O Que Você Procura ?

herpangina

Herpangina: o que é, sintomas, tratamento e como prevenir

dentista2

A herpangina é uma condição que geralmente é causada pelo vírus Coxsackie, herpes simples ou enterovírus.

Essa condição geralmente afeta crianças até os 10 anos de idade, geralmente ela é uma condição simples que dura poucos dias, mas em alguns casos podem acontecer complicações no sistema nervoso, cardiovascular ou pulmonar.

Portanto, confira mais a respeito da herpangina no artigo abaixo:

O que é herpangina?

A herpangina é uma doença que afeta a região da boca e garganta, e também pode afetar a região das mãos, pés e nádegas.

Normalmente ela é causada pelos vírus Coxsackie, herpes simplex ou enterovírus e costuma afetar crianças que possuem até 10 anos de idade, mas pode afetar pessoas de qualquer faixa etária.

Essa condição normalmente causa pequenos pontos semelhantes a bolhas que futuramente se desenvolvem para feridas no céu da boca e garganta.

Geralmente essas feridas geram bastante desconforto ao paciente, além disso, essa condição pode causar dor e febre.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da herpangina é feito através de uma avaliação clínica do paciente no qual o profissional avalia os sintomas e as lesões orais do paciente.

Geralmente não é necessário realizar testes e exames para identificar essa condição, mas existem alguns testes que podem identificá-la, são eles:

dentista1
  • Isolamento do vírus das feridas;
  • Reação em cadeia de polimerase em tempo real (RT-PCR);
  • Aumento do número de anticorpos específicos.

O que causa a herpangina viral?

A herpangina é uma condição causada por vírus, e dessa forma o contágio pode ocorrer devido ao contato com secreções de uma pessoa infectada.

Essa secreção pode ser um espirro ou uma tosse, por exemplo. Dessa forma, crianças que frequentam creches ou escolinhas infantis são mais suscetíveis a pegarem por conta do contato com as outras crianças.

herpangina sintomas

Herpangina sintomas?

Geralmente os sintomas da herpangina normalmente duram até 12 dias e seus sintomas mais comuns são o aparecimento de bolhas na garganta e na boca que ao estourarem se tornam lesões esbranquiçadas.

Além desses sintomas, também são comuns:

  • Febre súbita que dura em torno de 3 dias;
  • Pequenas lesões na boca esbranquiçadas com um círculo vermelho em volta. É comum que a crianças apresente algo entre 2 a 12 pequenas feridas bucais com menos de 5mm;
  • Vermelhidão, irritação e dor na garganta;
  • Inchaços na região do pescoço;
  • Mal-estar;
  • Perda de apetite;
  • Aparecimento de feridas na região dos pés, mãos e nádegas;
  • Dificuldade na deglutição.

É comum que os sintomas apareçam em um período de até 14 dias após o contato com o vírus, portanto não é incomum que a criança apresente sintomas uma semana após ter estado no mesmo local que alguém contaminado.

Herpangina tratamento?

Atualmente ainda não há tratamento para a herpangina, portanto seu tratamento é feito apenas através do uso de medicamentos para aliviar os sintomas.

Sendo assim, durante seu tratamento não é utilizado nenhum tipo de antiviral, mas sim de analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios e anestésicos tópicos.

Geralmente os sintomas tendem a desaparecer em até 12 dias, porém, caso eles persistam mesmo após esse período é recomendado procurar ajuda profissional.

Cuidados

Apesar de essa ser uma condição que não possui um tratamento específico, existem alguns cuidados que podem tornar o processo até a cura mais agradável.

Sendo assim, confira os cuidados que podem tornar os sintomas menos incômodos:

  • Cuidados com a alimentação

As feridas na boca causadas pela herpangina fazem com que mastigar e engolir seja um procedimento bastante doloroso.

Portanto, para que o processo de se alimentar não seja tão incômodo, é recomendado optar por uma dieta líquida, pastosa e com pouco sal.

Além disso, é recomendado evitar sucos e bebidas cítricas. No entanto, uma ótima forma de manter-se bem hidratado e saciado é a partir do consumo de iogurtes naturais.

Também é importante beber bastante água e repousar bastante para que a condição possa ser combatida o mais rápido possível.

  • Ficar atento a possíveis sinais de melhora ou piora

É importante atentar-se ao desenvolvimento dos sintomas da herpangina para avaliar se eles estão melhorando ou piorando.

Os principais sinais de melhora são a diminuição da febre num período de 3 dias, redução da dor de cabeça e melhora do apetite.

Portanto, caso não haja nenhum sinal de melhora nos sintomas ou surjam novos sintomas como convulsões é recomendado buscar ajuda profissional.

Além disso, em raros casos a herpangina pode se desenvolver para uma meningite, o que ressalta a importância do acompanhamento dos sintomas.

como fazer a prevenção

Como fazer a prevenção?

A herpangina é uma condição viral e seu contágio ocorre através do contato direto com secreções, como tosses e espirros, por exemplo.

Desse modo, uma das principais formas de se evitar essa condição é lavar as mãos constantemente para livrá-la de microrganismos.

A lavagem das mãos deve ocorrer especialmente após trocar as fraldas ou as roupas da criança, também é muito importante lavar bem as roupas da criança.

Além disso, uma ótima maneira de complementar a higienização das mãos é utilizando álcool em gel. Também é importante lembrar que o álcool em gel não deve substituir a lavagem das mãos.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista devem começar desde que a criança ainda pequena, pois dessa maneira é possível identificar condições que as afetam durante essa fase.

Desse modo, através dessas visitas o dentista consegue avaliar os sintomas da herpangina e ela pode ser identificada precocemente, o que possibilita ao dentista passar os devidos cuidados para o paciente.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!