O Que Você Procura ?

gengivite

O que é gengivite, quais as causas e prevenção

dentista2

O que é gengivite?

Gengivite é a definição utilizada pelos dentistas para se referir à inflamação da gengiva. Se trata do primeiro estagio da doença da gengiva,  os principais sintomas são inchaço, sangramento da gengiva e vermelhidão, especialmente ao utilizar o fio dental ou escovar os dentes.

Quais as causas da gengivite?

Existem diversos fatores que causam a aparição da gengivite, mas a principal razão é a má higiene bucal e a falta de uma visita periódica ao dentista, com efeito os dentes se tornam ambientes propícios para a formação da placa bacteriana, que se dá por uma camada de bactérias que crescem em volta dos dentes e de forma contínua se não eliminadas.

Essas bactérias são as causadoras da vermelhidão, sangramento e inchaço das gengivas. Além disso outros motivos que levam a aumentar o risco da gengivite são: uma alimentação desregrada, alguns medicamentos, cigarros, estresse.

 

gengivite

Como tratar e prevenir a gengivite?

Contudo, se identificada no início a gengivite por ser tratada de maneira bem tranquila e rápida, por conta disso a importância de visitar o dentista periodicamente com o intuito de combater esses problemas, mantendo a saúde bucal sempre em dia e fazendo uma limpeza bucal para remover a placa bacteriana e tártaros.

Para prevenir e acabar com as placas bacterianas diminuindo assim os riscos do aparecimento da gengivite, existe boas práticas que você pode adotar no seu dia-a-dia. Sendo elas:

Escovar os dentes: A escovação é uma das práticas mais importantes para remover a placa bacteriana, evitando também o surgimento de cárie.  Uma dica é sempre escovar os dentes após as refeições ou pelo menos três vezes ao dia.

Fio dental: Seu uso é muito importante já que apenas a escova de dente não chega a todas as partes da boca que acumula restos de alimentos. O fio dental deve ser usado no mínimo uma vez ao dia.

Enxaguante bucal: Além do uso do fio dental e escovação dos dentes, o uso do enxaguante bucal age direto na diminuição da formação de placa bacteriana. Podendo ser feito sempre após a escovação.

dentista1

Assim também mantendo uma alimentação saudável e balanceada, evitando fumar ou qualquer outro uso do tabaco.

Leia também: Gengivite: conheça as causas e os tratamentos

Visite o dentista com frequência

Ir ao dentista de forma regular é muito importante para a saúde bucal. Lembrando que devemos consultar pelo menos a cada seis meses e não apenas quando sentir alguma dor.

Portanto, se você está em dúvida sobre qual dentista escolher, nós te ajudamos nessa escolha também. A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

Então o que você estar esperando para garantir seu novo sorriso???

Clique aqui e agende sua avaliação!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!