações. Por mais que você deseja mudar a aparência em pouco tempo, é importante entender que um bom tratamento precisa de tempo e acompanhamento. Dessa forma, tome cuidado com tratamentos de valores muito baixos ou resultados milagrosos em poucos dias.

Portanto, se você está em dúvida sobre qual profissional escolher, nós te ajudamos nessa escolha também. A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

O que você estar esperando para garantir seu novo sorriso???

Clique aqui e agende sua avaliação!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!