gengiva sangrando

Gengiva sangrando: saiba quando e porque isso acontece

A gengiva sangrando não é uma situação natural, o que significa que geralmente está associada a algum problema de saúde relacionado à gengiva.

Porém, este nem sempre é o caso, pois algumas vezes o sangramento gengival pode estar ligado a algum ferimento. Também existem casos onde a gengiva sangra do nada, o que pode significar que algo não vai bem em relação à saúde.

Portanto, confira mais sobre os motivos pelos quais a gengiva sangra, assim como o que fazer quando isso acontecer:

Quando a gengiva sangra?

Como foi dito acima, a gengiva sangrando não é algo que ocorre normalmente quando a saúde do paciente está em bom estado, o que significa que geralmente há uma causa por trás dela.

O corpo humano possui várias maneiras de demonstrar que há algo de anormal acontecendo, dessa maneira, a gengiva sangrando é uma delas.

Essa condição pode ser causada por vários motivos, desde problemas na higienização até problemas relacionados à saúde bucal. Confira alguns desses motivos abaixo:

Gengivite

A gengivite é uma inflamação do tecido periodontal causada pelo acúmulo de placa, que por sua vez ocorre quando há uma higienização ineficiente dos dentes.

Esse acúmulo de placa ocorre devido a quantidade de partículas de comida que não são removidas durante a escovação. Isso causa um agrupamento de bactérias que geram uma fina camada bacteriana em torno do dente.

Assim como a placa, existem outros responsáveis pela gengivite que podem ser tanto tártaros quanto cáries. Desse modo é possível identificar que essa condição geralmente é causada por bactérias.

Quando as bactérias causadoras desses problemas entram em contato com a gengiva, costumam causar inflamação no periodonto.

O que por fim acaba resultando em uma gengivite, o que resulta numa gengiva inchada e sangrando. Esse sangramento ocorre devido a sensibilidade gerada pela inflamação.

Deficiência de vitaminas

A gengiva sangrando também pode ocorrer pela falta de vitaminas. Esse efeito pode ser explicado pelas funções que elas desempenham no organismo.

Geralmente, a gengiva sangrando está associada à falta de vitamina C e K. Sendo que a vitamina C é responsável pela produção de colágeno e fortalecimento da gengiva, e a K responsável por auxiliar na coagulação sanguínea.

Portanto, o déficit dessas duas vitaminas está associado diretamente ao enfraquecimento da gengiva, o que acaba sendo o motivo do sangramento gengival.

Gengiva sangrando na gravidez

A gravidez é um período em que ocorre uma grande variação hormonal no corpo da mulher, e alguns desses hormônios são responsáveis por dilatar os vasos sanguíneos.

A dilatação em si contribui bastante para a presença do sangramento gengival, porém não é o único motivo. Algumas vezes, devido às muitas responsabilidades e anseios das novas mamães pode acontecer de a higiene bucal ser deixada mais de lado.

Isso contribui para o aparecimento da placa bacteriana, que por sua vez pode gerar o aparecimento de uma gengivite. Como resultado, temos a combinação da dilatação dos vasos e a gengivite, o que é uma situação muito propícia para a gengiva sangrando.

Leucemia e outras condições que interferem no número de plaquetas

A leucemia é um tipo de câncer que interfere diretamente nas células sanguíneas, trocando as funcionais por células cancerígenas. Essas células originadas pelo câncer não realizam nenhuma função e se multiplicam mais rapidamente.

Com isso, o número de células funcionais do sangue tende a diminuir. O que implica numa diminuição de plaquetas, que possuem a função de coagular o sangue.

Dessa maneira, quando estas estão em baixa concentração, até mesmo um pequeno arranhão pode se tornar motivo de sangramento excessivo.

Sendo assim, machucados na gengiva originados pela escovação ou até mesmo durante a alimentação. Isso contribui para o sangramento gengival.

gengiva sangrando ao escovar

Gengiva sangrando ao escovar os dentes

Se sua gengiva sangrando ao escovar você deve ficar atento. Uma boa higiene bucal vem da combinação de uma boa escovação com o uso correto do fio dental quando feitos regularmente.

Porém, a utilização de força excessiva durante a higienização bucal, assim como o uso de escovas com cerdas muito rígidas podem causar ferimentos na gengiva e também recessão gengival.

Com isso é possível concluir que o excesso de força durante a limpeza dos dentes é uma das causas da gengiva sangrando.

Além disso, existem algumas situações onde a gengiva se encontra mais sensível, o que pode fazer com que, mesmo que o paciente não utilize muita força, a gengiva sangre durante a limpeza.

Por que fico com a gengiva sangrando do nada?

Assim como foi dito anteriormente, a gengiva sangrando não é uma condição natural do corpo, além disso acima foram mostradas situações que podem causar o sangramento.

Mas e quando o sangramento acontece do nada?

Isso pode ocorrer pois o corpo humano mostra de diferentes formas que há algo de errado com a saúde geral. Portanto, a gengiva sangrando do nada pode significar que há algo de errado com sua saúde.

Desse modo é recomendado visitar um profissional da área da saúde para realizar um check-up e descobrir o motivo desse sangramento espontâneo.

Como fazer a gengiva parar de sangrar?

Como a gengiva sangrando pode ocorrer por diferentes motivos, isso implica que também existem diferentes maneiras de interromper seu sangramento.

Desse modo, caso não souber o motivo do sangramento gengival, independente de conseguir pará-lo, é recomendado visitar um dentista para avaliar a causa.

Portanto, as possíveis maneiras de evitar ou acabar com a gengiva sangrando são:

• Realizar uma boa higienização bucal, para evitar gengivite e outros problemas relacionados aos maus cuidados;
  • Diminuir a força durante a limpeza da boca, para evitar feridas que podem causar o sangramento gengival;
  • Ter uma alimentação saudável, pois caso o paciente consiga suprir todas as necessidades de vitaminas do corpo não haverá o déficit de nenhuma e portanto evitará o enfraquecimento da gengiva;
  • Manter visitas regulares ao dentista, para que sejam feitas avaliações a respeito do bem estar bucal. E caso haja anormalidades, ele pode recomendar ações para corrigir.

Essas ações não servem apenas para quando a gengiva já está sangrando, sendo assim, elas também são recomendadas para sua prevenção.

O acompanhamento profissional ajuda não só com a execução dos tratamentos e procedimentos, mas também por meio das orientações e indicações.

As visitas ao dentista permitem diagnosticar qualquer anormalidade em sua fase inicial, fazendo com que o tratamento seja feito o quanto antes e da forma menos invasiva possível.

O indicado é que as visitas ao dentista ocorram no mínimo 2 vezes ao ano (de 6 seis em seis meses) para que haja um acompanhamento odontológico adequado.

A visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.