Herpes na boca: o que é, como evitar e como tratar
A herpes na boca é uma doença viral extremamente comum que afeta grande parte da população, mas apesar de muitas pessoas possuírem o vírus que provoca a herpes labial, ele não está ativo em todas elas.
Confira neste texto tudo a respeito da herpes na boca, como seus sintomas, causas e tratamento:
Aqui você vai encontrar:
O que é herpes na boca?
A herpes na boca é uma doença viral extremamente comum e altamente contagiosa, o que significa que afeta uma grande parte da população mundial.
Porém, ela possui uma determinada peculiaridade, diferentemente das outras doenças comuns, a herpes na boca costuma ficar inativa enquanto o corpo ainda está com uma boa saúde.
Sendo assim, ela só se manifesta quando há uma baixa na imunidade da pessoa, o que pode acontecer por vários motivos.
Dessa maneira, é difícil identificá-la no momento da contaminação. Portanto, ela pode se manifestar dias vezes ou até mesmo anos depois, Isso faz com que sua identificação seja um pouco complicada.
O que causa herpes labial?
A herpes na boca é uma doença causada pelo vírus herpes simplex, que possui 2 variantes: a HSV-1, que corresponde a herpes na boca, e a HSV-2, responsável pela herpes genital.
Esse vírus é extremamente comum e altamente contagioso. Além disso, assim como foi dito acima, esse vírus muitas vezes não se manifesta logo após sua infecção, o que faz com que ele seja de difícil identificação.
Os sintomas geralmente acontecem após uma baixa no sistema imunológico do paciente. Desse modo, os principais fatores que levam ao afloramento da herpes são:
- Estresse;
- Longa exposição ao sol;
- Doenças que afetam o sistema imunológico;
- Gravidez e recém nascidos;
- Depressão;
- Ansiedade.
Também existem outros motivos que levam ao aparecimento de sintomas além desses, de modo que qualquer situação que afete o sistema imunológico seja um fator de risco para o afloramento.
Portanto é sempre importante ficar atento a esses fatores de risco, além de sempre procurar se manter bem hidratado e nutrido com as devidas vitaminas para evitar criar situações propícias ao afloramento.
Como pegar herpes na boca?
A herpes é uma doença viral extremamente transmissível, e sua principal forma de transmissão é o contato direto.
Além disso, é possível se contaminar a partir dos fluídos bucais que são trocados através de beijos, sendo passado da mãe para o filho durante a gravidez, compartilhamento de objetos como talheres e batons.
As principais regiões de contágio são as áreas mucosas, como o interior da boca, garganta, narinas e olhos. Ela também pode se infiltrar por meio de feridas.
Apesar de ser possível contaminar-se de diferentes maneiras, a mais comum é através de beijos.
Portanto, caso você ou seu parceiro estejam tendo crises de herpes é recomendado evitar beijos e outras atitudes que podem levar a contaminação.
Mesmo sendo uma situação bastante incomum, existem casos onde ela é transmitida mesmo sem estar se manifestando.
Pelo fato de ser uma doença que só se manifesta durante períodos em que o paciente está com a imunidade baixa não é possível identificar assim que o contágio ocorre.
Sintomas herpes de boca
A herpes na boca é uma infecção na qual seus sintomas nem sempre estão presentes, visto que eles só se manifestam com uma queda na imunidade.
Sendo assim, na maior parte do tempo o vírus se encontra inativo. Porém, quando o sistema imunológico é afetado, ocorre seu afloramento e juntamente com eles seus sintomas, que são:
- Ardor;
- Coceira;
- Aparecimento de pequenas bolhas ou feridas;
- Vermelhidão;
- Boca inchada;
- Formigamento;
- Dor;
- Desconforto;
- Febre.
Normalmente esses sintomas podem durar até aproximadamente uma semana. Porém se seus sintomas persistirem por muito mais tempo ou as crises acontecerem repetidamente um médico deve ser procurado.
As crises recorrentes são perigosas pois por ser uma doença que se manifesta apenas quando sistema imunológico está fraco, casos frequentes podem significar alguma defasagem na imunidade.
Desta maneira, é importante procurar ajuda profissional para que seja possível identificar a causa da baixa da imunidade e tratá-la o mais rápido possível.
Deve-se evitar beijar e compartilhar objetos que entrem em contato com a boca durante o período de afloração para evitar contaminar outras pessoas.
Afinal, herpes na boca como tratar?
Geralmente há necessidade de se intervir no tratamento, pois é comum que a recuperação aconteça de forma natural sem o uso de métodos ou remédios.
Porém, há casos onde a recuperação natural demora bastante ou não acontece. Nesses casos é interessante buscar ajuda profissional.
Quando seu afloramento incomoda muito também é recomendado buscar atendimento médico.
Ao procurar um profissional ele é capaz de receitar cremes e pomadas que possam auxiliar na recuperação e no alívio dos sintomas.
Além disso, é importante manter-se hidratado e ter uma boa alimentação, para evitar casos de desidratação e déficit vitamínico, que pode agravar a situação.
Herpes na boca tem cura?
Infelizmente a herpes não possui cura, desse modo só é possível tratar e reduzir seus sintomas e frequência na qual ela se aflora.
Portanto, caso ainda não tenha tido nenhum caso é importante ficar atento para evitar a contaminação.
Como evitar?
Como dito acima, a herpes é uma doença que não possui cura, portanto o melhor a se fazer é prevenir a contaminação e o afloramento dos sintomas.
É possível prevenir a contaminação:
- Evitando contato direto com pessoas que estejam no meio de uma crise de herpes;
- Não compartilhando copos, talheres, batons e quaisquer utensílios que entrem em contato com a boca.
Caso possua o vírus e ele não esteja ativo deve-se:
- Evitar ficar exposto ao sol, e quando necessário utilizar protetor solar facial e labial;
- Manter uma alimentação saudável;
- Procurar maneiras de evitar o estresse e a ansiedade.
O que agrava a herpes?
Apesar de não ter sido comprovado cientificamente, a reprodução desse vírus pode ser acelerada por um aminoácido denominado arginina.
Porém, ela é um aminoácido presente na composição da queratina, que é uma proteína presente em todo o corpo.
Desse modo, mesmo que evitar seu consumo reduzam as crises de herpes, não é recomendado de maneira alguma cortar completamente a arginina da dieta.
Por isso, caso seja de seu interesse, deve-se buscar a ajuda de um profissional para obter as devidas orientações a respeito da quantidade necessária para se alimentar.
Além disso, sob nenhuma circunstância deve-se furar as bolhas geradas pela herpes, pois elas podem infeccionar e deixar cicatrizes no local.
E também há a possibilidade de surgirem novas no local onde o líquido escorrer.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são importantes para que ele possa acompanhar o andamento de sua bucal, assim como a higienização.
Desse modo, a partir delas também é possível receber orientações sobre como evitar e como tratar casos de herpes na boca
Além disso, é somente por meio das visitas regulares que ele pode realizar procedimentos de rotina, como a profilaxia, que deve ser feita 2 vezes ao ano.
Logo, com as visitas regulares ao dentista você consegue não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)