Gengivoplastia antes e depois: vale a pena fazer o procedimento?
As pessoas pesquisam sobre gengivoplastia antes e depois, que é um processo cirúrgico capaz de trazer uma série de benefícios para a melhor aparência do sorriso.
É uma cirurgia bastante indicada para quem sofre com sorriso gengival e com a desarmonia da curvatura das gengivas.
No entanto, os benefícios da gengivoplastia vão além de apenas melhorar a autoestima do paciente.
Saiba aqui as principais vantagens de fazer gengivoplastia que envolvem o seu antes e depois:
Aqui você vai encontrar:
O que é gengivoplastia?
A gengivoplastia é um tipo de cirurgia plástica gengival que compreende um conjunto de técnicas que possuem como objetivo principal a melhor distribuição do tecido gengival ou para otimizar o tratamento feitos com laminados cerâmicos, seja faceta de porcelana ou lente de contato dental.
Por meio desse processo cirúrgico o dentista consegue fazer as correções necessárias, nivelar, alinhar e moldar o tecido gengival dentro da expectativa estabelecida no planejamento.
Por fim, a melhora estética tem em vista a consolidação harmonia e simetria e deve ser feito por um dentista especializado em periodontia, já que pode haver riscos irreversíveis.
Dessa forma, antes de o paciente se submeter ao procedimento, o paciente deve previamente fazer uma avaliação com o odontologista, analisando o estado da gengiva e da dentição.
Como funciona o procedimento de gengivoplastia?
A realização da gengivoplastia requer que haja cuidados de planejamento, selecionando a melhor técnica para sanar o problema do paciente. Além disso, é por meio de um bom planejamento que complicações como casos de sensibilidade dentária e de retração gengival são evitadas.
Dependendo da gravidade do caso, a remoção de uma estrutura óssea pode ser indicada, tendo finalidade tanto funcional quanto estética. Uma das técnicas com esse tipo de abordagem é a usada para a correção de gengivas hiperplasiadas (crescimento gengival) com a finalidade de favorecer a higienização bucal.
A gengivoplastia em si é rápida e de metodologia simplificada. Na maioria dos casos o dentista faz a aplicação da anestesia local na gengiva e logo em seguida faz um corte do excesso com bisturi, corrigindo imperfeições como gengiva torta (plastia gengival).
Contudo, vale ressaltar as particularidades e necessidades de cada caso, uma vez que em caso de aumento do número de células da gengiva, esse procedimento irá requerer uma abordagem mais complexa e específica.
Em algumas situações apenas a remoção da gengiva em excesso é suficiente, no entanto, em casos em que o excesso for superior a 8 mm, a cirurgia pode fazer a recolocação do osso.
Quando a plástica gengival é indicada?
Pela recuperação da gengivoplastia ser mais rápida, suas indicações podem ir além da plástica gengival tradicional. Logo, esse tipo de processo cirúrgico é indicado em casos de tratamento de cáries ou de fraturas no dente que aparecem embaixo da gengiva (cirurgia para aumento de coroa clínica) e para os mais variados tipos de correções do tecido gengival.
Assim sendo, as mais variadas indicações da gengivoplastia fazem com que ela seja não apenas um procedimento voltado a estética, mas também um procedimento funcional, envolvendo especialidades da periodontia, endodontia (tratamento de canal) e de próteses dentárias.
As principais indicações da cirurgia gengival são:
- Alinhamento e nivelamento das gengivas;
- Alteração da arquitetura tecidual;
- Reposição de tecido faltoso por enxerto gengival;
- Cobertura de manchas e melanoses;
- Tratamento da sensibilidade dentária por exposição radicular;
- Correção do sorriso gengival;
- Reparação de cáries subgengivais e de lacunas do dente;
- Otimização da higiene bucal;
- Remoção do acúmulo de microrganismos (placa bacteriana);
- Remoção do excesso de gengiva durante tratamento ortodôntico por aparelho.
Quais as contraindicações da cirurgia de gengivoplastia?
Como toda cirurgia, a realização da gengivoplastia possui as suas contraindicações, sendo necessário que o paciente recorra a alguns exames antes de se submeter ao processo. Assim sendo, o dentista pode encaminhar o paciente para um exame clínico e radiográfico.
Em meio a essas avaliações, são analisados fatores como a saúde geral da boca, especialmente da gengiva, reconhecendo o seu potencial de cicatrização.
Além disso, é por meio desses exames que o profissional consegue identificar anomalias como cáries, doenças periodontais e problemas endodônticos que inviabilizam a realização da cirurgia, devendo esses problemas serem tratados o quanto antes.
Quais são as vantagens e desvantagens da gengivoplastia?
Tal como qualquer outro procedimento cirúrgico, a gengivoplastia possui os seus efeitos positivos e negativos, envolvendo complicações e resultados abaixo da expectativa do paciente.
Além do benefício do valor da gengivoplastia, diante de certas situações, antes da sessão da cirurgia, as complicações pós-operatórias devem ser consideradas, exigindo que o dentista oriente o paciente para os cuidados necessários. É levando esses pontos em conta que a melhor técnica de abordagem é selecionada.
Veja quais são as principais vantagens e desvantagens do tecido gengival:
Vantagens
- Simplicidade e agilidade;
- Pós-operatório descomplicado;
- Otimização estética;
- Efeitos duráveis;
- Poucas complicações possíveis no pós-operatório.
Desvantagens
- Danos parcialmente irreversíveis ou irreversíveis;
- Técnica cirúrgica suscetível a erros e a complicações como retração gengival;
- Sensibilidade como sintoma pós-operatório.
Gengivoplastia antes e depois
A diferença quanto o antes e depois da gengivoplastia é bem perceptível e está ligada diretamente a sua promoção de harmonia ao sorriso e assim um sorriso mais bonito. Tal como outros procedimentos estéticos, a plástica gengival, ou gengivoplastia ajuda a fazer com que o paciente volte a ter confiança em sorrir, impactando positivamente em sua autoestima.
No entanto, também como resultado final o procedimento ajuda quanto a correção de problemas voltados à saúde bucal e voltadas ao melhor desempenho das funções da dentição.
Em caso de dores no dente resultantes da sensibilidade dentária causada pela exposição radicular, a gengivoplastia recobre a área em que a raiz dentária fica exposta, e assim, tratando do desconforto.
Em casos que a cirurgia é associada ao enxerto do tecido (reposicionamento por sutura de um tecido conjuntivo acima da área comprometida ou perdida), problemas como doenças periodontais e sensibilidade dentária podem ser prevenidos.
Por fim, passar pela gengivoplastia também é capaz de garantir o bem estar e a melhor qualidade de vida do paciente.
Cuidados no pós-operatório da gengivoplastia
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a gengivoplastia possui um pós-operatório baseado em pequenos cuidados, são eles:
- Evitar falar muito no 1º e 2º dia depois da cirurgia;
- Evitar exposição ao sol, atividades físicas e o consumo de bebidas alcoólicas nos 2 primeiros dias;
- Não fazer a escovação da área ou alguma manipulação em meio ao intervalo para a retirada dos pontos da suturas na ausência de acompanhamento odontológico;
- Manter uma alimentação saudável, especialmente com uma dieta baseada em alimentos mornos e/ou frios, líquidos e/ou pastosos;
- Evitar alimentos fibrosos;
- Seguir corretamente as recomendações e a medicação orientada pelo dentista;
- Manter as visitas regulares ao dentista.
Visitas regulares ao dentista
As visitas periódicas ao consultório odontológico são essenciais para a manutenção da saúde bucal, para a ação preventiva a problemas bucais e para a manutenção dos bons resultados adquiridos pela gengivoplastia.
É por meio dessas visitas que torna-se possível detectar anomalias na zona bucal, associada ou não a complicações cirúrgicas, em sua fase inicial, o que facilita o tratamento e as correções.
Logo, é por meio das visitas regulares ao dentista que se consegue não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na clínica odontológica OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)