O Que Você Procura ?

gengivoplastia antes e depois

Gengivoplastia antes e depois: vale a pena fazer o procedimento?

dentista2

A gengivoplastia é um processo cirúrgico capaz de trazer uma série de benefícios para a melhor aparência do sorriso. É uma cirurgia bastante indicada para quem sofre com sorriso gengival e com a desarmonia da curvatura das gengivas.

No entanto, os benefícios da gengivoplastia vão além de apenas melhorar a autoestima do paciente.

Saiba aqui as principais vantagens de fazer gengivoplastia que envolvem o seu antes e depois:

o que é gengivoplastia

O que é gengivoplastia?

A gengivoplastia é um tipo de cirurgia plástica gengival que compreende um conjunto de técnicas que possuem como objetivo principal a melhor distribuição do tecido gengival ou para otimizar o tratamento feitos com laminados cerâmicos, seja faceta de porcelana ou lente de contato dental.

Por meio desse processo cirúrgico o dentista consegue fazer as correções necessárias, nivelar, alinhar e moldar o tecido gengival dentro da expectativa estabelecida no planejamento.

Por fim, a melhora estética tem em vista a consolidação harmonia e simetria e deve ser feito por um dentista especializado em periodontia, já que pode haver riscos irreversíveis.

Dessa forma, antes de o paciente se submeter ao procedimento, o paciente deve previamente fazer uma avaliação com o odontologista, analisando o estado da gengiva e da dentição.

Como funciona o procedimento de gengivoplastia?

A realização da gengivoplastia requer que haja cuidados de planejamento, selecionando a melhor técnica para sanar o problema do paciente. Além disso, é por meio de um bom planejamento que complicações como casos de sensibilidade dentária e de retração gengival são evitadas.

dentista1

Dependendo da gravidade do caso, a remoção de uma estrutura óssea pode ser indicada, tendo finalidade tanto funcional quanto estética. Uma das técnicas com esse tipo de abordagem é a usada para a correção de gengivas hiperplasiadas (crescimento gengival) com a finalidade de favorecer a higienização bucal.

A gengivoplastia em si é rápida e de metodologia simplificada. Na maioria dos casos o dentista faz a aplicação da anestesia local na gengiva e logo em seguida faz um corte do excesso com bisturi, corrigindo imperfeições como gengiva torta (plastia gengival).

Contudo, vale ressaltar as particularidades e necessidades de cada caso, uma vez que em caso de aumento do número de células da gengiva, esse procedimento irá requerer uma abordagem mais complexa e específica.

Em algumas situações apenas a remoção da gengiva em excesso é suficiente, no entanto, em casos em que o excesso for superior a 8 mm, a cirurgia pode fazer a recolocação do osso.

Quando a plástica gengival é indicada?

Pela recuperação da gengivoplastia ser mais rápida, suas indicações podem ir além da plástica gengival tradicional. Logo, esse tipo de processo cirúrgico é indicado em casos de tratamento de cáries ou de fraturas no dente que aparecem embaixo da gengiva (cirurgia para aumento de coroa clínica) e para os mais variados tipos de correções do tecido gengival.

Assim sendo, as mais variadas indicações da gengivoplastia fazem com que ela seja não apenas um procedimento voltado a estética, mas também um procedimento funcional, envolvendo especialidades da periodontia, endodontia (tratamento de canal) e de próteses dentárias.

As principais indicações da cirurgia gengival são:

  • Alinhamento e nivelamento das gengivas;
  • Alteração da arquitetura tecidual;
  • Reposição de tecido faltoso por enxerto gengival;
  • Cobertura de manchas e melanoses;
  • Tratamento da sensibilidade dentária por exposição radicular;
  • Correção do sorriso gengival;
  • Reparação de cáries subgengivais e de lacunas do dente;
  • Otimização da higiene bucal;
  • Remoção do acúmulo de microrganismos (placa bacteriana);
  • Remoção do excesso de gengiva durante tratamento ortodôntico por aparelho.

Quais as contraindicações da cirurgia de gengivoplastia?

Como toda cirurgia, a realização da gengivoplastia possui as suas contraindicações, sendo necessário que o paciente recorra a alguns exames antes de se submeter ao processo. Assim sendo, o dentista pode encaminhar o paciente para um exame clínico e radiográfico.

Em meio a essas avaliações, são analisados fatores como a saúde geral da boca, especialmente da gengiva, reconhecendo o seu potencial de cicatrização.

Além disso, é por meio desses exames que o profissional consegue identificar anomalias como cáries, doenças periodontais e problemas endodônticos que inviabilizam a realização da cirurgia, devendo esses problemas serem tratados o quanto antes.

Quais são as vantagens e desvantagens da gengivoplastia?

Tal como qualquer outro procedimento cirúrgico, a gengivoplastia possui os seus efeitos positivos e negativos, envolvendo complicações e resultados abaixo da expectativa do paciente.

Além do benefício do valor da gengivoplastia, diante de certas situações, antes da sessão da cirurgia, as complicações pós-operatórias devem ser consideradas, exigindo que o dentista oriente o paciente para os cuidados necessários. É levando esses pontos em conta que a melhor técnica de abordagem é selecionada.

Veja quais são as principais vantagens e desvantagens do tecido gengival:

Vantagens

  • Simplicidade e agilidade;
  • Pós-operatório descomplicado;
  • Otimização estética;
  • Efeitos duráveis;
  • Poucas complicações possíveis no pós-operatório.

Desvantagens

  • Danos parcialmente irreversíveis ou irreversíveis;
  • Técnica cirúrgica suscetível a erros e a complicações como retração gengival;
  • Sensibilidade como sintoma pós-operatório.

gengivoplastia antes e depois

Gengivoplastia antes e depois

A diferença quanto o antes e depois da gengivoplastia é bem perceptível e está ligada diretamente a sua promoção de harmonia ao sorriso e assim um sorriso mais bonito. Tal como outros procedimentos estéticos, a plástica gengival, ou gengivoplastia ajuda a fazer com que o paciente volte a ter confiança em sorrir, impactando positivamente em sua autoestima.

No entanto, também como resultado final o procedimento ajuda quanto a correção de problemas voltados à saúde bucal e voltadas ao melhor desempenho das funções da dentição.

Em caso de dores no dente resultantes da sensibilidade dentária causada pela exposição radicular, a gengivoplastia recobre a área em que a raiz dentária fica exposta, e assim, tratando do desconforto.

Em casos que a cirurgia é associada ao enxerto do tecido (reposicionamento por sutura de um tecido conjuntivo acima da área comprometida ou perdida), problemas como doenças periodontais e sensibilidade dentária podem ser prevenidos.

Por fim, passar pela gengivoplastia também é capaz de garantir o bem estar e a melhor qualidade de vida do paciente.

Cuidados no pós-operatório da gengivoplastia

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a gengivoplastia possui um pós-operatório baseado em pequenos cuidados, são eles:

  • Evitar falar muito no 1º e 2º dia depois da cirurgia;
  • Evitar exposição ao sol, atividades físicas e o consumo de bebidas alcoólicas nos 2 primeiros dias;
  • Não fazer a escovação da área ou alguma manipulação em meio ao intervalo para a retirada dos pontos da suturas na ausência de acompanhamento odontológico;
  • Manter uma alimentação saudável, especialmente com uma dieta baseada em alimentos mornos e/ou frios, líquidos e/ou pastosos;
  • Evitar alimentos fibrosos;
  • Seguir corretamente as recomendações e a medicação orientada pelo dentista;
  • Manter as visitas regulares ao dentista.

visitas regulares ao dentista

Visitas regulares ao dentista

As visitas periódicas ao consultório odontológico são essenciais para a manutenção da saúde bucal, para a ação preventiva a problemas bucais e para a manutenção dos bons resultados adquiridos pela gengivoplastia.

É por meio dessas visitas que torna-se possível detectar anomalias na zona bucal, associada ou não a complicações cirúrgicas, em sua fase inicial, o que facilita o tratamento e as correções.

Logo, é por meio das visitas regulares ao dentista que se consegue não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na clínica odontológica OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!