O que pode ser gosto ruim na boca?
O gosto ruim na boca pode acontecer por diversos motivos que podem ir desde a limpeza precária da boca ou algum alimento com gosto forte até infecções ou doenças.
Ele também pode ser causado pelo consumo de cigarros, que além de deixar um gosto ruim na boca, também pode causar mau hálito.
No post abaixo falaremos mais sobre o gosto ruim na boca, como suas causas e como lidar com ele:
Aqui você vai encontrar:
Gosto ruim na boca o que pode ser?
Assim como dito anteriormente, o gosto ruim na boca pode ser causado por diversas causas. Dessa maneira, abaixo estão algumas das razões que podem causar o gosto ruim na boca:
Refluxo gastroesofágico
O refluxo é uma enfermidade que é caracterizada pelo retorno do ácido estomacal pelo esôfago podendo chegar até a boca. Os sintomas mais comuns dessa doença são:
- Vômito ou ânsia de vômito, podendo ser do alimento ingerido ou do suco gástrico puro;
- Pigarro;
- Tosse;
- Danos ao esmalte dos dentes;
- Ardência na região por onde o suco gástrico retorna;
- Boca amarga.
A sensação de gosto ruim na boca causado por essa condição é derivada das regurgitações, nas quais por chegarem à boca ou a garganta podem gerar um gosto desagradável.
Essa é uma doença crônica bastante comum, e apesar de afetar o bem-estar do paciente durante o dia, existem algumas maneiras de amenizar seus sintomas.
Para obter maiores informações a respeito desse problema, é necessário visitar um gastroenterologista. Durante a consulta, após explicar os sintomas, ele pedirá a realização de um exame de endoscopia alta.
Após esse exame, o médico é capaz de diagnosticar de maneira efetiva a presença ou não do refluxo. Apesar de ser uma condição crônica, existem algumas ações que podem ser tomadas para reduzir os sintomas, como:
- Mastigar bem os alimentos;
- Comer mais devagar;
- Evitar deitar após se alimentar;
- O médico poderá indicar alimentos que podem ser evitados para reduzir os sintomas;
- Ter uma vida ativa e evitar ficar acima do peso.
Xerostomia
Também conhecida como boca seca, é uma condição caracterizada pela diminuição da produção de saliva, o que faz com que a boca fique seca.
Os sintomas desse problema são:
- Dificuldade na deglutição;
- Lábios ressecados e/ou rachados;
- Saburra lingual;
- Halitose;
- presença de ardor e/ou dor na língua;
- Garganta irritada.
Além disso, a saliva é a primeira linha de defesa da boca contra microrganismos que podem afetar o bem-estar da saúde bucal.
Portanto, quando há insuficiência ou ausência dela, há um aumento na presença de bactérias na boca e isso acaba deixando a boca mais suscetível a cáries e outras infecções.
Desse modo, a alta concentração de microrganismos na boca acaba deixando um gosto ruim na boca.
A presença da boca seca significa que há algo de errado com o organismo, ou seja, existe algum desequilíbrio no corpo.
Geralmente o médico pode identificar a ocorrência da xerostomia de acordo com os sintomas clínicos, e em casos onde não é possível confirmar apenas com os sintomas, pode ser feito um exame para identificá-la.
O fato de estar associada a outra condição faz com que o tratamento dela seja o tratamento de sua causa. Porém, existem algumas ações que podem aliviar e em alguns casos sanar o problema. São elas:
- Manter-se hidratado;
- Ter uma boa higiene bucal;
- Evitar o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas.
Uso de alguns medicamentos
No mercado, existem alguns medicamentos e suplementos vitamínicos que possuem certas substâncias que podem afetar o paladar.
O gosto ruim na boca causado por medicamentos pode variar de acordo com a substância causadora, podendo ser amargo, metálico ou afetar o gosto dos alimentos.
Além disso, alguns remédios também podem deixar a boca seca, o que também influencia para o gosto ruim na boca. Porém, em alguns casos, o gosto ruim pode não estar associado ao medicamento e ser causado por outro motivo.
Dessa maneira, o melhor modo de se tratar o gosto ruim na boca causado por medicamentos é alertando o médico que o receitou.
Pois somente ele é capaz de alterar a dosagem e o medicamento caso necessário, além disso. Ele também pode identificar a origem do gosto caso não seja originado dos remédios.
Doenças no fígado
O fígado é um órgão do sistema digestório responsável por diversas funções essenciais para o corpo, que são:
- Regulação do processo metabólico dos nutrientes;
- Armazenamento de substâncias;
- Eliminação de toxinas;
- Produção da bile.
Desse modo, quando há algum problema que afeta o funcionamento desse órgão, o corpo passa a não conseguir eliminar substâncias tóxicas.
Sendo assim, o acúmulo dessas toxinas acaba causando uma alteração no paladar, causando um gosto ruim na boca.
Além disso, outros sintomas associados a problemas no fígado podem ser:
- Pele amarelada;
- Cansaço;
- Náusea;
- Vômitos;
- Dor;
- Escurecimento da urina;
- Tontura;
- Febre.
Portanto, além de deixar um gosto ruim na boca, problemas no fígado podem afetar todo o corpo. Desse modo, por se tratar de um órgão que possui funções vitais, é extremamente importante cuidar dele.
Então é de suma importância que o paciente procure um médico ao possuir algum dos sintomas acima, pois só ele é capaz de diagnosticar a causa e oferecer o tratamento correto.
Gosto ruim na boca covid
Um dos sintomas relacionados a COVID-19 é a perda do olfato e paladar, que apesar de não acontecerem em todos os casos, sua ocorrência dentre os casos é bem comum.
Além disso, há relatos de que além da perda, podem haver alterações no gosto e cheiro das coisas. Sendo assim este é o motivo do gosto ruim na boca pelo covid.
Outras causas do gosto ruim na boca
Além das citadas acima, existem outros motivos que podem deixar um gosto ruim na boca. Outros fatores que podem causar o gosto ruim na boca são:
- Má higiene bucal;
- Diabetes;
- Cáries;
- Consumo de cigarros e álcool.
Gosto ruim na boca gravidez
A gravidez é um período onde o corpo da mulher passa por uma grande alteração na quantidade de hormônios.
Desse modo, essa mudança nos níveis hormonais pode causar o aparecimento de gostos estranhos na boca, geralmente metálicos.
Além disso, apesar de não serem todos os casos, a gravidez pode causar náuseas e vômitos. Portanto, esse também é um dos motivos para o gosto ruim na boca na gravidez.
Como acabar com gosto ruim na boca durante a gravidez
As ações que podem ser tomadas para reduzir a sensação de gosto ruim na boca durante a gravidez são:
- Ingerir sucos e alimentos ácidos;
- Consumir biscoitos de água e sal ao decorrer do dia;
- Mascar chicletes e balas, dando preferência as que não possuem açúcar;
- Higienizar bem os dentes.
Como é chamado cheiro ruim no nariz e gosto ruim na boca?
O cheiro ruim no nariz ou a ausência do olfato é chamado de parosmia ou anosmia. Geralmente é causada por doenças que afetam o sistema respiratório.
Quando esta condição é causada por infecções que afetam o sistema respiratório, ela pode afetar tanto o olfato como o paladar.
Portanto, é importante procurar um médico para descobrir a causa desses sintomas, visto que em alguns casos pode ser preocupante.
Como melhorar o gosto amargo na boca?
Apesar de o tratamento da boca amarga estar associado diretamente a sua causa, existem algumas ações genéricas que podem ser tomadas a fim de minimizar seus efeitos. São elas:
- Realizar uma boa higiene bucal;
- Manter o corpo hidratado;
- Ter uma alimentação mais saudável.
Apesar de em alguns casos essas ações resolverem o problema, é extremamente recomendado que se procure um profissional, pois apenas ele pode descobrir a causa e oferecer o tratamento adequado.
Visitas regulares ao dentista
As visitas periódicas ao consultório odontológico são determinantes para a manutenção da saúde bucal em dia, tal como a saúde geral. A periodicidade indicada é de 6 meses a 6 meses.
É por meio da ida ao dentista que se é capaz de detectar os problemas relacionados à zona bucal em sua fase inicial, fazendo com que seja maior a probabilidade de sucesso de tratamento.
Logo, é por meio das visitas regulares ao dentista que se consegue não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)