Gosto de sangue na boca: o que pode ser?
Já te aconteceu de você sentir um gosto de sangue na boca, sem mais nem menos? Aquele gosto característico que somente o sangue tem, de ferro e outras substâncias que não sabemos identificar?
Isso acontece com muitas pessoas e estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas, sobre as possíveis causas e tratamentos. Vem com a gente!
Aqui você vai encontrar:
O que é gosto?
O gosto nada mais é que a mistura de sensações que mostram ao cérebro o que é o sabor de algo. E o sabor é a conclusão da atividade das papilas gustativas, somado ao cheiro, temperatura e textura.
Por exemplo, quando estamos com o nariz entupido, não conseguimos sentir bem o gosto das nossas refeições, pois o olfato é uma peça muito importante para a sensibilidade do sabor em nosso paladar.
As informações que nossa língua recebe, são enviadas ao cérebro por sinapses nervosas e o cérebro consegue diferenciar se o gosto se trata de doce, amargo, azedo ou salgado.
Quais as possíveis causas para o gosto de sangue na boca?
Existem diversas causas para esse fato estar ocorrendo, são eles:
- Sinusite, quando se encontra na fase aguda;
- Diabetes;
- Gravidez;
- Problemas no fígado;
- Infecções e doenças proveniente de vírus, gripe por exemplo;
- Refluxo;
- Bebida alcoólica;
- Dengue;
- Gengivite, que é uma inflamação na gengiva, que provoca sangramento;
- Hemocromatose, excesso de ferro no organismo;
- Ansiedade, pois ocorre uma redução na produção de saliva, podendo causar mau-hálito e o gosto de ferro na boca.
Para descobrir o motivo de estar sentindo o gosto de sangue na boca, é importante procurar ajuda profissional o quanto antes, para descobrir a causa e poder ter o tratamento correto.
Má higiene bucal
Indivíduos que não tem o costume de higienizar bem a boca, pode facilmente desenvolver gengivite ou uma infecção dentária.
Devido a esse fato, quando ocorre a escovação ou a passagem de fio dental, a gengiva pode sangrar, o que pode causar o gosto de sangue na boca.
Esses problemas podem provocar infecções mais sérias na gengiva e nos dentes.
A cirurgia de retirada dos dentes sisos também provocam esse gosto de ferro na boca, que é o gosto do sangue que está saindo do local onde a cirurgia ocorreu.
Problema como a gengivite, a periodontite ou a infecção dentária precisam de auxílio profissional, ou seja, um dentista.
Com visitas regulares ao dentista e manutenção da higiene bucal, você consegue prevenir o surgimento desses problemas.
Sinusite
Como citado anteriormente, o paladar e o olfato estão diretamente ligados, ou seja, se afeta um, também afeta o outro. A sinusite por sua vez, consegue atrapalhar a capacidade de sentir gostos e pode fazer com que você sinta um gosto de ferro na boca.
Quando se está com uma crise de sinusite, o nariz entope e intensifica o gosto de ferro. Porém, procurando ajuda médica o quanto antes, você será tratado e a sinusite irá embora, assim como o gosto de ferro.
Uso de medicamentos
O uso de alguns medicamentos para tratamento de diversos aspectos da saúde, podem provocar um sabor característico da composição desse remédio, à medida que o corpo vai diluindo e absorvendo-os.
O gosto de sangue pode aparecer quando a pessoa sente a boca secar, como um efeito colateral dos remédios.
Alguns dos remédios que podem causar o gosto de sangue na boca são:
- Antidepressivos;
- Antifúngicos;
- Antibióticos;
- Esteroides;
- Medicamentos que tratam o glaucoma;
- Medicamentos para osteoporose;
- Diuréticos;
- Anti-histamínicos;
- Adesivos de nicotina.
Uso de suplementação de vitaminas
Algumas vitaminas que contenham em sua composição zinco, cobre, cromo, entre outros metais pesados, podem fazer a pessoa sentir o gosto de sangue na boca também.
Outras vitaminas como ferro, vitaminas pré-natais, suplementos de cálcio também podem causar o mesmo efeito no paladar.
O gosto vai passando, à medida que o corpo vai absorvendo os nutrientes, até ele estar devidamente suplementado e você não precisar mais fazer o uso dessas vitaminas.
Gravidez
No período gestacional, muitas mulheres sentem mudanças no paladar e no olfato, principalmente no início da gravidez. Esse fato ocorre por causa das alterações hormonais que o corpo feminino sofre, durante todo o período da gestação.
Além de sentirem o gosto de ferro na boca, elas também sentem desejos e nojo de certos alimentos, que antes não as afetavam. A medida que a gestação vai avançando, o gosto também vai sumindo.
Demência
Pessoas que sofrem com demência costumam sofrer alterações no paladar, uma delas é sentir o gosto de ferro na boca.
Isso acontece porque como são as papilas gustativas que informam o cérebro sobre o que estão sentindo, se o cérebro não estiver muito bem, podem provocar gostos estranhos, como esse.
Tratamento contra o câncer
Mudanças no paladar são comumente conhecidos quando se trata de efeito colateral de terapias, no tratamento contra o câncer, como a radioterapia ou a quimioterapia.
Tais tratamentos podem causar um efeito negativo no paladar, alterando o funcionamento das glândulas salivares, resultando muitas vezes em gosto de sangue/ferro na boca.
A medida que as terapias vão sendo encerradas, as papilas gustativas costumam voltar ao normal, quase sempre sem sequelas.
Síndrome de Guillain-Barré
O gosto de ferro na boca, também pode ser um sinal da doença autoimune Síndrome de Guillain-Barré.
Essa síndrome é uma doença autoimune, que afeta o sistema imunológico, causando infecções e provocando sintomas como fraqueza, sensação de formigamento, dificuldade para movimentar os braços e as pernas e em casos mais graves, pode provocar dificuldade para respirar.
Devido à uma confusão nas fibras nervosas, o gosto de ferro pode surgir na boca de quem sofre dessa enfermidade.
Insuficiência renal
Uma das causas mais graves do gosto de ferro na boca, é a insuficiência renal. Além de ser bastante comum em quem sofre de diabetes também, sendo que o diabetes pode levar a uma insuficiência renal. Ou seja, está tudo interligado.
O mau funcionamento dos rins pode causar perda de apetite e mau hálito, o que pode ser a causa do gosto de sangue na boca.
Diagnóstico
O diagnóstico para essas causas citadas, envolvem profissionais como médicos e dentistas. De preferência um médico otorrinolaringologista, que é o especialista em doenças relacionadas a nariz, ouvido e garganta.
Algumas formas de diagnóstico são:
– Revisar o histórico médico e odontológico do paciente;
– Exame odontológico;
– Teste de sabor para encontrar ou descartar um problema no paladar;
– Exames no ouvido, garganta e nariz.
Talvez o especialista acredite que o sabor de ferro pode estar relacionado a um problema nos nervos da boca ou da cabeça, sendo assim ele pode solicitar algum raio-X. E se o problema for sinusal, outros exames de imagem podem ser realizados.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por oferecer ao dentista a chance de acompanhar o paciente e observar qualquer indício que possa vir a se tornar uma causa para o gosto de sangue na boca.
Através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Deixe um Comentário
(0 comentário)