halitose

Halitose: saiba aqui como tratar o mau hálito

A halitose ou mau hálito é uma das principais causas das visitas ao consultório odontológico. Isso graças aos problemas que a halitose está associada e a baixa de autoestima.

Saiba aqui tudo o que você precisa saber sobre a halitose, suas principais causas, tipos e principais formas de tratamento:

O que é Halitose?

A halitose é uma alteração do hálito que faz com que ele se torne desagradável e tenha um odor perceptível. A palavra halitose se origina do latim “Halitu” que significa ar expirado e “osi” alteração, sendo assim, o odor expirado pelos pulmões, narinas e boca.

Pessoas que sofrem com mau hálito constantemente podem ter ou não uma mudança patológica, devendo passar por uma avaliação médica.

O mau hálito é um problema muito comum e pode estar relacionado a alguma disfunção orgânica ou fisiológica. Dessa forma, em sua percepção, pode ser necessário que haja um tratamento específico ou não, dependendo de sua causa principal.

Na maioria dos casos, a halitose está relacionada a uma higiene bucal inadequada, o que pode ser contornado apenas por meio da adoção de bons hábitos e seguindo as orientações passadas pelo dentista.

Segundo a Organização Mundial de Saúde-OMS, 40% da população mundial sofre ou sofrerá de halitose crônica em alguma fase de sua vida.

Quais são as principais causas da Halitose?

A alteração do hálito pela Halitose possui uma série de motivações, entre elas estão:

Má higiene bucal

A má qualidade da higiene bucal é a principal causa para a halitose. Isso devido a série de problemas bucais que ela é capaz de motivar. Uma vez que a limpeza deixa resíduos na arcada dentária, se favorece a proliferação das bactérias, e assim, a formação de placas bacterianas e posteriormente, do tártaro, cáries e de doenças gengivais.

Não esquecer de escovar a língua também é essencial, já que a falta de sua limpeza adequada também pode causar o mau hálito por meio da saburra lingual.

Pessoas que fazem o uso de aparelho ou prótese devem se atentar ainda mais quanto a higiene da boca, evitando o acúmulo em suas extremidades.

Redução da produção de saliva (Boca seca)

A diminuição da salivação é natural durante o período da noite. Contudo, uma vez que associada a uma má higienização dos dentes, favorece a fermentação das bactérias da boca, que por sua vez, liberam toxinas, entre elas o enxofre.

Alimentação desregulada

Ter uma alimentação desregulada também é uma das principais causas da halitose, isso levando em consideração não só aos tipos de alimentos selecionados, mas também ao tempo sem comer.

Uma alimentação rica em alimentos muito açucarados e grudentos é capaz de deixar resíduos na arcada dentária, dificultando a higienização e favorecendo a proliferação dos microrganismos produtores das toxinas.

A ingestão de alimentos de cheiro forte (cebola e alho), e de bebidas como café e álcool pode fazer com que o seu hálito gere odor temporariamente e constantemente, caso haja um consumo excessivo.

Ficar muito tempo sem comer também é capaz de motivar a halitose, já que induz o processo de fermentação das bactérias na boca, fazendo com que haja a maior degradação de corpos cetônicos para a geração de energia, também levando ao mau hálito.

Pessoas que estão passando por uma dieta low carb também estão sujeitas ao mesmo efeito, já que o organismo é forçado a fazer a quebra de gordura, produzindo substâncias químicas (cetonas) que são liberadas pelo hálito.

Fumo

Fumar cigarros ou cachimbos, além da mascagem do tabaco e do uso do rapé, também podem estar por trás da halitose. Além do odor que o cigarro causa na boca, esse tipo de consumo também mancha os dentes e favorece também o desenvolvimento de problemas bucais, como a gengivite.

Problemas de saúde

Além dos problemas relacionados à saúde bucal, a halitose também pode estar associada a problemas de saúde geral.

Entre as possíveis causas estão problemas gastrointestinais, problemas respiratórios (amigdalite e sinusite) diabetes, alterações hormonais, enfermidades febris, estresse, alterações no estômago (refluxo e eructação), infecções pulmonares e da garganta.

Vale ressaltar que é necessário passar por uma avaliação feita pelo dentista ou médico, permitindo que haja o diagnóstico da causa principal do problema e assim a sua forma de tratamento adequada.

Medicamentos

A halitose também pode ser provocada por medicamentos, isso considerando as possíveis alterações de gosto e olfato. Entre os medicamentos estão: penicilina, sais de lítio, tiocarbamida, causando assim uma halitose subjetiva ou que podem ser excretados pelo pulmão.

Além disso, medicamentos anti-histamínicos, antineoplásicos, anfetaminas, diuréticos, tranquilizantes, fenotiazinas e diuréticos causam a diminuição do fluxo salivar, e assim o mau hálito.

Quais são os tipos de halitose?

Os tipos de halitose estão relacionados às várias causas que ela pode ter. A halitose é fisiológica quando está associada a diminuição do fluxo salivar durante a noite. Nesse caso, há a retenção de células epiteliais esfoliadas na boca, que pode causar o mau hálito ao acordar, sendo removido após a higiene bucal.

A halitose psicossomática, halitofobia ou imaginária (pseudohalitose) é identificada em pacientes que possuem alteração no olfato e associam a halitose, contudo, não se trata de uma associação real e a pessoa não consegue discernir.

Há ainda a halitose temporária, que está associada a causas alimentares, pela produção de ácido e outros compostos que são excretados pelos pulmões.

como tratar halitose

Como tratar a halitose?

Antes de ser encaminhado ao tratamento ideal, o paciente deve passar por uma avaliação para que o dentista identifique qual é a causa principal do problema.

Dessa forma, o dentista irá fazer a avaliação geral da saúde bucal, verificando se há a presença de tártaro, cáries, doenças gengivais e deficiência na produção de saliva.

Em casos em que o paciente relatar episódios de halitose constante, o dentista pode ainda o encaminhar para um série de exames de sangue, investigando assim se há alguma doença relacionada ao mau hálito.

Detectada a causa da halitose, o odontologista fará as devidas orientações, que podem envolver tanto a higiene bucal quanto a alimentação. Entre os cuidados e medidas indicados estão:

• Escovação adequada – de 2 a 3 vezes ao dia;
  • Passagem do fio dental diária – podendo contar com a ajuda de uma escova interdental ou ortodôntica, no caso de uso do aparelho;
  • Bochecho com o enxaguante bucal – sob a indicação do dentista;
  • Alimentação saudável – preferencialmente rica em alimentos fibrosos;
  • Não fumar;
  • Mastigar bem os alimentos;
  • Boa hidratação – consumindo pelo menos 2 litros de água;
  • Controle do excesso;
  •  Visitas regulares ao dentista.

Dessa forma, muito mais relevante do que o tratamento é a prevenção, que também se baseia na adoção desses bons hábitos.

Em casos de doenças crônicas e enfermidades que não afetem só a boca, é importante que a pessoa consulte o médico para que seja feita a abordagem mais indicada, tal como o uso de medicação e possíveis reajustes.

Gomas de mascar ou balas sem açúcar ajudam a aumentar a salivação. Pacientes que fazem o uso de prótese devem manter as visitas periódicas ao consultório odontológico para se certificar de que não há restos de alimentos acumulados em suas bordas.

É pelas visitas regulares ao dentista que é possível identificar e tratar a halitose com mais eficiência.

Além disso, em caso de tártaro, cáries e doenças periodontais, é somente em consultório odontológico que se é possível tratar essas e outras causas.

É por meio das visitas regulares ao dentista que procedimentos como a profilaxia (limpeza profissional) podem ser feitos, mantendo a zona bucal limpa e livre de complicações.

Por fim, pela avaliação do dentista podem ser feitas observações e indicações para que o mau hálito não venha ser mais um problema.

O indicado é que as visitas regulares ao dentista ocorram ao menos 2 vezes ao dia (de 6 em 6 meses).

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.